Canela de velho é uma planta com vários benefícios para o corpo, veja como ela age e que benefícios traz!
Canela de velho é o nome popular de uma planta chamada Miconia albicans, de origem nordestina. Encontramos a canela de velho em abundância nos estados do Sergipe e Bahia, pois ela se adapta melhor ao clima quente. Suas folhas são verdes e brilhantes, levemente arredondadas em suas extremidades.
Para fazer chás, utilizamos as folhas da planta, mas a mesma também possui pequenos frutos ao longo de sua haste. O chá de canela de velho é muito conhecido por quem busca um tratamento natural para dores e inflamações e pode ajudar nos sintomas de diversas doenças.
Benefícios do chá
A planta é dotada de muitas propriedades medicinais e pode atuar como antioxidante, analgésico, anti-inflamatório e diurético. Seu uso pode auxiliar no tratamento de fibromialgia, reumatismo, dores e inflamações nas articulações, bursite, tendinite e dores de coluna, além de exercer ações para a purificação do sangue e redução dos radicais livres.
Pode atuar no trato digestivo, reduzindo sintomas como diarreia e gastrite. Seu uso pode ser benéfico também para os diabéticos, pois auxilia na redução da taxa glicêmica. A canela de velho pode ser um importante aliado também no tratamento de artrose, pois elimina dores e inflamações nas articulações, reduzindo o inchaço.
Onde comprar canela de velho em capsulas?
Em farmácias de manipulação como a eficácia voce encontra com otimo preço, clique e confira:
Como fazer o chá de canela de velho
Para fazer o chá você vai precisar de 15 a 20 folhas de canela de velho e 1 litro de água. Ponha a água em uma panela e leve ao fogo até ferver, só depois da fervura você poderá adicionar as folhas. Coloque as folhas na água fervente por cerca de 30 segundos, desligue o fogo e deixe tampado por aproximadamente 1 hora. Coe e beba diariamente por cerca de um mês. Você pode beber o chá quente ou frio. Beba duas vezes ao dia, antes das principais refeições. O líquido que sobrar você pode usar para banhar as áreas do corpo que estão doloridas.
Contraindicações e efeitos colaterais
O chá de canela de velho não possui contraindicações e até então não foram identificados nenhum tipo de efeitos colaterais com seu uso, mas deve-se procurar um médico antes de qualquer tratamento, inclusive os naturais. Caso você já esteja fazendo algum tratamento médico convencional, não o interrompa, use o chá para que seu efeito seja ainda mais potencializado.
As variações da canela de velho no mercado
Com o avanço da indústria farmacêutica, é normal que possamos encontrar vários medicamentos baseados em plantas medicinais e que prometem fazer o mesmo efeito, com a canela de velho não foi diferente. Em farmácias é possível comprar cápsulas produzidas através da planta.
Além das cápsulas, podemos encontrar em lojas de produtos naturais a erva de canela de velho, feita através da desidratação da planta. É importante salientar que deve-se cuidar a composição tanto das cápsulas quanto da erva, pois a planta deve ser o único componente ativo.
O chá é, sem dúvidas, a melhor recomendação para quem quer começar o tratamento. É totalmente natural e possibilita que você avalie as condições das folhas da planta antes de comprá-la. Além disso, possui preparo fácil.
Gostaram das dicas?
Se tiverem alguma duvida falem conosco nos comentários!