Canabidiol – do que se trata? Faz bem para a saúde?


Canabidiol é uma das substancias encontradas na maconha. Essas substancias prometem auxiliar em tratamentos de doenças terminais aliviando as dores do paciente. Esse artigo vai ensinar tudo sobre essas substancias e suas propriedades, desmistificando seu uso.

canabidiolO que é Canabidiol?

indo direto ao assunto, são substancias químicas presentes na cannabis sativa conhecida popularmente como maconha. O canabidiol não é o responsável pelos efeitos causados ao fumar a planta. Ainda necessita-se de estudos para comprovar os efeitos benéficos e as contraindicações de remédios que contenham o canabidiol.

Atualmente alguns remédios feitos dessa substancias são indicados para pessoas que sofram com convulsões, em tratamentos contra câncer, Alzheimer, esclerose múltipla e muitos outros tratamentos. Fumar maconha não produz os efeitos esperados para tratar as doenças, somente o remédio d e canabidiol , com o extrato dessa substância é indicado para alguns quadros e ainda é proibido em alguns países.

Efeitos benéficos do canabidiol no organismo

Entre os efeitos causados pela substancia destacam-se os efeitos analgésicos em quadros de dores crônicas como no caso de fibromialgia, câncer terminal e escleroso. A substancia está presente em até 40% da planta e auxilia em casos de depressão e ansiedade. Estudos mostram os efeitos do canabidiol em pacientes com glaucoma pois a substancia ajuda a diminuir a pressão intraocular.

Alivia a espasticidade e aumenta a tolerância de dor. Os efeitos da susbstância estão sendo estudados para garantir a segurança do seu uso, bem como assegurar os efeitos benéficos da sua utilização em pacientes.


Regulamentação no Brasil

canabidiol usos

O Conselho Regional de Medicina junto com a ANVISA trabalha em prol do uso do canabidiol no país. Desde o final do ano de 2014 o Conselho Regional de Medicina declarou liberado o uso da substancia em alguns pacientes. No ano seguinte o canabidiol foi retirado da lista de substancias perigosas e a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária regulamenta seu uso.

Os medicamentos que contenham essa substância não são recomendados para todos os quadros e muitas vezes o paciente que deseja toma-lo ou seus representantes legais pedem judicialmente que seja liberado. Se for pedido via judicial o uso de algum medicamento que contenha essa substância em sua formula o paciente deverá comprovar uma série de documentos e laudos médicos que comprovem a importância do seu uso para o paciente após os medicamentos nacionais não serem mais de auxílio ao quadro clinico do paciente.

Ele causa dependência química?

A susbstância isolada não causa dependência química e nem possui efeitos alucinógenos como no caso da maconha que é fumada por pessoas que procuram sentir esses efeitos. Como vimos anteriormente o canabidiol trata-se de uma substancia presente na cannabis e está sendo estudada para fins medicinais.

Por que o canabidiol tem que ser importado para o Brasil?

O Brasil não fabrica o canabidiol então pessoas que precisam usar medicamentos que possuam a substancia e tenham sido prescritos por médicos neurocirurgiões e psiquiatras devem importar o medicamento. A importação dos produtos com canabidiol devem ser autorizados pela ANVISA apresentando laudos e receitas medicas que comprovem a prescrição do mesmo.

Importante

Nosso site não faz apologia ao consumo de nenhuma substância ilegal. Sempre procure seu médico se tiver qualquer dúvida. Diga não as drogas!

Sugestões de novos artigos podem ser deixadas nos comentários.

Referências: anvisa


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *