Luzes no cabelo: dicas para fazer bem feito


Luzes no cabelo podem te deixar linda e maravilhosa, veja indicações, como são feitas e muito mais!

É quase impossível achar uma mulher que nunca pensou em ficar loira. Pode ser com luzes, ombré hair, balayage, californianas, o que mais encontramos por aí são cabelos iluminados. O tom mais claro deixa o cabelo mais destacado e, dependendo da técnica, fica muito natural.

Entre as técnicas mais conhecidas de clareamento capilar estão as luzes, que são mechas bem finas espalhadas por todo o cabelo. Podemos dizer que, em seu processo, aproximadamente metade do cabelo é descolorido, isso quer dizer que ele vai exigir muitos cuidados.

Como escolher o tom ideal das luzes no cabelo

As luzes podem ser muito versáteis e, habitualmente, combinam com todas as mulheres. O que pode deixar dúvidas é qual o tom certo para apostar, pois a técnica pode ser realizada em várias cores e tons. Os especialistas em coloração capilar recomendam cores diferentes para cada tipo de cabelo e tom de pele, já que cada cor ilumina de uma maneira diferente.

Cabelos loiros: as loiras, ao contrário do que muitos pensam, também podem aderir às luzes. Com a técnica, vai ser possível que os cabelos claros fiquem ainda mais iluminados. O ideal é que você escolha tons duas vezes mais claros do que seus fios naturais.

Cabelos pretos: para as mulheres que têm cabelos escuros e querem começar a clareá-los, as luzes são a aposta certa. Para que não precise exagerar nos descolorantes e prejudicar o cabelo, os tons mais indicados são o mel, o acobreado ou dourado. Assim, o cabelo ficará iluminado sem muito contraste.

Cabelos ruivos: os tons ideais para as ruivas são, assim como no caso das loiras, aqueles duas vezes mais claros do que seus fios. Invista em loiro alaranjado, marrom ou acobreado.

Morenas e negras: os tons mais quentes são os que mais realçam a pele negra, como o loiro escuro, acobreado, mel e avermelhado. Você deve apenas tomar cuidado com os tons muito claros, como no caso do platinado, pois ele pode contrastar demais. Porém, isso só será um problema se você pretende fazer uma mudança mais discreta.

Como cuidar do seu cabelo após as luzes

As luzes deixarão você com uma aparência mais atraente e moderna, e, como na maioria das mudanças químicas feitas no cabelo, exige alguns cuidados. Com a descoloração os fios costumam ficar mais quebradiços e porosos, pois os produtos utilizados abrem as cutículas capilares para hiperoxigenar a melanina de seus fios. Assim, os agentes externos, como calor, umidade, cloro, poluição e sal, serão mais agressivos aos fios. Veja agora quais são os principais cuidados que você deverá ter com seu cabelo para que as luzes durem ainda mais:


Hidratação semanal: durante a descoloração os cabelos perdem muita água e nutrientes, por isso, a hidratação é perfeita para recuperá-los. Opte pelas máscaras de hidratação específicas para cabelos descoloridos, elas vão auxiliar na reposição da água dos fios e prolongar o brilho e maciez.

Temperatura do banho: banho em temperaturas muito altas deixa seus fios quebradiços e ressecados. O ideal é que você tome banho em água fria ou, no máximo, morna, para que não danifique seu cabelo.

Produtos específicos: os produtos específicos para cabelos descoloridos possuem ingredientes que cuidarão dos cabelos agredidos pela química, trazendo mais vida e evitando danos. Uma dica, são os shampoos e condicionadores com pH ácido, leave-in, óleos capilares e finalizadores, que ajudarão no mantimento da cor.

Reconstrução: as luzes também podem fazer com que seu cabelo perca queratina, por isso, aposte na reconstrução capilar. O processo pode ser feito quinzenalmente e, outra dica, é que você aposte na cauterização.

Protetor solar: os cabelos descoloridos podem oxidar quando expostos ao sol, deixando a coloração desbotada. Antes de sair de casa, aplique um filtro solar capilar em seus fios e leve-o sempre na bolsa, para garantir a hidratação e proteger a cor.

Procedimentos químicos: evite fazer outros procedimentos químicos em seus fios, como alisamento e escovas progressivas. A mistura de substâncias químicas será muito agressiva ao cabelo e o deixará mais ressecado e quebradiço.

Secador e chapinha: os fios descoloridos costumam ficar mais desidratados, portanto, o uso de secador e chapinha deve ser feito de maneira adequada. O ideal é que você não use temperaturas muito altas e tente não usar esses aparelhos diariamente. Nunca utilize a chapinha em seus cabelos úmidos e o secador deve ficar cerca de 20 centímetros dos fios. Use um protetor térmico para ajudar na proteção contra o calor, que é o causador do frizz e das pontas duplas.

Mar e piscina: o sal da água do mar e o cloro da piscina costumam deixar os fios muito mais frágeis, pois a descoloração deixa as cutículas capilares abertas e isso expõe a parte interna do fio às substâncias externas. Algumas vezes, o cabelo pode ficar até mesmo verde. Evite frequentar exageradamente esses locais para manter sua cor saudável.

Lembrando que se tudo der errado, ainda da pra investir no dekapcolor que é bem legal pros cabelos.

Existem contra indicações?

De acordo com especialistas, não devem feitas menores de 16 anos ou pessoas com alergia a algum componente da fórmula dos produtos.

 

Com as dicas acima você já sabe como cuidar dos cabelos com luzes. Cuide do seu e tenha madeixas lindas.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *