Dieta da Bela Adormecida: os perigos desse método!


Dieta da bela adormecida virou moda na internet, mas é um perigo para saúde, veja por que!

Aqui em nosso site vez ou outra somos surpreendidos por certas dietas que surgem na mídia, sem muita comprovação científica e que muita gente diz que fez e deu certo. O grande problema é que muitas delas nem são prescritas por médicos, elas apenas reúnem achismos e crendices, como agora é o caso da dieta da bela adormecida, que não se sabe de onde surgiu, mas pode trazer problemas para saúde e até levar a óbito. Sim, veja abaixo, por que ela é tão perigosa.

Dieta da bela Adormecida – do que se trata?

Indo direto ao assunto, o método “mágico” que leva o nome de umas das princesas mais famosas dos contos infantis promete a perda de peso do dia para a noite, literalmente. Ele consiste não em uma combinação de atividades físicas e alimentação regrada, mas sim em induzir o sono para que, dormindo, você evite comer. E para induzir os sonos, as pessoas lançam mão de tomar calmantes e tranquilizantes. Um total absurdo não?

dieta da bela adormecida perigos

Apesar de, em tese, a dieta fazer sentido, os especialistas chamam a atenção para o fato de ter que tomar remédios para induzir o sono. Normalmente, esses medicamentos sedativos só podem ser tomados mediante prescrição médica e oferecem riscos à saúde como dependência química, problemas cardíacos,overdose e distúrbios alimentares.

De onde ela surgiu?

Bom, tudo começou quando um estudo da Universidade de Perdue (EUA) chegou até a midia. No estudo, pessoas adultas com sobrepeso ou obesas que perdem peso com dieta de proteínas conseguem, como bônus, dormir melhor.O estudo-piloto descobriu que, dentre 14 participantes, consumir mais proteínas presentes em alimentos resultou em noites de sono estável, após quatro semanas de perda de peso contínua.Em seguida, o estudo principal dividiu 44 participantes com sobrepeso ou obesos.Metade do grupo consumiu dieta de altos níveis de proteína, enquanto a outra metade seguiu uma dieta normal (1,5 ou 0,8 gramas de proteína/kg, respectivamente).


O problema é que o estudo somente analisa a questão do sono e não é conclusivo e nem tem tanta gente envolvida para que se aplique esse resultado a todas as pessoas.

Problemas graves a saúde

dieta da bela adormecida

Para se ter uma noção, quem tem real dificuldade em pegar no sono usa sedativos apenas em último caso. “Quando um paciente aponta a dificuldade para dormir ou insônia, primeiro tentamos atingir resultados através de métodos não medicamentosos”, diz o neurologista especialista na prevenção do AVC André Gustavo Lima.Pesquisas também indicam risco de Alzheimer, ataque cardíaco e comprometimento do equilíbrio, que pode causar quedas e ossos quebrados.

Em uma entrevista publicada pela Metro UK, a clínica geral Clare Morrison diz que o uso de medicamentos sedativos pode provocar problemas de saúde mental, infecções e ataques no coração.Em seu relato, Morrison compara a sua ingestão com o consumo de um maço de cigarros por dia. Isso pode ser causado pela irresponsabilidade com o uso de medicamentos associados a falta de nutrientes no organismo.

Dessa forma, tomar medicamento para dormir sem qualquer necessidade, sobretudo para forjar o sono na dieta da Bela Adormecida, pode ser um perigo. “O paciente pode ter uma queda de pressão acentuada, queda de açúcar severa e vir a óbito”, diz Aguiar.

Não faça essa dieta!

Emagrecer é algo que tem de ser feito com saúde. Não use esses remédios nem faça essa dieta, procure sempre seu médico! Somente ele através de exames do seu corpo vai te passar uma dieta, uma alimentação balanceada e atividade física adequada.

Gostaram das informações? Já falamos aqui também sobre o perigo do biscoito recheado, sugiro a leitura.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários.

Referências do artigo:Veja – Vix.com

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *