Farinha de Berinjela: benefícios pro corpo


Parece até difícil de acreditar, mas com a dieta low carb fazendo tanto sucesso, descobrimos que podemos obter farinhas de praticamente todos os alimentos que costumamos consumir no dia a dia. E com a berinjela a história não foi diferente.

A berinjela é um alimento que é amado por muitos, mas rejeitado por outros. O legume é muito utilizado em dietas para perda de peso, principalmente por seu baixo teor de carboidratos e calorias totais e alto índice de fibras. Além do seu consumo in natura, podemos acrescentá-lo em nossa alimentação de diferentes formas: chás, sucos e o nosso ingrediente que falaremos hoje, a farinha.

A farinha da berinjela mantém muitas das suas propriedades in natura, por isso, ela tem ganhado muito espaço nas receitas de quem busca uma alimentação saudável e equilibrada. Conheça hoje quais são as principais propriedades encontradas na farinha de berinjela, quais os benefícios que ela fornece ao nosso organismo e, para finalizar, aprenda a fazer o ingrediente do momento em sua própria casa. Confira:

Nutrientes que encontramos na berinjela

Veja agora os dados presentes na tabela feita pela Unicamp em 2011, a Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos, que contém todos os nutrientes que encontramos em aproximadamente 100 gramas do legume cru:

Calorias: 20 kcal

Proteínas: 1,2 g

Lipídeos: 0,1 g

Carboidratos: 4,4 g

Fibras: 2,9 g

Cálcio: 9 mg

Magnésio: 13 mg

Fósforo: 20 mg

Ferro: 0,2 mg

Potássio: 205 mg

Zinco 0,1 mg

Vitamina B1: 0,04 mg

Vitamina B2: 0,05 mg

Vitamina C: 3 mg

Benefícios da farinha de berinjela

Promove o emagrecimento: Com o alto teor de fibras alimentares que a berinjela possui, a farinha do legume pode ser um ótimo aliado contra a balança. As fibras ajudam na sensação de saciedade, fazendo com que você consuma menos alimentos e se sinta satisfeito com menos calorias. Outra vantagem para o emagrecimento, é que a farinha de berinjela não fornece picos de glicose, que é responsável pela liberação de insulina em excesso em nosso organismo e faz com que acumulemos gordura.

Previne o aparecimento de diabetes: A farinha de berinjela, como mencionamos, minimiza os picos de glicose sanguínea, ou seja, faz com que os níveis de glicose em nosso sangue fiquem equilibrados. Isso é essencial para evitar o aparecimento do diabetes, em especial o do tipo 2. No caso dos diabéticos tipo 1, o uso do ingrediente pode ajudar no controle dos níveis de açúcar no sangue e consequentemente, ajudar no controle da doença.

Possui muitos antioxidantes: A berinjela é um alimento rico em antocianina, um flavonoide que lhe dá a coloração roxa. Os flavonoides podem combater os radicais livres em nosso organismo, gerados pelo excesso de poluentes, cigarros, álcool e até mesmo pelo envelhecimento. Se você consumir a farinha de berinjela feita com a sua casca, ela vai agir protegendo o seu corpo contra infecções, alguns tipos de câncer e inflamações.

Ajuda na diminuição do colesterol: Muitas pessoas já usam o truque da água de berinjela para reduzir as taxas de colesterol sanguíneo, mas a farinha da berinjela também possui esse poder. As fibras alimentares que o legume contém vão auxiliar na inibição da absorção do colesterol danoso ao nosso organismo.

Melhora a saúde intestinal: Como você já sabe agora, a berinjela é rica em fibras alimentares. Com isso, o consumo da farinha de berinjela pode ajudar no aumento do bolo fecal, de maneira que o intestino será estimulado e funcionará corretamente.

Minimiza a incidência de infartos: Outro benefício gerado pelos flavonoides presentes na berinjela. Eles atuam em nosso coração e artérias de modo que não deixam que a gordura fique acumulada em suas paredes e, com isso, ficamos mais protegidos contra as doenças cardiovasculares.

Como fazer a farinha de berinjela em casa?

Para a receita render 100 gramas de farinha, você vai precisar de apenas 1 quilo de berinjelas. Lave-as e seque-as delicadamente. Corte o legume em pequenas fatias, coloque-o em uma assadeira e leve-o ao forno preaquecido em temperatura baixa. O ponto ideal da berinjela é quando ela estiver sequinha e um pouco quebradiça. Quando chegar ao ponto certo, retire o legume do forno e coloque-o em um liquidificador. Bata até que fique em consistência de farinha e armazene-a corretamente. Você pode utilizar a sua farinha pelos próximos seis meses.

Farinha de Beringela em Cápsulas

Se você não tem tempo de fazer em casa, pode comprar oe xtrato da beringela em cápsulas, em farmácias como a Eficácia, clique e confira:

Recomendados para você:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *