Dietas

Emagrecimento sem sofrimento: mito ou possibilidade?


Emagrecimento sem sofrimento existe? Confira nossas dicas!

O corpo ideal é definido pela pressão social, é o olhar do outro que muitas vezes nos aprisiona em padrões não naturais, uma proposta reforçada por um bombardeio diário sobre como o seu corpo pode ser usufruído. A questão (do emagrecimento) está mais relacionada a uma estética do prazer do olhar alheio.É por isso que hoje vamos falar sobre o emagrecimento sem sofrimento.

O debate sobre qual é o tamanho e proporções do corpo ideal para o homem ou para a mulher, vai muito além da simples questão de saúde. E está muito mais relacionada com o controle do corpo alheio. Conviver em sociedade, muitas vezes significa ter o seu corpo e o seu comportamento sendo avaliados constantemente,  através de uma régua cultural impositiva.

 

Logicamente que atender aos padrões sociais significa uma vida com menos percalços. Nascer com um corpo do gênero masculino em uma sociedade machista, é muito bom. Da mesma forma que nascer branco numa sociedade racista, irá com certeza, lhe conceder mais espaços de poder e aceleradores sociais únicos.

Emagrecimento sem sofrimento

E obviamente como tratado na reflexão de hoje, nascer magro e alto em uma sociedade que padronizou este corpo como sendo o corpo ideal, também significa uma vida social mais repleta de oportunidades, primeiramente nas oportunidades de cunho sexual e na sequência de cunho social.

 

Continuando o raciocínio, e por conta dos padrões sociais, as pessoas se sentem mais impelidas a concretizar caminhos de poder, como no caso das pessoas que se encontram dentro no padrão social vigente, logo, sendo você sendo um homem, branco, alto e magro, estaria na situação de destaque social e de liderança, automaticamente. 

Você precisa emagrecer? Por que?

Hoje temos esse padrão de emagrecimento muito relacionado a questão da saúde da pessoa, pessoas acima do peso estão associadas à questão da doença, e na melhor das hipóteses quem é obeso também é associado a um descontrole emocional. A leitura que muitos fazem quando se encontram com alguém acima do peso é que se trata de uma pessoa frágil, que não controla o seu próprio corpo.

 

Contrariamente ao conceito social imposto, o nosso corpo é uma máquina projetada para acumular gordura. Ironicamente somos feitos para engordar, todo o nosso sistema digestivo é projetado para acumular gordura,  e o nosso cérebro é programado para mantermos sempre na condição de sobrepeso, justamente por que é uma condição natural.

 

A nossa formação genética nunca foi baseada em abundância de alimentos,  pelo contrário, o nosso sistema digestivo foi criado era um ambiente de escassez, e quando vivemos nessa sociedade muito rica em alimentos, todos ficamos com sobrepeso, que do ponto de vista natural, é um sucesso absoluto.

 

O nosso corpo sempre foi objeto de julgamento alheio, seja de forma explícita ou velada estamos recebendo olhares julgadores a todo momento, as pessoas estão nos avaliando, e nestes tempos modernos a questão do sobrepeso ou do corpo grande está muito associada à uma questão de saúde, mas isto é apenas um discurso vazio.

Pessoas com sobrepeso, perdem oportunidades de trabalho.

Nas empresas esse comportamento não é diferente, esta avaliação do corpo continua sendo válida,  mesmo em empresas que exigem muito trabalho braçal a questão do corpo ideal é relevante, como no caso  do setor de logística, um exemplo seria  o processo de seleção de motoristas para transportadora de veículos  as dimensões dos veículos e de sua cabine de operação, passando por questões do tamanho e posição de comandos, inclusive largura do banco do motorista, segue um padrão estético imposto.

perder peso mito

Muito do processo seletivo está relacionado a esse julgamento social sobre o corpo alheio, à mesma indústria que projeta a cabine do caminhão, também projeta e fabrica a roupa disponível nas lojas. A mensagem é clara, o tamanho da roupa é este, e se você não se adaptou, problema seu. A questão deixa de ser a roupa e passa a ser de quem veste.

 

Como comentado anteriormente nesse texto,  quem consegue se adequar mais aos padrões sociais,  acaba tendo muitas vantagens,  então do ponto de vista da concretização da felicidade, e para se obter uma vida com poucos percalços, o ideal é se manter no padrão.

 

Manter-se fora dos padrões está mais relacionado a uma posição política, e pouco relacionado a passar pela vida com mais momentos felizes.

Emagrecer é sofrer

Emagrecer é uma atitude que vai contra a nossa natureza, logo, todo o processo de emagrecimento é um processo antinatural,  ou seja, vai doer, será difícil. E qualquer um que diga ao contrário disto, quer apenas te vender apenas uma ilusão, ou algum remédio milagroso.

 

Você não foi feito para ser magro, todo o projeto do seu corpo é desenhado para acumular gordura, você é uma máquina de ganhar peso, mas se o seu projeto é este, de se adequar aos padrões sociais, tenha a ciência que será difícil, será um processo longo, e a chance de você não conseguir é muito alta.

 

A melhor chance de você emagrecer com saúde é procurar uma atividade profissional que exige muita atividade física como por exemplo no caso das transportadoras de mudanças, os profissionais de mudanças em Brasília,  por exemplo, além de exercerem uma atividade física intensa enfrentam também um ambiente climático, muito favorável a quem têm como meta, emagrecer.

 

As empresas de mudanças no Distrito Federal,  possuem a maior parte dos pedidos executada durante um certo período do ano,  que é justamente o período mais seco e quente.  Estas sazonalidades estão relacionadas ao período de transferências de funcionários públicos, promovido pelo Governo Federal,

é justamente no mesmo período da ocorrência sazonal da seca, entre os meses de Julho a Outubro.

 

Emagrecer sem sofrer é um mito, porém viver significa também desenvolver a capacidade de administrar o sofrimento.

 

Ronaldo Luis Gonçalves

Pai, Marido, Escritor, Engenheiro de Software, Empreendedor Digital atuando no mercado de marketing digital, é também mantenedor de diversos sites na internet.

Por fim, já falamos em outro artigo sobre as unhas decoradas para o ano novo, sugiro leitura.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *