Chá de Alecrim: veja os benefícios pro corpo


O chá de alecrim é bem famoso, podendo ser usado em várias circunstâncias para tratar sintomas de problemas. Devido às suas propriedades, o alecrim pode ser usado para problemas de memória, infecções, má digestão e também para ajudar na circulação do sangue. O seu chá ainda pode ser benéfico para o sistema imunológico, ajudando a prevenir alguns tipos de câncer.

A seguir, conheça todas as propriedades do chá de alecrim e os seus benefícios para o corpo.

chá de alecrimPropriedades do Chá de Alecrim

O chá de alecrim consegue entregar tantos benefícios para o corpo e para a saúde devido às suas propriedades antissépticas, estimulantes, atiespasmódicas, expectorantes, diuréticas, descongestionantes e também pela sua ação de relaxamento.

Para oferecer tantas propriedades e ser tão benéfico, o alecrim é composto de vários ativos como mirceno, cânfora, pineno, borneol e vários outros.

Benefícios do Chá de Alecrim

O chá de alecrim é muito bom para a memória, além de ajudar a melhorar o foco e a concentração. Pessoas com Alzheimer, por exemplo, podem usufruir do chá de alecrim para algumas melhorias. O chá de alecrim ainda possui fitoquímicos que contribuem para melhorar as linhas de defesa do organismo, agindo como um antibactericida.

É um chá ainda com função antioxidante e por isso impede as ações dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e por vários outros problemas de saúde. O alecrim também melhora a circulação devido à sua ação antioxidante.

O alecrim ajuda a combater a sensação de estômago pesado após uma refeição, sendo assim muito bom para combater a má digestão. O chá também ajuda na prevenção do câncer, principalmente se for combinado com uma boa alimentação. O chá de alecrim também atua no fluxo sanguíneo, controlando a pressão arterial e permitindo que as células tenham mais acesso aos nutrientes que precisam.

chá de alecrimDicas para o consumo do Chá de Alecrim

É recomendado consumir de duas a três xícaras do chá de alecrim diariamente para conseguir usufruir de todos os benefícios mencionados. Dê preferência aos ramos frescos do alecrim, pois dessa forma as propriedades são mais preservadas.

Há ainda como potencializar a ação calmante do chá de alecrim, para isso basta acrescentar gotas de limão ou uma colher de mel ao chá. O alecrim também pode ser consumido com algumas raspas de gengibre, para assim contribuir para o emagrecimento.

Como preparar Chá de Alecrim

Para preparar o chá de alecrim, você deve ferver uma quantidade de água igual a duas xícaras. Quando iniciar a fervura, desligue o fogo e adicione duas colheres de folhas de alecrim. Deixe abafar por 10 minutos, coe e tome sem açúcar.

Como mencionamos, você pode adicionar ao chá o que quiser, de acordo com o seu intuito. Não é preciso nenhum tipo de recomendação para o consumo de chá de alecrim, mas caso você sofra com alguma doença, é fundamental buscar ajuda médica e combinar o tratamento recomendado pelo profissional com o consumo do chá, se for possível. O chá de alecrim não possui muitas calorias.

Já falamos em outro artigo sobre as frutas low carb, sugiro a leitura!

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários

Recomendados para você:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *