Desenvolvimento Humano

Ansiedade no Home Office: como resolver esse problema


Veja nossas dicas de ansiedade no home office e como voce pode lidar com isso!

O home office já era um modelo bem-quisto por muitos, mas esse meio de trabalho se intensificou em 2020 com o início da pandemia de coronavírus. Com muitas pessoas tendo que trabalhar no home office sem tempo de adaptação, os problemas começaram a surgir. Um dos principais é a ansiedade, que acaba crescendo por conta de diversos fatores.

A falta de saúde financeira, a dificuldade em enfrentar as distrações, as cobranças rotineiras por resultados e outras questões que acabam trazendo a ansiedade para o trabalho em casa. De acordo com uma pesquisa feita pelo LinkedIN com mais de dois mil profissionais em abril deste ano, 62% dos entrevistados se sentem mais ansiosos e estressados do que antes.

Se você se identifica com isso, separamos algumas dicas que podem lhe ajudar a diminuir a ansiedade no home office. Confira abaixo:

Dicas para lidar com a Ansiedade no Home Office

ansiedade no home office

Defina os limites do seu escritório

No trabalho presencial, nos acostumamos que o escritório é o nosso local de trabalho. Nosso cérebro se acostuma com a rotina e identifica o local como o lugar em que trabalhamos. Ao trabalhar no home office, é comum que as pessoas tenham dificuldade de identificar o local como ambiente de trabalho.

Então, a dica é separar um lugar específico da casa, definindo os limites do seu escritório. Dessa maneira, você pode acostumar corpo e mente que aquele cômodo ou canto da casa é o seu novo local de trabalho. Isso será essencial para retomar a produtividade e aumentar o poder de concentração nas tarefas do dia a dia.

Faça pausas durante o trabalho

Essa é uma dica valiosa para o rendimento no home office. Dar umas pausas durante o trabalho é fundamental para descansar corpo e mente da rotina de tarefas diária. Por isso, refaça seus horários e defina um tempo para pequenas pausas de cinco ou dez minutos.

Durante a pausa, busque fazer algo que fuja totalmente do trabalho. Tome um café, faça um lanche, converse com seus familiares, coloque uma música, vejo um vídeo de humor, o que não falta são formas de aproveitar essa pauta para se desligar um pouco da pressão do trabalho.

Não adianta pensar que trabalhar por horas e horas focado nas atividades vai aumentar o seu rendimento. Dessa forma, você só aumentará o desgaste físico e mental e fará com que seu trabalho perca qualidade.

ansiedade home office dicas

Organize o seu dia/semana

Outra dica fundamental para diminuir a ansiedade no home office é separar um tempo no início do dia para organizar o seu dia e a sua semana. Com isso, você define as atividades do dia e determina quais são as suas prioridades para não se perder durante o trabalho.

Dessa forma, você consegue ter atenção na hora de cada tarefa, sem estar pensando em outras atividades. Isso também fará com que você tenha mais facilidade para encaixar tarefas urgentes que surjam durante a semana.

Adote uma rotina de exercícios

A prática de exercícios físicos pode lhe ajudar a ter mais disposição para a rotina de trabalho. Quando falamos em exercícios não estamos falando em atividades pesadas, e sim leves como caminhadas, alongamentos e outras atividades como ioga, corrida ou a prática de algum esporte.

Isso ajudará a aumentar a sua resistência física, fazendo com que você fique menos cansado durante o trabalho. Com o tempo, você notará que está muito mais disposto e concentrado nas atividades diárias do que antes.

Convide seus colegas de trabalho para uma pausa

Nesse momento em que o isolamento social é o mais indicado, o ideal é que você não convide colegas de trabalho para a sua casa, mas nem por isso você precisa deixar de se encontrar com eles.

Com a tecnologia tão avançada, busque convidar seus colegas de trabalho para uma pausa ou mesmo para um happy hour online depois do dia de trabalho. Isso deixará o dia mais leve, fazendo com que você mantenha o contato com pessoas que você gosta, sem precisar falar sobre trabalho com elas.

Estabeleça os horários de trabalho e lazer

No home office, é importante delimitar os horários de trabalho e lazer. Muitas vezes, o fato de estar trabalhando em casa acaba fazendo com que trabalhemos bem mais do que se estivéssemos na empresa.

Por isso, você deve definir os seus horários no dia a dia. Obviamente, você pode manter os horários flexíveis, de acordo com os seus afazeres de casa e compromissos de lazer, mas estabeleça os horários para cada atividade. E se possível, tente manter os horários pré-definidos para todos os dias para ajudar o seu corpo e mente a se acostumar com a nova rotina.

Com as nossas dicas você conseguirá diminuir consideravelmente a ansiedade durante o home office. Coloque as dicas em prática para notar os primeiros resultados no curto prazo. O home office é um modelo de trabalho que veio para ficar, então é fundamental que possamos nos adaptar a ele para manter a nossa produtividade em alta e a nossa qualidade de vida em dia

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *