Inchaço nas Mãos – por que ocorre?


Sofrendo com inchaço nas mãos? Entenda por que isso ocorre e como os médicos tratam.

O inchaço geralmente é causado pela retenção de líquido, mas essa retenção pode ser causada por diferentes motivos e é essencial que cada pessoa busque saber o que está causando esse inchaço, pois assim é mais fácil de aliviar os sintomas e contornar o problema.

Muitos nem sabem, mas o inchaço nas mãos pode ser causado por diferentes motivos e, em alguns casos, é preciso buscar ajuda médica para tratar. Se você está curioso e quer descobrir o que causa o inchaço nas mãos, continue lendo a seguir.

 inchaço nas mãosCausas do inchaço nas mãos

O inchaço nas mãos muitas vezes nem é reparado por quem o possui, somente em casos mais extremos em que a mão fica maior do que o normal. Esse inchaço pode ter causas simples, como o período menstrual, assim como ser sinal de gravidez ou até mesmo de problemas um pouco mais graves.

Quando o inchaço ocorre no período menstrual, não há muito o que fazer além de tomar bastante água e esperar que alivie, com o fim da menstruação. Veja outras causas do inchaço nas mãos a seguir.

Atividade física

A prática de atividades físicas que sejam mais intensas pode acabar provocando a retenção de líquido, principalmente como intuito de recompensar todos os líquidos perdidos durante a atividade. Isso acaba causando inchaço em todo o corpo, principalmente nas mãos.

Trombose

A trombose é uma doença que também pode causar inchaço em várias partes do corpo, como nas mãos. A trombose surge quando há a coagulação do sangue nas veias mais profundas de nosso corpo, sendo mais comum nas pernas, mas também pode acometer os membros superiores, como as mãos.

Assim, se você tem trombose, há chances das suas mãos ficarem inchadas. Se o inchaço nas mãos vir acompanhado de outros sintomas do problema, essa também pode ser uma forma de identifica-lo.

Altas temperaturas

O calor também é um motivo pelo qual suas mãos podem estar inchadas. Nas temperaturas quentes, os vasos sanguíneos do nosso corpo tendem a dilatar em uma tentativa de esfriar o corpo. Isso leva ao inchaço, que pode ser percebido por meio da dificuldade de retirar ou até mesmo colocar anéis.

Medicamentos e alergias

Determinados medicamentos podem causar o inchaço nas mãos, como corticoides, antidepressivos, anti-inflamatórios, diuréticos e também laxantes. Se você faz uso de medicamentos de algum desses tipos, tenha consciência que pode sofrer com o inchaço nas mãos.

Além disso, pessoas alérgicas a determinados alimentos, produtos de higiene, cremes e outros produtos também podem ter como sintoma o inchaço nas mãos, assim como em outras partes do corpo.

Quando procurar o médico

Em alguns casos, como no período menstrual, no calor e em caso de gravidez, não nada o que fazer, apenas aguardar que passe. No entanto, quem lida com inchaço nas mãos, deve procurar um profissional da saúde quando esse inchaço vir acompanhado de cansaço e fadiga ao realizar tarefas normais ou até mesmo quando estiver descansando, dor e vermelhidão ou quando o inchaço estiver localizado nas articulações e vir acompanhado de dores.

Já falamos aqui em outro artigo sobre como desentupir o nariz, sugiro a leitura.

Sugestões de outros artigos podem deixar nos comentários!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *