Dançar faz bem? Veja seus benefícios


Será que dançar faz bem mesmo? Conheça todos os benefícios dessa prática e como aproveitar da melhor forma!

Dançar é um exercício descontraído que tonifica o corpo e relaxa. Seja para se divertir ou com o objetivo de exercitar-se a dança alegra quem pratica. Muita gente se pergunta se dançar faz bem, já que sempre há o risco de luxações e quedas, mas no artigo de hoje, vamos explicar melhor seus benefícios. No passado já falamos aqui da ginástica localizada, mas hoje você vai ver que a dança também pode ser bem útil.

Existem muitos tipos de danças como por exemplo salsa, zumba, de salão e muitas outras. Todas possuem grandes benefícios ao corpo e a saúde. Leia o artigo completo e conheça esses benefícios.

dançar faz bemDançar faz bem?

Dançar é divertido, é descontraído e é indicado a todas as pessoas. Não existe idade certa e nem musica certa para dançar. Atualmente a dança tornou-se um dos exercícios mais procurados em academias. Além de ser um exercício excelente para promover o emagrecimento, também tonifica os músculos e proporciona alegria. Confira a seguir alguns benefícios trazidos pela dança.

Bem-estar

Estamos falando de bem-estar em geral, tanto físico como mental. A dança é capaz de proporcionar ambos. Dançar pode descontrair dos problemas, divertir e auxiliar na saúde.

dançar faz bem

Musculação

A dança pode ser associada a outros exercícios como caminhada e musculação ela sozinha já se encarrega de tonificar e malhar o corpo inteiro, mas em conjunto com a musculação torna-se ainda mais eficaz.

Emagrecimento

Dançar ajuda a emagrecer. Ritmos como a zumba são os mais procurados para a promoção do emagrecimento devido a intensidade da dança. Unir a dança a alimentação saudável é essencial para quem deseja perder peso com saúde.


Confiança

Ritmos sensuais como o tango e a dança de salão podem promover maior confiança para atividades no trabalho. Desinibe quem pratique e transmite a sensação de poder e autoestima.

Combate ao estresse e ansiedade

A dança é descontraída por isso tranquiliza e distrai quem pratica. O exercício é relaxante e proporciona bem-estar.

Bom para o coração

O exercício é responsável por aumentar fluxo sanguíneo e a frequência cardíaca. Diminui o estresse e queima as indesejadas calorias.

Esses são apenas alguns entre muitos benefícios que a dança traz a vida de quem a pratica. Queima de caloria, autoestima e maior flexibilidade também estão inclusas nesses benefícios.

Quem pode dançar?

Todas as faixas etárias podem dançar. Não há contra recomendações, apenas solicita-se a quem sofre de problemas cardíacos conversar com seu médico anteriormente para saber se a pratica do exercício é recomendada no seu caso.

Crianças e idosos devem participar também, pois o exercício ajuda da concentração, melhora a circulação sanguínea e promove alegria.

Qual dança escolher?

Experimente os mais variados tipos de danças que conseguir. Faça uma aula experimental de zumba, uma de dança de salão e outras, assim poderá optar pela que mais gostou. Pode estipular um dia da semana para zumba, outro para o tango.

Quando dançar?

Se não tiver tempo de ir na academia faça aulas em casa. Procure as músicas que mais gosta e dance. Veja aulas na internet e siga as orientações dos professores. Porém não se esqueça que como qualquer exercício a dança exige foco. Se pretende emagrecer através da dança procure fazer mais de uma aula na semana e associa-la a outros hábitos saudáveis.

Gostaram das dicas?

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *