Veja como a calistenia pode te ajudar a alcançar o corpo desejado, clique e confira
Em algum momento da sua vida você já praticou essa modalidade de exercícios, mesmo que não soubesse que eles tinham uma categoria própria. A calistenia é um conjunto de exercícios que utilizam apenas o peso do próprio corpo, sem equipamentos, sem pesos extras e, de preferência, ao ar livre.
Eles podem ser uma ótima alternativa para aqueles que não gostam de ir à academia mas querem fazer algum tipo de atividade física. O desempenho do praticante não é prejudicado pela simplicidade da execução sem utensílios e os resultados são bem próximos dos conquistados em academias. Dizem ser uma boa para quem pratica o jejum intermitente e a dieta low carb.
Como começar a praticar os exercícios da calistenia?
Mesmo que sejam executados de maneira simples, os exercícios da calistenia são muito intensos e podem até mesmo serem um pouco complexos de entender no início. Por isso, o ideal é começar pelo básico.
Trace suas metas e o seu objetivo final, se você quer perder peso, ganhar massa muscular ou ainda, aumentar a sua resistência muscular através dos exercícios. Lembre-se que os exercícios devem te tirar da zona de conforto e, sentir algumas dores é normal. Quando você começar a se sentir confortável com o treinamento e achar os exercícios fáceis de serem executados, você deve aumentar a intensidade.
Planeje seus treinos
O ideal é que você selecione um grupo muscular para ser trabalhado a cada dia, assim, evitará sobrecargas musculares e possíveis lesões. Veja agora quais áreas musculares você pode trabalhar e quais os exercícios que podem ser praticados para o fortalecimento de cada uma delas.
Treino de músculos superiores: Aqui, vão ser trabalhados os músculos do braço, peitoral, costas e abdômen. Você pode separá-los em dois grupos, para que possa focar melhor em seus exercícios. Os exercícios que podem ser praticados para trabalhar com essas musculaturas são abdominais, flexões e apoios, por exemplo, mas você pode achar vários outros com uma simples pesquisa em sites de profissionais da área.
Treino de músculos inferiores: Nessa região trabalhamos os músculos do quadril, joelhos, glúteos e panturrilhas. Para que sejam fortalecidos, podemos executar agachamentos, corridas, bicicleta e saltos com corda, além de outros que dependem da sua capacidade física, mas vamos nos manter nos mais simples inicialmente.
Conheça os benefícios da prática de calistenia
Praticar a calistenia, assim como qualquer outro esporte e exercício físico, vai trazer inúmeros benefícios para a sua saúde. Listamos alguns para você:
– Expande a massa muscular magra;
– Desenvolve a força física;
– Aperfeiçoa a resistência e a flexibilidade
– Desenvolve a coordenação;
– Aumenta o gasto de energia;
– Deixa o metabolismo mais eficiente;
– Diminui a gordura corporal.
E além disso tudo, são exercícios gratuitos, que não necessitam de equipamentos, podem ser praticados por pessoas em qualquer condição física e ainda nos deixam em contato com a natureza.
Sugestões de novos artigos podem ser deixadas nos comentários!