Chá para Menopausa: conheça os 2 melhores para aliviar os sintomas!


Conheça 2 receitas de Chá para menopausa que funciona de verdade para combater seus sintomas, confira e tenha mais paz

Em nosso cotidiano, temos no mercado suplementos e alimentos funcionais para várias áreas da saúde feminina: remédios para cólicas, anticoncepcionais, remédios para apetite, enfim, uma infinidade de tratamentos que ajudam nossa vida. Mas existem alguns problemas, que podem ser resolvidos com receitas do tempo da vovó e que ainda funcionam, como é o caso que trataremos hoje, ao falar sobre chá para menopausa. Falaremos de 2 receitas top e que historicamente sempre funcionaram.

Obviamente, eles não substituem uma ida ao médico, que é quem realmente lhe dirá o que fazer, mas com certeza eles vão te ajudar a aliviar sintomas como cólicas, suores, calores e demais advindos da menopausa. Mas primeiro, é preciso explicar o que é a menopausa e como ela afeta o seu corpo.

Menopausa – do que se trata?

Chá para menopausa

Indo direto ao assunto, podemos dizer que a menopausa é a última menstruação da mulher.O climatério é a fase da vida em que ocorre a transição do período reprodutivo ou fértil para o não reprodutivo, devido à diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários.

O que ocorre é que a insuficiência ovariana é secundária ao esgotamento dos folículos primordiais que constituem o patrimônio genético de cada mulher. A diminuição dos níveis hormonais é um fato que ocorre com todas as mulheres e se inicia ao redor dos 40 anos. Algumas mulheres podem apresentar um quadro mais acentuado de sinais e sintomas, porém todas chegarão à menopausa.A menopausa delimita as duas fases do climatério, o climatério pré- menopausa e o pós-menopausa.A idade média das mulheres na menopausa é de 51 anos, podendo variar de 48 a 55 anos.

Efeitos da Menopausa

As ondas de calor afetam 75% a 85% das mulheres. Elas normalmente começam antes das menstruações cessarem. Elas duram em média quase sete anos e meio, mas podem durar mais de dez anos. As ondas de calor costumam se tornar menos intensas e ocorrer com menos frequência à medida que o tempo passa.

As causas das ondas de calor são desconhecidas. Mas podem envolver a restauração do termostato cerebral, o hipotálamo, que controla a temperatura corporal. Consequentemente, aumentos muito baixos de temperatura podem fazer com que a mulher sinta calor. As ondas de calor podem estar relacionadas a flutuações dos níveis hormonais. Não existe evidência científica de que comida apimentada ou bebidas alcoólicas desencadeiam as ondas de calor.


O corpo, sofrendo essas transformações, faz com que as mulheres acabem sentindo vários problemas na pré menopausa(fase que ocorre quando a menopausa está chegando), tais como:

  • Calor excessivo
  • Secura vaginal
  • Ardor/dor durante a relação sexual
  • Alterações do sono
  • Menor desejo sexual
  • Queda de cabelo
  • Dor de cabeça
  • Depressão
  • Irritabilidade
  • Osteoporose.

E uma boa forma de aliviar esses problemas é a utilização de chás, como os que vamos apresentar aqui.

Chá para menopausa – 2 receitas Top

receita de cha para menopausa

Chá para menopausa de Amora

Seu preparo é super fácil, veja só:

Ingredientes:

  • 1 punhado de folhas de amora
  • 1 punhado de anis estrelado
  • 1 punhado de melissa
  • 1 punhado de alecrim
  • 1 litro de água mineral

Modo de Preparo:

  • Primeiro você deve colocar a água mineral para ferver, assim que a água estiver fervendo, apague o fogo e acrescente as ervas. Tampe a panela ou caneco, enfim, o recipiente que tenha feito o chá e aguarde 15 minutos.

È interessante que ele seja tomado ao menos 2x por dia.

cha de amora para menopausa

Chá de aquileia, alquemila e sálvia

Esse chá é composto por três ervas com efeitos sabidamente positivos sobre os sintomas da menopausa. A sálvia tem propriedades calmantes, antioxidantes e ansiolíticas. A alquemila melhora o trânsito intestinal e seus flavonoides ajudam a repor níveis hormonais. A aquileia ajuda a manter a hidratação natural da pele, que fica dificultada na menopausa, e tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.

O chá deve ser feito misturando-se as três folhas em um recipiente com tampa até que ressequem. Quatro colheres de chá da mistura são suficientes para serem infundidas em um litro de água.

Importante

As informações aqui presentes são de domínio público na internet, sempre procure seu medico antes de tentar qualquer tipo de tratamento para menopausa.Não nos responsabilizamos pelo mal uso das informações aqui apresentadas.

Conclusão

Bem pessoal, esperamos que essas dicas sobre chá para meno pausa tenham sido úteis ok?

Dúvidas e sugestoes podem deixar nos comentários, até a próxima!

Referências: Gineco


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *