Dermatite atópica – conheça tudo sobre ela


Veja como a dermatite atópica pode afetar sua pele e se proteja.

Existem diversos tipos de dermatite, cada uma com seus próprios sintomas e causas. Qualquer pessoa pode ser afetada por uma dermatite, levando em conta seu estilo de vida e seus hábitos diários. A dermatite atópica trata-se de um dos tipos mais comuns e pode atacar qualquer pessoa.

O seu tratamento não é muito complicado e em poucos dias você já está curado. Veja, a seguir, mais detalhes sobre a dermatite atópica.

dermatite atópicaO que é?

A dermatite atópica é uma doença crônica que se caracteriza por meio de erupções na pele que causam coceira e também apresentam crostas. Esse tipo de dermatite surge principalmente na parte de trás dos joelhos e nas dobras dos braços. Não é contagiosa e pode surgir em associação com outros problemas, como rinite alérgica. Algumas pessoas podem ter esse problema a partir da infância, mas ele tende a ficar menos intenso com o passar dos anos, em algumas pessoas a dermatite atópica pode até mesmo desaparecer da pele.

A dermatite atópica pode se manifestar de forma leve ou grave, sendo que isso influencia diretamente no tipo de tratamento que será indicado pelo médico.

Quais são as causas?

Ainda não se sabe exatamente a causa da dermatite atópica, entretanto, suspeita-se que ela surja por meio da combinação de alguns fatores, como: pele seca e irritável combinada com um sistema imunológico enfraquecido ou não funcionando corretamente. Além disso, suspeita-se também que a doença possua uma base genética.

Fatores externos também podem acabar irritando a pele e gerando a dermatite atópica, como suor, clima seco e bactérias.


dermatite atópicaSintomas da dermatite atópica

O principal sintoma do problema é a pele muito seca que acaba gerando coceira e, por fim, cria lesões escoriadas. Entretanto, a dermatite atópica também pode apresentar alterações na cor da pele, pele mais clara ou mais escura que o natural, vermelhidão e/ou inflamação da pele ao redor de bolhas, áreas esfoladas, secreção e/ou sangramento da região.

Além disso, a dermatite possui um aspecto diferenciado de acordo com a idade da pessoa. Durante a infância, costuma surgir principalmente na parte externa dos cotovelos e joelhos, assim como no couro cabeludo e até mesmo no rosto. Gera bastante prurido. Durante a puberdade, as lesões podem também apresentar placas espessas e ásperas. Na fase adulta, as lesões tendem a ficar ainda mais espessas e surgem principalmente nas mãos, pés e pescoço.

Qual o tratamento?

A principal forma de tratar a dermatite atópica é hidratante a região e toda a pele diariamente, usando principalmente cremes para peles secas e sensíveis que forem recomendados pelo médico. Especialistas indicam que a hidratação da pele seja feita logo após o banho. Quem é diagnosticado com dermatite atópica deve hidratar a pele diariamente, mais de uma vez. É indicado o uso de cremes que tenham Ectoin na fórmula, pois ele cria uma barreira cutânea que impede a pele de perder água, além de aumentar a hidratação.

Para casos de dermatite moderada a grave, o tratamento pode ser feito com medicamentos, mas sempre procure o médico antes.

Já falamos aqui sobre a dieta da lua, sugiro a leitura do artigo.

Dicas e sugestões podem ser deixadas nos comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *