Saude

Exame de próstata: quando fazer, sua importancia e mais!


Confira a importância do Exame de próstata e por que é importante fazer regularmente!

A partir dos 45 anos, todos os homens devem procurar um urologista e realizar anualmente exames preventivos. Quanto mais cedo for identificada a doença, maior as chances de cura. Aprenda como se prevenir do problema e entenda o tratamento.

Exames de rotina 

Médicos brasileiros defendem que homens com mais de 45 anos façam exames uma vez por ano, de acordo com o Dr. Jorge Noronha urologista de Porto Alegre, que atende e é coordenador do serviço de urologia do hospital da PUC-RS. Os exames devem ser mais frequentes em quem têm maior chance de desenvolver a doença, aqueles com histórico familiar de câncer de próstata, especialmente em casos próximos como em irmãos, pais ou avôs, além de negros e obesos, grupos que estatisticamente apresentam maior possibilidade de ter a doença.

exame de prostata

Sintomas

Na maioria das vezes o câncer de próstata não apresenta sintomas na fase inicial, daí a necessidade de exames anualmente. Ele costuma se manifestar quando se encontra mais avançado. Causando dor ou ardor ao urinar; Vontade frequente de urinar, Sensação de que a bexiga ainda está cheia, mesmo após urinar; Urina escura devido à presença de sangue; Dor ao ejacular e sêmen escurecido; Também pode causar dor nos ossos.

Exames

Existem seis tipos de exames para avaliar a próstata, os mais comuns são o toque retal realizado pelo urologista e o exame de sangue do PSA (Antígeno prostático especifico). Além disso, caso o médico encontre alguma alteração ao realizar estas analises, poderá solicitar uma ecografia ou fazer biópsia da próstata.

Exame de sangue para avaliar a próstata: O valor de PSA no sangue deve ser inferior a 4 ng/ml, se for superior pode indicar inflamação ou câncer. Este valor aumenta com o avanço da idade.

Toque retal: Normalmente os homens não gostam de pensar nesse tipo de exame. Sua realização leva aproximadamente 1 minuto, nele o medico pode verificar se a próstata tem alguma inflamação ou se esta dura.

Ultrassonografia para próstata: Não é necessária nenhuma preparação para o teste, é basicamente uma ecografia.

Medição do jato de urina: Quando a próstata possui algum problema, o jato de urina fica mais lento e fraco. O exame é feito após o paciente beber pelo menos 1L de água, ele deve urinar em um espelho.

Exame de urina de laboratório: O urologista pode pedir um exame de urina, onde é necessária uma pequena amostra que será analisada para avaliar a presença de organismos que podem estar causando alterações.

Biópsia da próstata: Nesse exame é retirado um pedaço da próstata e levada para análise em laboratório. Onde pode ser encontrado tumor benigno ou maligno.

Tratamento

tratamento prostata

Dependendo o estado da doença, o tratamento pode ser feito com cirurgia, radioterapia ou quimioterapia. Quanto mais rápida a descoberta, maior a chance de cura. Os tratamentos podem causar efeitos colaterais como incontinência urinária, impotência e impossibilidade de ter filhos.

Algumas vezes, o câncer de próstata só é diagnosticado após se espalhar por outras partes do corpo, o que reduz as chances de cura da doença.

Prevenção

Não existe uma causa especifica para o aparecimento do câncer de próstata, porém ingerir alimentos gordurosos, viver em ambientes poluídos e utilizar fertilizantes podem ajudar a doença. Tomates e frutas ajudam proteger o corpo, além de uma alimentação saudável.

Sugestão de novos artigos podem deixar nos comentários!

Ofertas dos nossos anunciantes:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *