Cabelo

Cuidados com o cabelo: hidratação, reconstrução e muito mais!




Cuidar do cabelo pode ser uma tarefa que muitas vezes nem sabemos por onde começar. Mas, hoje nesse artigo você pode saber tudo sobre como cuidar do seu tipo de cabelo especificamente. Confira agora, logo abaixo!

Saiba os cuidados que deve ter com o seu cabelo!

O cabelo é uma peça essencial na auto estima de diversas pessoas. Ele ajuda a emoldurar o rosto e a depender do corte e cor suaviza ou endurecer as expressões do nosso rosto. Às vezes com a correria do dia a dia fica difícil achar tempo para se cuidar e cuidar das nossas madeixas.

Cuidados com o cabelo

Coisas essenciais como hidratar, lavar ou usar protetor térmico podem ser frequentemente esquecidas, por isso, a saúde dos fios pode ficar seriamente comprometida. Ter um cabelo bonito e saudável é o que muitas pessoas almejam, mas para isso é importante ter ao menos alguns desses cuidados especiais. 

 

Cortes de cabelo, uma alimentação saudável e o uso de pentes de dentes largos deve fazer parte da rotina de cuidados capilares se você deseja fios longos e bonitos. No início pode parecer difícil, mas assim que entrar para a rotina será como caminhar no dia a dia e você irá adquirir esses hábitos com facilidade.

 

Hoje você pode conferir tudo sobre cuidados com o cabelo no nosso artigo. Confira abaixo!

Cuidados importantes com o cabelo

Existem muitos cuidados que podem ser tomados com o cabelo para ele ficar bonito e com a saúde em dia. Esses cuidados muitas vezes vão depender do tamanho, tipo, cor e corte do seu cabelo. Você pode conferir algumas dicas essenciais logo abaixo.

Saiba o seu tipo de cabelo para comprar o shampoo e condicionador

Hoje em dia existe nos mercados, farmácias e grandes lojas de cosméticos uma variedade enorme de shampoo e condicionador. Eles podem ser para tipos específicos de cabelo ou especificamente para hidratação, nutrição e reconstrução capilar. 

 

Na primeira esfera os mais comuns são para cabelos lisos, ondulados, cacheados, crespos, tingidos, ressecados, secos, oleosos, anti-caspa, entre outros. Já na segunda esfera existem produtos com maior poder hidratantes, os mais oleosos para nutrição e para repor massa os de reconstrução.

 

Para saber qual produto escolher é importante saber o seu tipo de cabelo e é claro que um cabelo geralmente é a junção de vários tipos, nesse caso você irá escolher o que mais se sobressai. 

 

Por exemplo, se você possui um cabelo cacheado tingido e seco, muito provavelmente a parte seca é a que irá sobressair. Nesse caso, você irá escolher shampoo e condicionador para cabelos secos ou para hidratação, já que essa ajuda a repor a água no cabelo.

Lave o cabelo com água morna

Se você costuma lavar o seu cabelo com água quente isso pode estar fazendo muito mal para os seus fios. A água quente abre as cutículas do fio e isso faz com que toda massa, óleos e hidratação saiam do fio. Por isso, ele pode ficar quebradiço, com frizz e com aspecto de mal tratado.  

cuidados com o cabelo

Por isso, substitua a água quente por água morna imediatamente. O ideal é ainda lavar o cabelo com água fria ou ao menos finalizar a lavagem com um jato de água fria para que as cutículas capilares fiquem fechadas.

Use o protetor térmico quando usar secador de cabelo

Um péssimo hábito que deixa o cabelo ressecado e com aspecto ruim é utilizar fontes de calor sem nenhum tipo de proteção térmica. Você até pode utilizar secador de cabelo, chapinha e babyliss algumas vezes, mas nunca se esqueça do protetor térmico. 

O protetor térmico tem a função de criar uma barreira protetora contra o calor no nosso cabelo. Por isso você consegue modelar os fios sem sofrer com os dados que são geralmente causados. 

 

Quando for escolher um protetor térmico para o seu cabelo sempre verifique no rótulo se ele não possui ingredientes como silicones ou óleos. Pois, esses ingredientes em contato com o calor podem acabar danificando os fios. Caso esteja em dúvida sobre qual produto aplicar para os seus fios, dê uma olhada no artigo dos 10 melhores protetores térmicos para cabelo de 2022.

Mantenha seu cabelo hidratado

Manter o cabelo hidratado é um dos primeiros passos para ter fios bonitos. O cabelo é composto por 12% de água, perdendo a primeira posição apenas para a queratina. A hidratação ajuda a repor a água do cabelo que perdemos no dia a dia nos expondo ao sol, poluição, ou até mesmo calor do secador.

 

Um cabelo que não está hidratado fica opaco, sem brilho e sem movimento. Para recuperar tudo isso é importante estar com a hidratação em dia. O recomendado é que o cabelo seja hidratado no mínimo uma vez na semana e o ideal é que seja hidratado a cada 2 dias.

 Para mais informações sobre os produtos ideais para hidratar os fios, confira os 10 melhores cremes de hidratação de 2022.

Recupere a queratina do cabelo com produtos de reconstrução

O cabelo é formado 85% por uma proteína naturalmente produzida pelo corpo chamada queratina. Um cabelo danificado por químicas, calores excessivos e tinturas acaba perdendo parte da massa capilar e com ela vai embora boa parte da queratina. Por isso, quando isso acontece, produtos de reconstrução são utilizados para recuperar a queratina.

Esses produtos não devem ser utilizados com frequência, principalmente por cabelos saudáveis, pois eles podem acabar pesando e causando um efeito indesejado. Consulte sempre um cabeleireiro experiente para verificar se o seu cabelo precisa ou não de uma reconstrução, além disso, confira quais são as 10 melhores máscaras de reconstrução de 2022.

Use pentes de dentes largos quando o cabelo estiver molhado

Cabelos molhados tendem a ser mais sensíveis e podem quebrar mais utilizando escovas comuns ou pentes finos, principalmente se o cabelo possui químicas ou tinturas. Por isso, é importante utilizar pentes com dentes largos sempre que o cabelo estiver molhado. 

Tenha cuidado também de começar a desembaraçar os cabelos das pontas até chegar à raiz. Isso facilita na hora de tirar os nós dos fios e também evita a quebra capilar.

Corte o cabelo regularmente

Cortar o cabelo regularmente é muito importante para a saúde dos seus fios. Se você deseja ter um cabelo longo ou mesmo curto, e bem cuidado, é importante ao menos tirar as pontas com certa frequência. 

 

Isso porque quando as pontas do cabelo quebram é mais fácil quebrar toda a fibra capilar. Para corrigir esse problema é muito mais fácil cortar as pontas do cabelo e tratar o resto dos fios. 

Proteja seus cabelos dos raios solares

Hoje em dia, existe no mercado uma grande variedade de produtos para cabelo com proteção solar. Pois, os raios solares podem queimar os fios, além de desbotar a cor do cabelo caso ele seja tingido. Ou até mesmo em cabelos naturais a cor pode ser desbotada.

Além disso, ele pode deixar a fibra capilar mais fina fazendo com que quebre mais facilmente. Utilizando os produtos certos que protejam os fios, é muito mais fácil manter um cabelo saudável.

Tome cuidado com o excesso de química

Com a tecnologia avançando, hoje é possível ter o cabelo como você desejar com algumas químicas. É possível mudar a cor, a textura e a forma dos fios. Entretanto, como tudo na vida, essas mudanças podem ter consequências que nem sempre serão boas. 

Para realizar todas essas mudanças, é necessário alterar a estrutura química do fio e isso deixa o mesmo frágil. Por isso, os cuidados devem ser maiores e algumas vezes mesmo com esses cuidados o cabelo pode sofrer um corte químico ou ficar com um aspecto prejudicial para a saúde dos fios.

Siga uma dieta saudável

Como já sabemos, o nosso corpo transmite aquilo que a gente come. Por isso, para ter uma pele, cabelo e unhas bonitos e saudáveis é preciso ter também uma dieta saudável. Comer alimentos com fibras, colágeno e proteína é muito importante para uma saúde completa.

Beber bastante água e se manter sempre hidratado também é importante para transparecer nos fios. Como já foi dito anteriormente, 12% da fibra capilar é composta por água, o que corresponde ao segundo maior componente do cabelo. 

Aproveite as dicas de cuidados com o cabelo e o mantenha saudável!

Deixa o seu cabelo bonito e saudável é uma tarefa fácil quando você toma os cuidados necessários. Hoje demos dicas essenciais nesse artigo para você não se esquecer de cuidar dos fios e manter o seu cabelo sempre coberto de elogios por onde passar.

As principais dicas na hora de manter um cabelo é cortar pelo menos as pontas regularmente, usar protetor térmico sempre que utilizar fontes de calor e evitar elas e manter sempre o cabelo hidratado. Além disso, manter uma dieta e hidratação saudáveis é essencial.

Não se esqueça de aplicar todas as dicas desse artigo na hora de cuidar dos fios e consultar esse artigo sempre que tiver dúvidas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.