Como calcular IMC?


Aprenda como calcular imc e veja se você está no peso correto para sua altura!

Cuidar do peso e da saúde, naturalmente, envolve diversos fatores, neste contexto, saber como calcular o IMC (Índice de Massa Corpórea) pode ser favorável nos mais diversos casos, em especial para ter melhor consciência de sua saúde no que diz respeito ao peso considerado ideal para cada pessoa. No texto a seguir, confira os principais aspectos e saiba como calcular o seu IMC!

Saiba como é o cálculo do IMC

Conforme citado anteriormente, IMC refere-se ao índice da massa corpórea, é uma medida internacional baseada em dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), para realizar seu cálculo, basta dividir o peso em kg pelo quadrado da altura em metro.

Hoje em dia, é possível calcular o seu IMC em diversas plataformas on-line, como no site da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica). No entanto, deve-se levar em consideração que essa alternativa deve ser usada apenas para fins informativos, afinal, para esclarecer dúvidas sobre a sua saúde e ter auxílio adequado em torno de sua faixa de peso ideal, é indispensável buscar por um profissional capacitado.

Aponta-se que o IMC abaixo de 18,5 pode ser um sinal de desnutrição ou característica particular, já entre 18,6 e 24,9 é considerado uma faixa de peso normal. No entanto, a partir de 25,0 o quadro de sobrepeso começa e é preciso ter atenção, sendo que a partir de 30,0 o resultado pode caracterizar obesidade e acima de 40 obesidade mórbida.

É interessante citar que há uma série de debates em torno da classificação do IMC infantil, muitos profissionais apontam que o mesmo método usado em adultos, não seria eficaz nas crianças, sendo necessário aperfeiçoar o procedimento.


Índice de IMC

O IMC e a obesidade

A obesidade é uma doença com piora geralmente progressiva quando não tratada adequadamente. Embora o IMC seja um dos indicadores para a doença, acredita-se que outros fatores precisam ser levados em consideração para o diagnóstico e identificação de riscos, como taxa de colesterol e circunferência abdominal. Há quem acabe apelando para remédios como a sibutramina, mas o ideal é sempre procurar seu médico de confiança para tratar das questões relativas ao seu peso.

Como calcular o IMC Infantil?

O conhecimento da faixa de peso ideal para as crianças também é fundamental, uma vez que a obesidade infantil é um problema que apresenta grande crescimento nos últimos anos e pode ter impactos severos na saúde das crianças. No entanto, o cálculo de IMC é diferente, pois para crianças e adolescentes, o resultado corresponde ao cálculo do percentil o do escore Z-IMC, trata-se basicamente, de um cálculo realizado por meio do método LMS, que leva em consideração o sexo, idade, peso e altura.

Neste caso, aponta-se que o resultado abaixo de -2, indica abaixo da faixa de peso considerada ideal, porém, pode ser uma característica da pessoa, sendo necessário ter certeza por meio de avaliação médica que não se trata de desnutrição ou outro problema. No caso de -2 e abaixo de +1, o peso é considerado normal.

Já para resultados +1 e inferior a +2, os indícios do sobrepeso podem estar surgindo e acima de +2, é considerado obesidade. É preciso se preocupar também com a alimentação das crianças, para que seja o mais saudável possível, evitando excessos.

Importante!

Sempre procure seu médico antes de iniciar qualquer dieta ou usar qualquer tipo de suplemento!


1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *