Conheça os melhores exercícios para ombros e como eles podem ajudar sua saúde!
Os exercícios que trabalham a musculatura dos ombros são muito eficientes e indicados pela maioria dos profissionais da área da saúde física, principalmente para pessoas que sofrem com dores na região ou aquelas que apenas querem evitá-las.No artigo de hoje vamos falar sobre os benefícios que o exercício para ombros pode trazer para o corpo.
Exercício para Ombros – tudo sobre eles
As formas para a realização desses exercícios são várias, além de serem recomendados para os mais diferentes tipos de necessidades. Aqui você vai encontrar alguns dos exercícios mais indicados para a região dos ombros que podem ser feitos em casa ou na academia.
Mas antes que você comece, lembre-se de consultar com um especialista para ter noção das suas necessidades e dos seus limites. Veja:
Desenvolvimento Arnold
Esse exercício foi criado por um famoso astro de Hollywood e também fisiculturista, Arnold Schwarzenegger. É um exercício recomendado para pessoas que querem desenvolver o músculo deltoide anterior.
Para fazer o exercício, sente-se apoiado em um encosto e de costas eretas. Use halteres fixos nas duas mãos e levante até a altura do ombro. Erga os halteres até que o movimento dos cotovelos seja interrompido e volte os halteres até a altura dos ombros. As mãos podem ficar posicionadas para frente, de lado ou para trás.
Levantamento lateral com halteres
Esse é um dos exercícios mais completos para trabalhar a região do ombro, mexendo com a musculatura deltoide lateral, anterior e posterior.
Para fazer o exercício, fique em pé em uma posição em que seus pés estejam distanciados na mesma distância que seus ombros. Com um halter em cada mão, posicione-os na altura da sua coxa. Com as mãos viradas para dentro, faça movimentos de elevação até o limite da linha do ombro.
Crucifixo invertido com halteres
Esse é o exercício para ombro considerado o mais simples. Ajuda a desenvolver a musculatura do deltoide anterior.
Para fazer o exercício, fique em pé e curve-se de modo que os joelhos fiquem levemente flexionados. Segure os halteres com as palmas das mãos viradas para dentro e movimente-os de cima para baixo com os braços estendidos. Use as escápulas dos ombros como limite.
Levantamento frontal com halteres
Esse exercício trabalha com o músculo deltoide anterior, além de trabalhar o peitoral superior e o trapézio de maneira secundária.
Para fazer o exercício, sente-se de modo que suas costas fiquem eretas e segure um halter em cada mão. Levante um halter de cada vez até a altura do ombro, com o braço estendido.
Flexão hindu
Esse exercício vai trabalhar os músculos dos ombros e também o tríceps, além de não utilizar halteres.
Para fazer o exercício, fique na mesma posição utilizada para a realização de flexões. Baixe o corpo e o flexione para que um arco seja formado. Leve o peso para trás para que o quadril também se erga e mantenha as pernas sempre retas.
Remada alta em pé com halteres
Esse exercício é responsável por fortalecer o músculo deltoide lateral e também o trapézio.
Para fazer o exercício, fique em pé e segure os halteres com a palma das mãos viradas para dentro. Levante os halteres de modo que seus cotovelos cheguem até a altura dos ombros. Volte para a posição de início levemente e repita.
Elevação lateral com cabo
Esse exercício é feito em um aparelho específico, encontrado em academias. Ele trabalha o músculo deltoide lateral e, secundariamente, os músculos deltoide anterior, trapézio e supraespinhal.
Para fazer o exercício, fique em pé e segure o pegador do equipamento. Deixe sua mão posicionada na altura do quadril e puxe o pegador do peso até a altura dos ombros. Volte para a posição de início e repita quantas vezes for indicado.
Elevação lateral apoiado
É o exercício responsável por desenvolver os músculos supraespinhal, deltoide laterall e deltoide anterior.
Para fazer o exercício, deite em um banco de forma com que o torso forme um ângulo de 45 graus e apoie um braço para ficar firme na posição. Com a outra mão, peque um halter e mantenha-o perto do nível do quadril. Levante o halter até a altura da sua cabeça e volte à posição inicial.
Algumas dicas para você
Além dos exercícios que indicamos, existem muitos outros que também podem ser praticados para fortalecer a musculatura dos ombros. Seja qual for o motivo da sua necessidade, o recomendado é que você procure por uma academia estruturada e com bons profissionais para que possam lhe ajudar a ter qualidade de vida e evitar lesões. Já falamos aqui também sobre o seguro saúde, que pode ser bem util.
Sugestões e dicas de novos artigos podem deixar nos comentários!