Conheça os benefícios da prática do ballet para o corpo e por que faz tão bem sua prática.
Quem gosta das artes e da dança, mas tem preguiça de exercícios convencionais como a academia e musculação, o ballet pode ser um grande atrativo. No artigo de hoje vamos explicar um pouco sobre os benefícios que ele pode dar ao corpo com sua prática. Mas antes vamos entender um pouco da sua história.
O que é o ballet
O Ballet surgiu como espetáculos solenes durante o período renascentista. Eram espetáculos apresentados em festas aristocráticas, onde músicos e bailarinos da corte colaboravam para criar entretenimento para a nobreza. A coreografia era adaptada nos passos das danças nobres, os dançarinos vestiam-se da roupa da moda e, ao fim, era comum o “público” entrar na dança. No mundo atual, o ballet é praticado em academias e escolas de dança, não só como expressão artística, mas também como uma forma de exercitar o corpo, uma atividade física rotineira. A seguir vamos falar dos benefícios dessa prática.
Benefícios do Ballet para o corpo
São muitos benefícios para quem opta por dançar balé. Os movimentos enrijecem a barriga, endireitam a coluna e alinham os ombros. Isso acontece porque o abdômen é um dos centros de força do corpo e, consequentemente, é muito exigido durante a execução das posturas. As pernas e os braços são trabalhados ao máximo também. Os músculos ficam bem definidos, mas alongados.Além disso, existem outros benefícios, tais como:
Queima até 790 calorias em meia hora
Isso mesmo que você leu. Em apenas 30 minutos de uma aula de nível avançado, o aluno consegue perder por volta de 790 calorias. O ideal é praticar de 2 a 3 vezes por semana.
Disciplina e controle mental
A dança exige muita concentração na execução de cada movimento, o que aumenta o controle mental sobre o corpo e melhora a disciplina de cada praticante;
Postura e alongamento
Ganhar alongamento, boa postura, condicionamento físico, tônus muscular e modelar o corpo são os benefícios físicos da prática do balé clássico. Os resultados são conseguidos pela própria força que se coloca para executar o passo. Trabalha-se com a força do próprio corpo, principalmente, a musculatura das pernas, do abdómen e do glúteo.
Além de todos os benefícios para o corpo, o balé é também uma alternativa para relaxar das tensões do dia a dia.Uma pesquisa realizada recentemente relatou que o ballet é mais que apenas uma dança, tratando-se na verdade de uma atividade física completa, trazendo mais benefícios do que a Natação para quem pratica.
Importância do calçado certo
Para evitar que ocorram lesões na prática é importante que se use o calçado correto, sem improvisos. Uma boa escolha é a melissa ballet por exemplo.O uso calçado correto na prática dessa arte/esporte, evita o surgimento de lesões e problemas decorrentes.
Existem contra indicações?
Não existem contra indicações absolutas e sim relativas. Nesse caso, a sensibilidade do professor no cuidado com os alunos, é fundamental. por exemplo uma aluna com qualquer problema no joelho, não executará um grandpliê na sua máxima amplitude e/ou não fará algumas posições específicas do Ballet clássico que possam ser prejudiciais, mas caso não haja nenhum problema ósseo ou muscular, não costumam haver impedimentos para a prática do ballet.
Conclusão
Bem pessoal, esperamos que tenham curtido as dicas e que consigam dar início a prática do ballet para melhorar sua qualidade de vida e seu corpo.
Pra quem quer perder peso, sugiro ler sobre o emagrecedor emagtramina que é bem legal.
Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários.
Chamo-me Maria e fui operada á cervical no passado mes de outubro. Coloquei 2 proteses a substituir dois discos e tirei hérnia discal. Neste momento faço fisioterapia. Tenho uma deformaçao ao nivel dos ombros que nunca foi corrigida em criança. Sinto me um pouco complexada porque não visto a roupa que gostava. Não sei se com a prática do balet eu conseguiria corrigir grande parte da minha postura, visto ja ter 44 anos. Fiz muita natação, aeróbica e alguns exercicios de musculaçao, mas deixei de fazer devido ao meu problema porque tinha imensas dores. Gostava de obter uma resposta da vossa parte. Estou um pouco limitada pois não posso fazer pesos. mas não me impede de fazer algum exercicio fisico.