Desenvolvimento Humano

Adeus, ansiedade! 3 dicas simples para ajudar a mente a ficar mais calma


Em um mundo que não para e rotinas cada vez mais lotadas e corridas, cuidar da saúde mental muitas vezes acaba ficando para trás. Com tantas informações, compromissos, problemas e responsabilidades, doenças como depressão e ansiedade infelizmente vem se tornando cada vez mais comuns, mas só são notados e tratados quando se tornam verdadeiramente disruptivos.

 

Em casos mais sérios, o acompanhamento médico para casos de ansiedade é absolutamente essencial, mas, felizmente, existem algumas dicas e hábitos simples que podem ser incluídos na sua rotina com facilidade para ajudar a acalmar a mente e entender um pouco melhor como controlar a ansiedade no dia a dia. Você não precisa de muito mais além de um tapete yoga confortável, um ambiente silencioso e alguns minutos para si mesmo. Vem com a gente!

Dicas simples para ajudar a mente a ficar mais calma

mente calma

1 – Respire profundamente

Pode até parecer pouca coisa, mas uma boa respiração ajuda (e muito!) a combater diferentes tipos de ansiedade e estresse. O mais recomendado é que todos os dias pela manhã e todas as noites antes de dormir, você tire alguns minutos para relaxar e respirar bem fundo. Sente-se de maneira confortável no seu tapete de yoga, expire até onde conseguir, e então, inspire pelo nariz enquanto conta mentalmente até quatro, segure a respiração por três segundos e expire enquanto conta até sete.

 

Essa técnica de respiração para ansiedade deve ser repetida entre três e quatro vezes nos exercícios diários, mas pode ser utilizada também para evitar ou acalmar uma crise de ansiedade.

 

2 – Ouça músicas com efeito calmante

Ouvir música é tudo de bom, não é mesmo? Ela tem um poder incrível de invocar sentimentos, memórias e sensações como poucas coisas conseguem, e por isso, elas são muito úteis na hora de controlar a ansiedade.

 

Instrumentais suaves, com elementos como o piano e violão são clássicos entre as músicas calmantes, mas nos últimos anos, gêneros como o lo-fi vem se tornando cada vez mais populares, graças ao seu poder de acalmar a mente e contribuir até mesmo para a concentração e a produtividade. Playlists prontinhas com horas e horas dessa categoria musical estão disponíveis em todas as plataformas de música atuais, e são bem fáceis de encontrar e escutar!

 

3 – Redirecione o seu foco

Uma das maneiras mais simples e eficientes de como controlar a ansiedade é utilizando a técnica do redirecionamento de foco. Quando você sentir que uma crise está a caminho, direcione a sua atenção para outro elemento – mesmo que seja algo simples, como contar devagar, observar o céu da janela, caminhar ao ar livre, ou fazer carinho no seu bichinho de estimação. Tirar a atenção da causa da ansiedade ajuda a mente a clarear e evitar uma crise, contribuindo para o bem estar no momento.

 

E aí, gostou das dicas? Esperamos que sim, mas vale um lembrete importante: elas são apenas dicas rápidas para manter a calma no dia a dia. Se você sente que os seus problemas com ansiedade estão ficando sérios e afetando de maneira negativa a sua saúde mental e física, procure um médico qualificado para um diagnóstico e tratamento profissional.

 

 Para mais dicas de saúde e bem estar, navegue pelo blog e confira outros posts!

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *