Saude

Bursite: porque ocorre? como cuidar?




Bursite pode ser um grave problema, veja como ocorre e como se pode tratar

Quem sofre com essa dor sabe muito bem que a bursite, uma vez instalada no corpo, demora para curar. Para quem ainda não conhece a doença vamos explicar porque ela ocorre e como deve ser cuidada para que melhore as dores. Confira no artigo tudo o que você precisa saber sobre essa doença que incomoda milhares de pessoas no mundo todo, ainda mais quem não possui um bom plano de saúde.

Como estamos na era tecnológica, cada vez mais pessoas estão contraindo a doença, principalmente os jovens, isso mesmo! Bursite já foi uma doença, considerada de pessoas mais velhas. Por conta da digitação excessiva, nos computadores, tablets e celulares a doença vem tomando proporções maiores e afetando cada vez mais pessoas jovens

Bursite
Bursite: porque ocorre? como cuidar? (Foto: Divulgação)

Porque ocorre a bursite?

A bursite, nada mais é do que uma inflamação que ocorre na bolsa sinovial, que está localizada entre a pele e o tendão, ou também pode ocorrer entre o osso e um tendão. Essa bolsa tem a função de amortecer no deslizamento dos tecidos e na nutrição dos mesmos. Ela pode ser crônica ou aguda, a bursite crônica é mais comum de acometer os ombros, nos quadris e nos cotovelos, porém também pode surgir em outras partes do corpo como calcanhares, joelhos e tendão do pé, como também em outras articulações. Concluindo, a bursite surge próximo às articulações, que fazem movimentos repetitivos.

Bursite
Bursite: porque ocorre? como cuidar? (Foto: Divulgação)

A bursite ocorre por conta de movimentos repetitivos que são realizados pelas articulações, ou até mesmo posições que podem danificar à Bursa (bolsa sinovial que é cheia de líquido), nas seguintes ocasiões:

– Lançar bolas ou levantar algo sobre sua cabeça repetidamente

– Ficar muito tempo sentado, principalmente sobre lugares pouco confortáveis e com superfícies duras

– Apoiar-se em seus cotovelos por longos períodos de tempo

– Algumas bursas, como no joelho e cotovelo ficam logo abaixo da pele. São esses os locais do corpo com maior risco de traumas que podem ocasionar à bursite

– Ajoelhar-se por períodos longos de tempo.

A bursite também pode ocorrer devido a traumas ortopédicos, por gota, por algum tipo de infecção, por processos reumatoides e em alguns casos não é possível descobrir a causa da bursite.

Bursite
Bursite: porque ocorre? como cuidar? (Foto: Divulgação)

Como tratar a bursite?

A bursite pode ser tratada de várias formas, vai depender do grau da doença e da determinação médica. Entre os tratamentos podemos destacar os seguintes:

– Aplicação de gelo;

– Repouso;

– Analgésico;

– Terapia, para fortalecer os músculos e evitar a lesão, também poderá fazer exercícios físicos;

– Também poderá fazer uma injeção de corticosteroide direto na região onde está localizada a Bursa com o objetivo de diminuir a inflamação. Esse tipo de tratamento promove alívio imediato da dor e na maioria dos casos é o suficiente para curar o problema;

– Punção para remover a inflamação ou o conteúdo líquido traumático;

– Em últimos casos o médico pode fazer uma cirurgia para remoção da inflamação na Bursa.

Tem também medicamentos que podem tratar esse problema, mas devem ser recomendados por um médico. Lembre-se que automedicação pode trazer sérias consequências ao seu organismo.

One Comment

  1. Tenho atualmente bursite e estou a um mês com esta doença que está me deixando muito estressado, pois sinto muitas dores e tenho problemas para dormir. Já estive em 4 médicos para fazer avaliação e exames como ressonância magnética, raio x e obter uma resposta conclusiva sobre este tema. Tomei antiflamatorio, injeção de corticóides e algumas medições para aliviar a dor que é intensa, mais ainda nada melhorou. Quero saber mais sobre esta doença e como tratá-la. Também estarei iniciando semana que vem fisioterapia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.