Guia de como passar fixador de maquiagem


O fixador de maquiagem é um produto simples, porém é necessário saber como utilizá-lo para que ele funcione adequadamente e, também, para que ele não manche toda a sua maquiagem. Para te ajudar, realizamos esse guia junto com a Isa do Planeta Neon, de como passar fixador de maquiagem – e quais são as diferenças entre alguns produtos.

Cada fixador é diferente

Antes de a gente começar a falar exatamente de como passar fixador de maquiagem, é necessário compreender que cada produto pode ser utilizado de uma forma diferente.

Existem fixadores em spray e também em forma sólida, como a de uma base. Além disso, existe fixador que é semelhante aos de cabelo e possui uma textura seca, ideal para quem tem a pele oleosa e não quer uma luminosidade a mais na maquiagem.

como usar fixador de maquiagem

Entretanto, o mais comum e fácil de ser aplicado é o spray líquido e vamos focar primeiro em como você pode utilizá-lo com um passo a passo.

Após isso, vamos explicar algumas diferenças entre marcas e linhas de produtos e formas diferentes de você usar o fixador de maquiagem.

Como passar fixador de maquiagem em spray

O fixador de maquiagem normalmente é aplicado após você fazer toda a sua maquiagem: pele, olhos, boca. Dessa forma, ele pode atuar ajudando na durabilidade de toda a make.

O ideal é que ele atue criando uma película protetora transparente em seu rosto, impedindo que a oleosidade transfira na pele e estrague a maquiagem. Além disso, ele também pode ajudar a dar uma acabamento melhor à make, selando o pó compacto e deixando o visual mais natural e sem aquele aspecto de que você passou o pó.

Normalmente o produto deve ser aplicado em uma distância de 20 a 25 cm do rosto, com muito cuidado para não cair nos olhos abertos – assim você evita não somente que seus olhos fiquem manchados, como também evita uma possível alergia e ardência que deixará seus olhos vermelhos e você extremamente incomodada.

A quantidade necessária depende muito da marca do produto e qual é a recomendação dele.

Por exemplo, algumas marcas apenas uma borrifada já é suficiente para obter o resultado desejado e ter a sua maquiagem com uma duração de 8 horas. Com outras, são necessárias três borrifadas para que o produto faça sua maquiagem durar o dia ou a noite toda.

fixador maquiagem

É importante estar atento a isso no momento da aplicação, pois utilizar demais o produto acaba tendo o efeito contrário e pode se tornar difícil de secar, manchar a sua pele e ainda dá um efeito pegajoso, por conta do excesso de fixador.

Essa recomendação é dada pela própria marca na instrução de uso do produto – e se você não viu isso, pode também pesquisar na internet. Todos os sites em que o produto é vendido, normalmente têm essas informações especificadas.

Após a aplicação, você precisa esperar secar por algum tempinho, afinal a sua pele inteira estará levemente úmida e, com todos os produtos que você já passou antes, isso pode se tornar fácil de borrar os contornos, corretivos e base.

Esse, porém, não é um problema que ocorre se você optar por um fixador de maquiagem com spray seco. 

Formas diferentes de passar fixador de maquiagem

Se você já pesquisou antes sobre diferentes tipos de fixadores de maquiagem, com certeza já notou que existem marcas que vão além da proposta de apenas aumentar a durabilidade da make.

Com toda essas novidades acerca de skincare, as marcas têm apostado em lançar produtos que prometem mais hidratação da pele e cuidados para uma pele mais saudável.


Dessa forma, entra no mercado de cosméticos vários fixadores diferentes, inclusive que podem ser usados mesmo quando você não vai aplicar nenhuma maquiagem – a ideia é produzir um efeito de pele mais saudável e revigorada enquanto o produto atua com suas vitaminas, minerais e extratos vegetais.

