Fitness

Qual o preparo para fazer exame de bioimpedância?




A balança de bioimpedância é um aparelho popular que serve para medir a quantidade de gordura e massa magra do corpo de uma pessoa. Porém, como qualquer outro exame, há uma serie de cuidados que devem ser tomados.

Para entender melhor sobre o assunto e saber como preparar-se para fazer a bioimpedância, basta continuar lendo este conteúdo!

 Qual o preparo para o exame de bioimpedância?

exame de bioimpedância

A balança de bioimpedância consiste na passagem de uma corrente elétrica pelo corpo. Dessa forma, tudo o que alterar a resistência dessa passagem, poderá mudar os resultados do exame.

Embora seja um exame bem rápido, simples e indolor, é preciso ter uma série de cuidados, assim como qualquer outro exame. Ou seja, antes de subir na balança para fazer o exame, é preciso ter certos preparos.

Antes de subir na balança, é preciso ficar sem comer e nem beber durante as 4 horas que antecedem o exame. E, durante o exame, as vezes é preciso se deitar de lado, na posição de supino, em superfície não condutora.

Durante o exame, deve-se retirar objetos metálicos do lado onde os eletrodos estarão e do tronco da pessoa, por exemplo:

  • Relógios;
  • Anéis;
  • Cordões;
  • Colares;
  • Piercings;
  • Brincos;
  • Pulseiras;
  • Entre outros.

Os eletrodos são postos no mesmo lado da pessoa, como na perna direita e braço direito. Estes membros deverão estar afastados 15cm do tronco durante o procedimento.

Além disso, é preciso estar em repouso, para que a medida da resistência e reatância possa se estabilizar mais rápido.

E vale ressaltar que esse exame não pode ser feito por algumas pessoas. Como é o caso de pessoas com marca-passo, ou outros aparelhos eletrônicos dentro do corpo.

Mulheres gestantes e com suspeita de gravidez também não podem fazer o exame. E pessoas com pinos ou placas metálicas na perna esquerda e braço direito ou vice-versa. Isso porque, poderá gerar um resultado errado, ao superestimar a massa magra e subestimar a gordura.

Caso o paciente tenha placas mas apenas em um lado do corpo, o exame poderá ser feito ao colocar os eletrodos no lado onde não há metais.

O que evitar antes do exame de bioimpedância?

É preciso ficar atento quanto a ingestão de bebidas e comidas antes de fazer o exame. Como dito acima, alguns alimentos e bebidas podem alterar o resultado do exame.

Portanto, antes de fazer o exame, você não deverá:

  • Nos 2 dias que antecedem o exame, evite comer alimentos com excesso de cafeína. Como café, chocolates, chás, etc.;
  • Evite ingerir bebidas alcóolicas um dia antes do exame;
  • Bebidas efervescentes;
  • Bebidas energéticas;
  • Diuréticos.

Quanto a alimentação, o ideal é não ingerir nenhum alimento ou bebida entre 3 a 4 horas antes do exame. E, um dia antes ao exame, você deverá evitar fazer qualquer atividade física e não tomar sauna.

Também evite tomar medicamento antes do exame, principalmente os diuréticos, que tende a mudar os resultados. Evite tomar banho ou passar cremes e, de preferência, faça xixi 30 minutos antes do exame.

Tente evitar ficar sentado e levantar-se apenas na hora de fazer o teste, o ideal é ficar de pé por, no mínimo, 5 minutos antes. E, por fim, mulheres que estão durante o seu ciclo menstrual não é aconselhável que façam o teste, tanto na semana que antecede o período menstrual quanto durante o próprio período.

Isso porque, durante a menstruação, as mulheres retém mais líquidos, o que altera os resultados. E se estiver com febre no dia do exame, o ideal é não fazê-lo, pois também poderá alterar ao resultados.

Pode tomar água antes do exame de bioimpedância?

A bioimpedância promove a passagem de uma fraca corrente elétrica pelo seu corpo. Devido a resistência da água a esta corrente, a balança faz todos os cálculos pertinentes.

A possível desidratação, seja por não beber muita água ou pela atividade física, tende a alterar a leitura da bioimpedância, o que gera resultados com baixa precisão. Ao passo que, o consumo em excesso de água também poderá interferir, mas ainda não se sabe se aumentaria resultado do percentual de gordura, água corporal ou massa muscular.

Sendo assim, hidrate-se bem um dia antes ao exame. O ideal é beber cerca de dois copos de água (500ml), por volta de duas horas antes. E mantenha este processo para os futuros testes.

 

Conclusão

exame de bioimpedancia

Em suma, a balança de bioimpedância, que possui uma série de modelos para diferentes funções. Ao contrário das balanças convencionais, que apenas exibem o peso, essas balanças também exibem qual é a sua porcentagem de gordura e massa magra.

Mas, não esqueça de tomar ao devidos cuidados antes de fazer o exame, para obter resultados mais precisos. E caso tenha gostado deste conteúdo, não esqueça de compartilhar com seus amigos!

 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.