No verão todo cuidado é pouco, veja como a gastroenterite pode surgir, os problemas que traz e como cuidar.
O verão é uma época conhecida por ser motivo de felicidade, férias, praia, sol e mar. É uma época em que comemos muito fora de casa e muitas vezes não tomamos os devidos cuidados e, por isso, também é muito comum acontecerem casos mais incômodos, como a conhecida gastroenterite. Essa condição afeta pessoas de todas as idades e pode ser impedida com simples cuidados de higiene. Se você quer saber um pouco mais, continue lendo o nosso artigo.
Você sabe o que é a gastroenterite?
A gastroenterite é uma condição em que os órgãos que compõem o sistema gastrointestinal sofrem de uma inflamação. É muito mais comum que ocorra no verão, em locais que não possuam redes de água e de esgoto adequadas para a saúde humana.
Quais as causas da gastroenterite?
A gastroenterite é causada por agentes que podem ser transportados através do ar, dos alimentos ou pelo contato com as mãos e boca, como bactérias, vírus e parasitas. Os casos mais comuns são causados pela salmonella, transmitida, principalmente, por meio de carnes e ovos mal cozidos.
Os alimentos quando não são armazenados de maneira correta, com falta de higiene e de temperaturas adequadas, são um ótimo meio de se contrair a gastroenterite.
Quais os sintomas da gastroenterite?
A gastroenterite apresente alguns sintomas mais comuns, que são: dores abdominais, diarreia, febre alta, desidratação, perda de apetite, vômitos, enjoos e perda de peso. Esses são os sintomas mais apresentados, que aparecem em praticamente todos os casos de gastroenterite.
Qual o tratamento para a gastroenterite?
O tratamento para a gastroenterite depende dos fatores que ocasionaram a inflamação. Em casos que foram causados pela ação de vírus, pode ser que a doença e seus sintomas desapareçam sem a ajuda de um tratamento médico, sendo esse feito apenas para reidratar o paciente e minimizar os sintomas mais graves.
A mesma situação pode ocorrer nos casos de gastroenterite causada por bactérias. Mas lembre-se de nunca se automedicar. É essencial que você consulte um médico antes de usar qualquer medicação, apenas ele saberá diagnosticar corretamente sua condição e lhe indicar os melhores medicamentos para tratá-la. Em alguns casos bacterianos, são utilizados antibióticos.
Alguns casos de desidratação podem acabar se agravando e fazendo com que o paciente necessite de uma atenção maior, através do tratamento por meio de soro e medicações injetados diretamente na veia, a fim de acabar com os sintomas e repor todo o líquido que foi perdido durante a patologia.
Como se prevenir contra a gastroenterite?
Para que você ou sua família não sofra com a gastroenterite e possa curtir o seu verão do melhor jeito possível, tome alguns cuidados quando estiver em ambientes ao ar livre:
– Sempre lave suas mãos antes de comer e após utilizar o banheiro;
– Lave bem todos os alimentos que você for consumir, mesmo que eles sejam cozidos depois;
– Evite comer em ambientes que não são higienizados e atente-se para a limpeza de bares e restaurantes;
– Confira o prazo de validade de molhos e condimentos, como maionese, e certifique-se de que eles estavam armazenados corretamente antes do seu consumo e;
– Certifique-se de que seus alimentos foram bem cozidos, principalmente os ovos e as carnes.
Importante
Sempre procure seu médico para que ele examine o local e possa diagnosticar o problema com precisão!Não nos responsabilizamos pelo mal uso das dicas aqui apresentadas que são de dominio público na internet.
Já falamos aqui em outro artigo se o trigo engorda, sugiro a leitura.
Referências: Wikipedia – Saude SP