Por isso, existem tantas formas diferentes de aplicar um fixador de maquiagem: você pode usar antes da maquiagem, depois e até mesmo durante a aplicação de base e sombras.

fixador maquiagem

Marcas como a Marina Smith, produziram fixadores que ajudam a diluir bases mais consistentes e espessas, que normalmente dão um acabamento um tanto pesado à maquiagem e, além de serem difíceis de aplicar, também acabam resultado em uma pele com aparência cansada e desgastada apenas algumas horas após a aplicação.

O Spray Fixador da MAC, por sua vez, também serve para diluir as bases e para ajudar a pigmentar mais as sombras, tendo em vista que elas duram muito menos que todo o restante da maquiagem.

Assim, você pode usar também o fixador junto com outros produtos, durante toda a aplicação de sua maquiagem – isso ajuda não somente a melhorar a aparência dos produtos em sua pele, mas também a fazê-los durar por muito mais tempo.

Existem marcas, como a Koloss e Vult, que produzem também produtos fixadores específicos para aplicação de sombras e glitter, e eles são excelentes para quem não deseja colocar mais uma camada de produto em todo o rosto e querem apenas que a maquiagem de seus olhos dure ainda mais.

No entanto, é extremamente necessário que você entenda as especificações da marca e linha que você utiliza, lendo o modo de instrução de uso. 

Afinal, se você utilizar um produto que deve ser aplicado apenas após a maquiagem, antes ou durante a aplicação da base e sombra, pode ser que ele não somente não atue ajudando na durabilidade da make, como também produza efeitos indesejados.

Fixador de maquiagem pode dar alergia?

A pele do nosso rosto é extremamente sensível e, portanto, deve ser muito bem cuidada. Assim como qualquer outro produto pode desenvolver uma alergia, com o fixador de maquiagem não é diferente.

Se você já possui uma pele mais sensível, é ideal buscar por produtos que possuem componentes que tratem da pele, como vitaminas e minerais, e não experimentar os produtos mais baratinhos.

Isso não significa que fixador de maquiagem precisa ser caro, ok? Porém, os mais baratos dificilmente possuem componentes hidratantes e eles normalmente só ajudam com a durabilidade da maquiagem mesmo.

Além disso, a forma com que você aplica o produto no rosto faz toda a diferença. Se você vai utilizar com o auxílio de um pincel ou uma esponja, não esfregue o produto no seu rosto, mas aplique com delicadeza.

Se você começar a sentir irritação na pele, vendo que ela está pinicando, coçando, ardendo ou avermelhada, não use mais esse produto. Não precisa excluir para sempre a aplicação de um fixador de maquiagem, no entanto.

Existem muitas variedades disponíveis hoje no ramo dos cosméticos e tudo que você precisa fazer é testar produtos diferentes até encontrar aquele que se adeque a sua pele e suas necessidades.

Por fim, o ponto essencial é que você sempre, sempre, sempre aplique o produto com os olhos bem fechados! Assim, você evita que aconteça alguma irritação com seus olhos e desenvolva alergia com o produto – isso pode ser extremamente incômodo e fazer mal à saúde dos seus olhos.

E, se você por utilizar o produto em spray líquido, espere ele secar até abrir os olhos novamente, assim você evita que o produto que ficou em cima das suas pálpebras manche a sua sombra, delineador, corretivo e rímel, e também que ele escorra para os olhos. Assim, após que o produto estiver seco, pode abrir os olhos normalmente.

Conclusão

Viu só? Não existe muito mistério quando o assunto é aplicação do fixador de maquiagem. Porém, é essencial que você saiba exatamente como deve utilizar o seu produto – até mesmo para poder fazer melhor proveito dele.

Esperamos que esse guia de como passar fixador de maquiagem tenha te ajudado e esclarecido algumas dúvidas sobre o assunto.

Mas, se você ainda quer saber mais alguma coisa sobre o tema, deixe seu comentário aqui embaixo e aproveite para nos contar qual é seu fixador preferido!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *