Dieta sem gluten tem ganho cada vez mais adeptos, mesmo quem não tem restrição, veja como funciona, efeitos e beneficios pro corpo
No mundo atual, aproximadamente 2 milhões de brasileiros têm intolerância ao glúten, proteína encontrada no trigo, na cevada e no centeio. Essa condição é causadora da doença celíaca, responsável por provocar, quando se ingere glúten, uma reação autoimune que faz com que o corpo ataque a si mesmo, comprometendo a mucosa do intestino, dificultando a digestão e reduzindo a absorção de nutrientes. Sem tratamento, a doença pode levar à desnutrição. normalmente quem tem essa condição, faz uma dieta sem glúten recomendada por seu médico e consequentemente acaba emagrecendo. Mas o que tem ocorrido recentemente é que algumas pessoas, mesmo sem ter a intolerância, tem adotado a dieta sem gluten em suas vidas buscando mais saude e emagrecimento. No artigo de hoje você vai entender como funciona essa dieta, seus benefícios e se existem contra indicações.
Dieta sem Gluten – como funciona?
Qualquer dieta com exclusão total do glúten pode ser considerada uma dieta sem glúten.Caso decida reduzir ou eliminar o glúten do cardápio, é fundamental consultar um especialista para avaliar a necessidade da retirada. ;Fazer isso por conta própria pode gerar prejuízos, fazer a pessoa gastar muito sem precisar e até levar ao desenvolvimento de uma sensibilidade tardia;, Alertam especialistas.
Quais são os alimentos que contém glúten?
Os mais famosos e que fazem parte do dia a dia são:
• Pão, torrada, bolacha, biscoito, massas, bolos
• Cerveja, pizza, salgadinhos, cachorro quente, hambúrguer;
• Gérmen de trigo, triguilho, sêmola de trigo
• Queijos, ketchup, maionese, shoyo
• Salsicha, temperos industrializados
• Cereais, barrinha de cereais, xaropes e alguns remédios
• Hóstia distribuída na igreja católica
• Molho branco
• Sopas desidratadas e temperos prontos
Quais os beneficios dessa dieta?
Existem pessoas que acreditam que somente retirar o glúten da dieta já faz perder alguns quilinhos, mas o que realmente acontece é que muda-se o foco da alimentação, optando por opções mais saudáveis como frutas e verduras. Isso sim faz diferença na balança, não se encher de pão sem glúten.
Há estudos que apontam que atletas de alta performance que retiraram o glúten da alimentação conseguiram melhorar o rendimento. Outras pessoas relatam ainda um processo digestivo mais agradável, redução de gases e da sensação de fadiga.
Alguns outros benefícios:
– Há melhora na digestão, contribuindo para redução de sintomas de diarreia, refluxo e cólicas intestinais causadas pela sensibilidade ao glúten.
– Perda de peso de forma rápida, pois a maioria dos alimentos fonte de carboidrato possuem glúten;
– Reduz inflamações causadas por doenças autoimunes, artrites e problemas intestinais;
– Diminuição da fome e compulsão;
– Combate a obesidade;
– Diminui alterações de pH que provocam danos aos ossos;
Alimentos permitidos na dieta sem gluten
Farinhas: de arroz (arrozina, creme de arroz), batata (fécula de batata, farinha de batata), milho (fubá, farinha de milho, amido de milho) e mandioca (fécula de mandioca, tapioca, polvilho doce e azedo).
Bebidas: refrigerantes, sucos de frutas naturais, chás.
Produtos à base de leite: leite em pó, leite integral, desnatado e semi- desnatado, leite condensado, creme de leite, Yakult®, queijos frescos, ricota, parmesão.
Carnes: de boi, aves, porco, cabrito, rãs, vísceras (fígado, coração), peixes, produtos do mar, ovos.
Gorduras e óleos: manteiga, margarina, banha de porco, gordura vegetal hidrogenada, óleos vegetais, azeite de oliva.
Grãos: arroz, feijão, broto de feijão, ervilha seca, milho, canjica, pipoca, lentilha, amendoim, grão de bico, soja.
Legumes, frutas e verduras: todos são permitidos.
Condimentos: sal, pimenta, cheiro-verde, ervas, temperos caseiros, vinagre de vinho tinto e de arroz, glutamato monossódico (Ajinomoto®).
Existem contra indicações?
- a dieta sem glúten per se não pode ser considerada benéfica para indivíduos aparentemente saudáveis e que a falta de planejamento na sua instituição pode, ainda, potencialmente afetar a saúde do trato digestório.
- Pessoas com problemas digestivos devem evitar essa dieta e conversar com seu médico para ele lhe indicar qual a melhor dieta alimentar pro seu caso
Importante
No que concerne à saúde gastrointestinal, um estudo experimental publicado em uma das mais respeitadas revistas da área demonstrou possíveis efeitos negativos da dieta GF sobre a flora intestinal de indivíduos saudáveis. Por conta da exclusão de alimentos contendo trigo, no período de um mês houve redução significativa na proporção de bactérias benéficas que colonizam o intestino em relação de bactérias patogênicas nas fezes de 10 indivíduos adultos, fato provavelmente associado ao menor consumo de oligofrutose e inulina — frutanos do tipo inulina — os quais têm ação prebiótica e, desse modo, estimulam seletivamente o crescimento de determinadas espécies bacterianas consideradas benéficas (bifidogênicas) ao hospedeiro. Por conta do efeito prebiótico, pode-se ainda afirmar que o consumo de farinha de trigo integral por indivíduos não sensíveis ao glúten contribui para a redução do risco de câncer intestinal, de condições inflamatórias, de dislipidemias e de doenças cardiovasculares.Toda dieta so deve ser preescrita por um médico, não nos responsabilizamos pelo mal uso das dicas aqui apresentadas que são de dominio publico na internet.
Curso Pães Bolos e tortas sem gluten e lactose
Se você descobriu sua restrição a pouco tempo e acha que vai ter que dar adeus para as comidas deliciosas que você comia, fique calmo! o Curso Pães Bolos e tortas sem gluten e lactose veio para te mostrar que é sim possível comer gostoso e saudável com receitas que são fáceis de fazer e deliciosas.A professora Gabi Rabelo preparou um curso tão completo que ensinará, também, como preparar diversos tipos de farinhas e insumos para você preparar suas receitas super variadas e criativas. Incrível, né?
O que é ensinado no curso?
Ele é um curso com aulas em video muito completas:
Mais de 30 aulas teóricas e práticas que vão te ensinar a fazer suas próprias receitas de pães, bolos e tortas saudáveis sem glúten e sem lactose
Curso desenvolvido totalmente para o ambiente online e para o método de aprendizagem à distância
Aprender a identificar produtos que os intolerantes ao glúten e a lactose podem ou não comer
Apoio focado e rápido dos professores para tirar todas as dúvidas que os alunos tiverem sobre as aulas
Diversas opções de acompanhamentos como manteigas, queijos, vegetais, requeijão cremoso e maionese
Diversas receitas de farinhas e insumos para te dar liberdade de ampliar suas receitas
Referências Abip.org – revista seleções