Gordura visceral: o que é e como combater este problema!


Entenda o que é a gordura visceral e entenda como combater este problema, veja dicas e mais!

Existem muitas pessoas hoje em dia, que acreditam estar magras e tem apenas pequenos “pneuzinhos” e acham que está tudo bem com seu corpo, não precisam de dietas ou exercícios dedicados. Mas é justamente aí que mora o perigo de quem possui a chamada gordura visceral, que pode trazer sérios problemas de saúde, até mais do que pessoas que aparentam estar acima do peso, mas na verdade está com as taxas bem próximas do normal. No artigo de hoje você vai entender o que é este tipo de gordura e que problemas ela pode causar ao seu corpo.

O que é a gordura Visceral?

Bom, de acordo com especialistas, é até saudável ter alguma gordura corporal, mas nem toda gordura é criada da mesma forma. Já a gordura visceral é um tipo de gordura corporal que é armazenada na cavidade abdominal. Ele está localizado perto de vários órgãos vitais, incluindo o fígado, estômago e intestinos. Também pode se acumular nas artérias. Esse tipo de gordura às vezes é chamada de “gordura ativa” porque pode aumentar ativamente o risco de graves problemas de saúde.

Se você possui alguma gordura na barriga, não podemos dizer que é necessariamente gordura visceral. A gordura da barriga também pode ser gordura subcutânea, armazenada logo abaixo da pele. A gordura subcutânea, o tipo de gordura também encontrada nos braços e nas pernas, é mais fácil de ver. A gordura visceral está realmente dentro da cavidade abdominal e não é facilmente vista.Chamamos de gordura visceral a gordura que se acumula nas camadas profundas do abdômen. Envolvendo os órgãos internos como é o caso do coração, fígado, bem como, estômago, rins, intestinos e pâncreas.

Quais problemas ela pode causar ao organismo?

gordura visceral perigo

Os riscos à saúde decorrentes do transporte de gordura visceral em excesso incluem:

-ataques cardíacos
-doença cardíaca
-Diabetes tipo 2
-pressão arterial elevada
-AVC
-câncer de mama e colorretal
-Doença de Alzheimer
-Altos níveis dessa gordura podem resultar em aumento da resistência à insulina, o que pode levar à intolerância à glicose e até diabetes tipo 2.

Como combater esse problema?

Existem algumas atitudes que podem ser tomadas:

Invista em exercicios Aerobicos 

exercicios gordura visceral

O exercício aeróbico regular é uma ótima maneira de eliminar este problema.É comumente conhecido como cardio e queima muitas calorias.Na verdade, muitos estudos mostraram que os exercícios aeróbicos podem ajudá-lo a perder gordura visceral, mesmo sem fazer dieta.Por exemplo, uma análise de 15 estudos em 852 pessoas comparou o quão bem diferentes tipos de exercícios reduziram a gordura visceral sem dieta.Eles descobriram que exercícios aeróbicos de intensidade moderada e alta foram mais eficazes na redução da gordura visceral sem fazer dieta (21Trusted Source).


Assim, combinar exercícios aeróbicos regulares com uma dieta saudável é mais eficaz no direcionamento da gordura visceral do que fazer qualquer um deles sozinho.Se você deseja começar com exercícios aeróbicos, comece com caminhada rápida, corrida ou corrida pelo menos duas a três vezes por semana.

Cuidado com a alimentação

Escolha uma dieta equilibrada (como a low carb por exemplo)que o ajude a atingir e manter um peso saudável. Inclua bastante cálcio: de acordo com outro estudo da Universidade do Alabama, Birmingham, quanto mais cálcio uma mulher consome, menos gordura ela ganha. Evite produtos que parecem estimular a deposição de gordura na barriga, incluindo gorduras trans (óleos vegetais hidrogenados) e alimentos e bebidas adoçados com frutose.

Diga Adeus o cigarro

Quanto mais você fuma, é mais provável que armazene gordura em seu abdômen, em vez de em seus quadris e coxas.

Durma bem

Dormir e descansar pouco pode fazer muito mal para seu corpo. Um estudo de cinco anos descobriu que adultos com menos de 40 anos que dormiam cinco horas ou menos por noite acumularam significativamente mais gordura visceral. Mas muito também não é bom – jovens adultos que dormiram mais de oito horas também adicionaram gordura visceral. (Esta relação não foi encontrada em pessoas com mais de 40 anos).

Importante

Não há como medir de forma eficaz sua gordura visceral em casa, ainda que alguns websites tentem inventar fórmulas para isso. a melhor indicação é consultar seu médico para que ele faça exames e lhe indique qual o melhor tratamento em seu caso. Não nos responsabilizamos pelo mal uso das informações aqui apresentadas.

Conclusão

Bom pessoal, esperamos que tenham curtido nossas dicas e que consigam evitar a gordura visceral com sucesso

já falamos aqui em outro artigo sobre como o neck massager para pescoço pode te aliviar o stress, sugiro leitura.

Sugestões de novas matérias podem deixar nos comentários!

Referências – Harvard health – WebmdHealthline

Ofertas dos nossos anunciantes:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *