Dicas de como lavar o cabelo corretamente


Neste artigo forneceremos dicas de como lavar o cabelo corretamente. Mas, existe um jeito certo de lavar o cabelo? Não é só molhar, passar o xampu e o condicionador, enxaguar bem e secar?

Qual tipo de xampu e condicionador você usa? Quais são os produtos mais indicados para o seu tipo de cabelo ou as necessidades de momento do seu cabelo?

Qual a periodicidade recomendada para lavar a cabeça? Todos os dias? Uma vez na semana?

É melhor lavar o cabelo de dia ou de noite? E na hora de secar, a toalha é a mais indicada?

Conseguiu responder todas as questões levantadas acima com total convicção? Saiba que a resposta de cada uma delas tem peso sobre a saúde e o bom aspecto de seus fios.

Para ter acesso a essas respostas, saber como lavar o cabelo corretamente, se de fato o lava da maneira certa e o que pode fazer para melhorar a qualidade de suas madeixas, leia abaixo a série de dicas que preparamos sobre essa questão.

Confira os tópicos adiante para entender como lavar o cabelo corretamente.

Precisa lavar o cabelo todo dia?

lavar cabelo

O primeiro tema de como lavar o cabelo corretamente é sobre a periodicidade de higienização dos fios.

Precisa ser todo dia? Não.

Lavar o cabelo todo dia pode provocar desgastes nos fiosdevido à química presentes nas fórmulas dos produtos de limpeza, deixá-los mais fracos, opacos, quebradiços e, consequentemente, provocar queda.

A oleosidade também é outro fator que joga contra quem não dá descanso para os fios: favorece a queda de cabelo.

Mas, ficar longos períodos sem lavar os fios, como apenas uma vez na semana, também pode gerar o mesmo efeito de oleosidade, o que sem dúvida não contribui para a boa forma das estruturas capilares.

Qual seria, então, a periodicidade ideal para se lavar o cabelo durante a semana?

O padrão mais recomendado é de dias alternados, isto é, dia sim e dia não. Mas esse padrão pode se alterar conforme o tipo e necessidade do cabelo.

Fios muito secos, por exemplo, suportam períodos maiores sem lavagem, pois não são tão propensos a oleosidade, o que permite padrão de 2×1, ou seja, dois sem lavagem e um dia sim.

O mesmo para cabelos crespos. Por serem mais frágeis, a dose exagerada de xampu e outros produtos nos fios tem capacidade de intensificar a fragilização.

O cumprimento do cabelo é outra variável: quanto maior e menos tempo para secar, mais dias sem lavar.

É bom testar o tamanho dessa janela de tempo sem lavagem e verificar os resultados, como os fios sem comportam, se melhoram ou pioram de aspecto.

Xampus e condicionadores

O segundo ponto a se abordar sobre o tema de como lavar o cabelo corretamente é sobre os produtos utilizados para fazer a higienização dos fios.

É um erro comum usar xampus e condicionadores que não são próprios para os cabelos delas e nem atendem à finalidade que procuram.

Há produtos para todos os tipos de cabelos e com funções diferentes. Por exemplo, atente-se se o xampu que utiliza é voltado para limpeza ou hidratação.


Se for voltado para hidratação, não conseguirá fazer a limpeza adequada dos fios, o que pode promover problemas como caspas e outras nocividades ao aspecto geral das madeixas.

Dê preferência para os xampus sem sal, pois esses produtos evitam o excesso de oleosidade.

Tanto o xampu como o condicionar devem ter pH entre 4.5 e 5.5. Nossos fios são alcalinos por natureza e a acidez desses produtos terá efeito de neutralização.

A cor e textura são outros aspectos a se considerar. Os transparentes retiram mais profundamente as impurezas dos que os leitosos e translúcidos. Os de textura mais leve possuem menos sal.

Massageando o cabelo

Seguindo com as dicas de como lavar o cabelo corretamente, um gesto simples, mas de importância considerável, é a hora de massagear o couro cabeludo com o xampu ou condicionador.

Alguns fazem o gesto usando as unhas, sendo que o recomendável é com as pontas dos dedos. As unhas favorecem a proliferação de fungos e bactérias.

Também não é recomendável esfregar os fios, apenas massagear suavemente.

Secando o cabelo

como secar cabelo

Para lavar o cabelo corretamente, é preciso também saber secá-lo corretamente.

A maioria usa a tolha esfregando-a nos fios úmidos, certo? Mas esse é o procedimento errado, pois isso colabora para abrir as cutículas.

O jeito correto é primeiro espremer os fios para retirar o excesso e depois usar a toalha para terminar de secar, dando pequenas “apertões” em mechas.

Penteando o cabelo

O próximo passo da rotina de como lavar o cabelo corretamente é o pentear dos fios.

Após a secagem, fica a seu critério ou não o uso de um creme para pentear. Com uma escova ou pente de cerdas largas, penteie os fios suavemente.

Há tanto a possibilidade de deixar os fios secarem naturalmente ou se valer do secador para acelerar o processo. Contudo, se optar pelo último, recomenda-se temperatura não superior a 80º C e, claro, o uso de um protetor térmico para não danificar sua estrutura.

É melhor lavar de dia ou de noite?

Uma dúvida que pega muita gente a respeito de como lavar o cabelo corretamente: de dia ou de noite?

A resposta é de dia.

Não porque o contato com a luz solar propicie mais vantagens ou que o período noturno, a lua, as estrelas, enfim, qualquer coisa relacionada aos astros possa, de alguma forma, prejudicar o bom aspecto dos fios.

Na verdade, não há nada de errado em se lavar o cabelo à noite, o problema é dormir com a cabeça molhada.

Ir para a cama com os fios ainda úmidos favorece o surgimento de caspa e a fragilização dos fios, deixando-os quebradiços.

Ao lavar durante o dia, o cabelo secará naturalmente com o passar das horas.

Apenas por isso é mais vantajoso lavá-los sob a claridade natural. Porém, se não houver como evitar a higienização no período noturno, use o secador com a temperatura não muito quente.

Temperatura da água

Outro tema recorrente sobre como lavar o cabelo corretamente é a temperatura da água.

Quanto menos quente, melhor, pois altas temperaturas danificam a fibra do cabelo. No entanto, se não conseguir suportar a baixa temperatura, termine o banho lavando o cabelo com água fria.

Gostou deste conteúdo sobre como lavar o cabelo corretamente? Então curta, compartilhe, opine. Seu apoio faz a diferença.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *