Lavar o cabelo todo dia faz mal?


Mito ou verdade? Será que Lavar o cabelo todo dia faz mal mesmo? Confira todas as dicas!

Com certeza você já deve estar ciente do dilema envolvendo a lavagem dos cabelos. Muitos acreditam que se deve lavar diariamente, enquanto outros afirmam que essa prática pode ser prejudicial para a saúde dos fios. A verdade depende muito de centenas de fatores, por isso não há uma regra fixa. Para alguns, o ideal pode ser lavar diariamente ou com mais frequência, enquanto para outras pessoas o melhor pode ser dar um espaço maior de tempo entre uma lavagem e outra.

Hoje você saberá de uma vez por todas se lavar o cabelo todos os dias faz mal e ainda ficará ciente de alguns cuidados para essa prática.

lavar o cabelo todo dia faz malAfinal, lavar cabelo todo dia faz mal ?

Como mencionamos anteriormente, não há uma regra fixa para todas as pessoas e todos os tipos de cabelo. O tempo entre uma lavagem e outra pode variar de acordo com o tipo de cabelo, tipo de fio, hábitos pessoais, rotina, além de outros fatores, como a prática de atividades físicas.

Tudo isso pode influenciar na necessidade de lavar o cabelo, por isso é indicado que cada pessoa encontre um equilíbrio para si próprio. Especialistas no assunto indicam um espaço de até 2 dias entre uma lavagem e outra, mas isso pode variar. Lavar o cabelo diariamente pode sim trazer alguns prejuízos para o cabelo, mas há alguns cuidados que você pode aplicar para diminuir esses danos.


lavar o cabelo todo dia faz malEfeitos de lavar o cabelo diariamente

Lavar o cabelo com muita frequência pode sim trazer alguns prejuízos, principalmente para quem possui um cabelo ressecado. Esse tipo de cabelo pode ficar ainda mais ressecado se for lavado diariamente, pois irá perder o óleo que recobre todo o couro cabeludo.

Para todas as pessoas, mesmo aquelas com cabelo oleoso, a lavagem diária também pode trazer outros prejuízos. Esse excesso de limpeza irá remover a camada oleosa natural que é fundamental para o couro cabeludo, pois o protege e o mantém saudável. Isso irá estimular a produção de ainda mais oleosidade, o que irá provocar mais oleosidade no fio e ainda propiciar o surgimento de caspa.

lavar o cabelo todo dia faz malFrequência de lavagem do fio

A frequência que você deve lavar o seu cabelo, portanto, vai variar conforme centenas de fatores. Caso você possua um cabelo mais seco que não fica oleoso com muita facilidade, pode ficar um período maior sem lavar, de até 4 dias. No entanto, se o seu cabelo fica muito sujo e oleoso com facilidade, o mais recomendado é lavar um dia sim, um dia não.

Cuidados ao lavar o cabelo todos os dias

Se você ainda assim optar por lavar o cabelo todos os dias, há alguns cuidados que podem amenizar os efeitos. Por exemplo, é essencial dar prioridade a produtos de extrema qualidade e que sejam indicados para o seu tipo de cabelo. Enxaguar bem também é importante, para remover todos os resíduos dos produtos usados.

Importante também é lavar os cabelos com água em temperatura morna ou fria, independentemente do tipo de fio e da frequência da lavagem.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *