Capoeira: conheça os benefícios para saúde


Veja como a capoeira pode te dar qualidade de vida e melhorar sua saúde, clique e confira!

A capoeira é um esporte que tem origem africana e foi difundida no Brasil pelos escravos, mas atualmente ela é parte da história e cultura brasileira, tanto que recebeu pela Unesco o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Essa arte marcial tem como característica misturar a dança, luta e esporte, por  ter golpes rápidos e movimentos mais complexos como chutes, joelhadas, cotoveladas e outras acrobacias, que pode ser feitas no solo ou no ar.

06_12_13_destaque02_provado_projeto_que_institui_dia_nacional_da_capoeira

 

Beneficios da capoeira para a saúde

A Capoeira é um esporte completo e consegue trabalhar todo o corpo em apenas uma aula, uma vez que você movimentará membros inferiores e superiores além de fortalecer os músculos do tronco e do abdome favorecendo o equilíbrio do corpo evitando problemas de coluna. Esse esporte por trabalhar todo o corpo é responsável por melhorar o condicionamento cardiovascular e músculo esquelético usando para isso apenas o próprio peso do corpo.

Os muitos golpes praticados na capoeira exigem que a pessoa que está praticando fique equilibrada em apenas um membro, além de que para praticar esses movimentos é necessário desenvolver elasticidade, que ocorre ao longo do tempo, ou seja quanto mais você praticar capoeira, melhor será a sua coordenação e flexibilidade.

Outro motivo para que você pratique capoeira e que ela ajuda a reduzir o estresse, uma vez que como outros esportes, ela  libera endorfinas no corpo humano, e essa substância é responsável por deixar você se sentindo mais leve e com uma sensação de bem estar.


Outros benefícios da capoeira

Capoeira-Wallpaper-PC-Images-HD-98667-1024x682

A capoeira possui inúmeros beneficios, além de auxiliar na saúde e bem estar, ela ainda é boa para o corpo e a mente, uma vez que é preciso melhorar o comportamento com outras pessoas nesse esporte, já que ele é praticado em duplas. A capoeira também ensina a ter maior respeito e cuidado com o próximo. Por conta disto é uma ótima opção para crianças e adolescentes cuidarem da saúde.

Outros benefícios da capoeira são:

 

  • Pessoas de todas as idades podem praticar a capoeira, devido à sua característica multifacetada, pode ser praticada por pessoas de qualquer idade. Hoje em dia existem inúmeros profissionais especialistas em áreas específicas para o treinamento de capoeira: capoeira para crianças, capoeira para atletas, capoeira para a terceira idade, dentre outros. Materiais didáticos também são inúmeros nos dias atuais, o que eleva a capoeira a um patamar de disciplina pedagógica com relevância.
  • Define o corpo: A capoeira é também considerada uma das melhores atividades para quem quer manter a forma e “desenhar” o corpo, o que, também, muitas vezes ajuda a elevar a auto estima.
  • Estimula o respeito pelo próximo: A capoeira desenvolve o respeito, a tolerância. No caso das crianças, especialmente, com essa atividade elas aprendem, por exemplo, que precisam ter cuidado com o movimento que pretendem fazer para não machucar o outro; entendem que a atividade acontece entre todos.
  • Amplia o conhecimento: Quem pratica capoeira não só se exercita, mas recebe importantes informações sobre a cultura popular, a origem da prática, as tradições celebradas em músicas e canções etc. Tudo isso é muito válido, tanto para crianças como para adultos!
  • Desestimula a timidez: A capoeira é uma atividade que envolve dança, música, diferentes movimento. O que faz com que não exista  espaço para timidez. Todos os participantes, sejam adultos, sejam crianças, estão ali expostos ao grupo com todas as suas imperfeições. Com isso, aos poucos, qualquer insegurança perde a força, pois todos se respeitam e estão ali para vivenciar tudo aquilo juntos.

Se você se interessou pela capoeira procure por um instrutor hoje e mesmo e comece a praticar esse esporte que tem tudo haver com o Brasil.