Esfoliante Caseiro: aprenda como fazer!

O esfoliante caseiro tem efeito surpreendente na pele, ele diminui a oleosidade, limpa os poros e previne a formação de cravos e espinhas. É uma ótima opção para quem deseja ter a pele mais bonita, mas sem gastar muito, já que todas as receitas são de baixo custo. Aprenda como fazer!

Uma pele bonita e saudável depende de diversos fatores. Além de usar protetor solar constantemente e de remover a sujeira superficial com água e sabonete, é preciso de um procedimento eficaz para limpar a pele profundamente. A esfoliação é o tratamento mais indicado para esta finalidade e deve acontecer uma vez por semana.

A combinação de mel e açúcar é ótima para esfoliar a pele. (Foto: Divulgação)

A combinação de mel e açúcar é ótima para esfoliar a pele. (Foto: Divulgação)

Melhores esfoliantes caseiros

Confira cinco receitas de esfoliante caseiro:

Açúcar e mel

1 colher (de sopa) de açúcar

1 colher (de sopa) de mel

Essa esfoliação pode ser feita no rosto e no corpo, enquanto o açúcar faz a limpeza, as propriedades do mel hidratam e ajudam a manter o aspecto saudável da pele. Misture os dois ingredientes, esfolie a pele e enxágue.

Limão e açúcar

1/2 limão

1 colher (de sopa) de açúcar

A esfoliação de limão com açúcar pode ser feita somente no rosto. Basta utilizar o limão como uma espécie de esponja, molhar no açúcar e passar na pele com cuidado.  Em seguida, enxágue bem.

Iogurte e café

2 colheres (de sopa) de iogurte

1 colher (de sopa) de borra de café

Essa receita também pode ser feita no corpo todo. Misture bem os dois ingredientes, aplique sobre o local a ser esfoliado e deixe por cerca de 10 minutos, inicie a esfoliação somente após esse tempo de ação.

Óleo de amêndoas e açúcar

1 colher (de sopa) de óleo de amêndoas

1 colher (de sopa) de açúcar

Esse tipo de esfoliante pode provocar o aumento da oleosidade natural da pele, portanto, é indicado somente para pele do tipo seca.

Anúncio Patrocinado:

esfoliante-caseiro-aprenda-como-fazer-1

Banana, mel e fubá

½ banana

1 colher (de sopa) de mel

2 colheres (de sopa) de fubá

As propriedades da banana e do mel atuam na pele enquanto o fubá e a massagem fazem a esfoliação. Essa receita é indicada para todos os tipos de pele e a esfoliação pode ser feita no rosto e no corpo.

Já falamos aqui tambem sobre a gold mask, que pode ser muito util para limpeza do rosto.

Cuidados para esfoliar o rosto

Todo e qualquer esfoliante contém pelo menos um ingrediente que cause atrito ao entrar em contato com a pele. Por este motivo, eles são muito eficazes para remover as impurezas que dificilmente são retiradas apenas com o uso do sabonete.

Para aumentar a eficiência das receitas, é necessário antes lavar a pele com água e sabonete. Logo em seguida, expor o local a ser esfoliado no vapor de água com camomila (com cuidado para não provocar queimaduras), já que o calor é capaz de estimular a abertura dos poros e assim fazer com que a esfoliação seja mais profunda.

A esfoliação pode provocar arranhões e manchas na pele quando feita incorretamente. Para evitar esses problemas, é importante aplicar o produto com suavidade, fazendo movimentos circulares e sem usar a força. Além disso, não se deve esquecer de enxaguar bem a pele com água fria e evitar sol após a esfoliação.

Recomendados para você:

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *