Saude

Dicas para parar de beber: Livre-se desse vicio Mortal!


Conhece alguem que não consegue largar a bebida? Confira essas dicas para parar de beber!

Largar o vício pelo álcool é uma tarefa muito difícil, principalmente quando o indivíduo tenta sozinho, sem a ajuda de seus familiares. Um hábito que, geralmente, surge com momentos prazerosos e que geram alegria, mas que pode ser extremamente prejudicial à saúde e também destruir famílias.

O alcoolismo afeta a vida de milhares de pessoas ao redor de todo o planeta e, a grande maioria delas busca em algum momento por ajuda. Se esse é o seu caso, acompanhe o nosso artigo e veja algumas dicas que podem ajudá-lo a se livrar desse vício e recuperar a sua saúde.

dicas para parar de beberDicas para parar de beber

As dicas soam simples mas podem ajudar bastante!

Não tenha álcool em sua casa

Evite que as bebidas alcoólicas estejam sempre por perto, te deixando tentado a bebê-las. Se sua casa é daquelas que sempre tem um vinho no armário ou uma cerveja gelada na geladeira, livre-se deles! Substitua as bebidas alcoólicas por outras que te ajudarão a esquecê-las, como água com gás, chás, sucos naturais e água de coco.

Não desconte suas frustrações na bebida

É comum que as pessoas comecem a beber quando se sentem tristes e sozinhas, mas isso não deve acontecer. Emoções negativas em meio a situações difíceis podem te levar a beber, por isso, busque conversar com amigos e parentes para desabafar até a vontade passar. Fazer atividades que lhe deem prazer também é uma ótima alternativa

dicas para parar de beberDiminua o consumo gradativamente

Largar o vício de uma única vez pode fazer com que você desista mais rápido. A abstinência possui forte influência com o nosso psicológico e, por isso, tente largar a bebida aos poucos. Comece evitando-a durante o dia a dia, restringindo o álcool apenas para os momentos entre amigos e familiares. Depois, vai ser muito mais fácil largar o vício completamente.

Diversão não é sinônimo de álcool

Não é preciso consumir bebidas alcoólicas para se divertir em uma festa ou qualquer outro evento. Atividades como dança, jogos ou simplesmente jogar conversa fora com seus amigos já são o suficiente para mantê-lo feliz e longe das bebidas. Atividades físicas também podem ajudá-lo na sensação de prazer, principalmente quando feitas ao ar livre.

Saiba dizer não

Em algumas situações, seus amigos podem incentivá-lo a beber. Isso se torna muito mais provável se vocês estão se encontrando em um bar ou em uma balada. Mas lembre-se que, não é porque seus amigos bebem que você deve fazer o mesmo. Caso sinta necessidade, afaste-se das pessoas que fazem você se sentir mal em relação a sua escolha.

dicas para parar de beberMantenha todos avisados

Principalmente pelo motivo citado anteriormente. Quando seus amigos e familiares não sabem que você está tentando se manter longe do álcool, é normal que eles ofereçam a você um gole do que estejam bebendo. Além disso, o apoio das pessoas que amamos é essencial no processo para parar de beber.

Crie um caderno de anotações diárias

Para você ter pleno controle sobre seu consumo de álcool, use um caderno como auxílio. Nele você pode fazer anotações sobre as situações em que bebeu, os sentimentos e pensamentos que o rodeiam e os motivos que o levaram a beber ou recusar bebida. Vai ser muito importante para incentivá-lo e observar onde você está errando, além de ser possível notar seu progresso.

Procure por ajuda

Em alguns casos é possível parar de beber apenas com a força de vontade pessoal, mas em sua grande maioria, os indivíduos precisam de ajuda externa. Contar com os amigos e familiares para desabafar pode ser uma boa ideia, ou então, procurar uma ajuda psicológica. O grupo de apoio dos Alcoólicos Anônimos pode fazer você dividir experiências e também aprender com outras pessoas que estão na mesma situação que você. Não tenha medo nem vergonha e liberte-se do vício!

Esperamos que tenham gostado dessas dicas para parar de beber, leia também sobre as frutas low carb, que podem te ajudar com isso.

Sugestões para acabar com esse vício podem deixar nos comentários!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *