Dezembro Vermelho: campanha alerta para os riscos do HIV!


Dezembro vermelho relembra que o virus hiv da aids ainda está presente e matam milhões de pessoas por ano. Veja como se proteger

Que 2020 foi o ano da covid ninguém tem duvidas. Seja pelo número de casos ou mortes, seja a forma como afetou a nossa sociedade. Mas em meio a pandemia do corona virus, muitas pessoas acabam se esquecendo de tomar cuidado com outras doenças, ainda mais as silenciosas como a Aids, causada pelo vírus hiv. No artigo de hoje, você vai conhecer tudo sobre a campanha de conscientização como o dezembro vermelho e como é possível se proteger desse virus.

Dezembro vermelho – do que se trata?

Tendo como símbolo uma fita vermelha, o Dezembro Vermelho  é uma campanha de conscientização que visa alertar a população sobre os números da Aids no Brasil e conscientizar sobre a importância da sua prevenção — não só dessa doença, mas de outras infecções sexualmente transmissíveis. Esse mês foi escolhido porque o Dia Mundial contra a Aids é comemorado no 1º de dezembro em todo o mundo.

dezembro vermelho

As atividades desenvolvidas nessa campanha visa divulgar mensagens de esperança, solidariedade, prevenção e incentivar novos compromissos com essa luta. A iniciativa foi referendada pelo Sistema das Nações Unidas, por meio da Assembléia Mundial de Saúde, e tem o apoio dos governos e organizações da sociedade civil de todos os países. A cada ano, a OMS elege a população/grupo social que registra o maior crescimento da incidência de casos de HIV/aids e define para uma campanha com ações de impacto e sensibilização sobre a questão.

As ações do Dezembro Vermelho buscam sensibilizar a população quanto à importância do acesso à informação adequada sobre HIV, sobre a evolução dos métodos de prevenção e de tratamento. Diversos estudos já demonstraram, por exemplo, níveis indetectáveis de HIV no organismo de uma pessoa que vive com o vírus e esteja em tratamento antirretroviral significa que o vírus deixa de ser transmitido a outras pessoas.

Como ajudar na campanha?

Na sua cidade, você pode propor que médicos e enfermeiros da sua clínica se organizem e realizem palestras, para profissionais de saúde e para o público geral. Nesse caso, podem ser abordados diversos temas, como:


  • formas de contágio da Aids;
  • sintomas da doença;
  • como é feito o diagnóstico;
  • números de casos no país;
  • medidas de prevenção (como sexo seguro e o não compartilhamento de seringas);
  • necessidade de fazer o teste anti-HIV, caso a pessoa esteja em um grupo de risco;
  • tratamento contra a Aids.
  • dezembro vermelho hiv

Como se proteger do HIV?

Veja algumas dicas de proteção:

– Use camisinha do começo ao fim da relação sexual;

– Nunca utilize o mesmo preservativo por mais de uma vez;

– Não compartilhe objetos perfuro-constantes, como seringas e agulhas;

-utilize preservativo mesmo em relações com sexo oral.

– Gestantes devem realizar os testes de sífilis e Aids, prevenindo e evitando a transmissão das doenças ao feto.

Conclusão

Bom pessoal, esperamos que tenham gostado das informações e que consigam com sucesso se manifestar em apoio ao dezembro vermelho.E sempre use camisinha, proteja-se!

Já falamos aqui tambem sobre como fazer beijo grego, sugiro a leitura do artigo.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários

Ofertas dos nossos anunciantes:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *