Ballet: os benefícios para o corpo

Conheça os benefícios da prática do ballet para o corpo e por que faz tão bem sua prática.

Quem gosta das artes e da dança, mas tem preguiça de exercícios convencionais como a academia e musculação, o ballet pode ser um grande atrativo. No artigo de hoje vamos explicar um pouco sobre os benefícios que ele pode dar ao corpo com sua prática. Mas antes vamos entender um pouco da sua história.

O que é o ballet

ballet beneficios

O Bal­let sur­giu como espe­tá­cu­los sole­nes durante o período renas­cen­tista. Eram espe­tá­cu­los apre­sen­ta­dos em fes­tas aris­to­crá­ti­cas, onde músi­cos e bai­la­ri­nos da corte cola­bo­ra­vam para criar entre­te­ni­mento para a nobreza. A core­o­gra­fia era adap­tada nos pas­sos das dan­ças nobres, os dan­ça­ri­nos vestiam-se da roupa da moda e, ao fim, era comum o “público” entrar na dança. No mundo atual, o ballet é praticado em academias e escolas de dança, não só como expressão artística, mas também como uma forma de exercitar o corpo, uma atividade física rotineira. A seguir vamos falar dos benefícios dessa prática.

Benefícios do Ballet para o corpo

São muitos benefícios para quem opta por dançar balé. Os movimentos enrijecem a barriga, endireitam a coluna e alinham os ombros. Isso acontece porque o abdômen é um dos centros de força do corpo e, consequentemente, é muito exigido durante a execução das posturas. As pernas e os braços são trabalhados ao máximo também. Os músculos ficam bem definidos, mas alongados.Além disso, existem outros benefícios, tais como:

Queima até 790 calorias em meia hora

Isso mesmo que você leu. Em apenas 30 minutos de uma aula de nível avançado, o aluno consegue perder por volta de 790 calorias. O ideal é praticar de 2 a 3 vezes por semana.

Disciplina e controle mental

A dança exige muita concentração na execução de cada movimento, o que aumenta o controle mental sobre o corpo e melhora a disciplina de cada praticante;

Postura e alongamento
Ganhar alongamento, boa postura, condicionamento físico, tônus muscular e modelar o corpo são os benefícios físicos da prática do balé clássico. Os resultados são conseguidos pela própria força que se coloca para executar o passo. Trabalha-se com a força do próprio corpo, principalmente, a musculatura das pernas, do abdómen e do glúteo.

Anúncio Patrocinado:

ballet fitness

Além de todos os benefícios para o corpo, o balé é também uma alternativa para relaxar das tensões do dia a dia.Uma pesquisa realizada recentemente relatou que o ballet é mais que apenas uma dança, tratando-se na verdade de uma atividade física completa, trazendo mais benefícios do que a Natação para quem pratica.

Importância do calçado certo

Para evitar que ocorram lesões na prática é importante que se use o calçado correto, sem improvisos. Uma boa escolha é a melissa ballet por exemplo.O uso calçado correto na prática dessa arte/esporte, evita o surgimento de lesões e problemas decorrentes.

Existem contra indicações?

Não existem contra indicações absolutas e sim relativas. Nesse caso, a sensibilidade do professor no cuidado com os alunos, é fundamental. por exemplo uma aluna com qualquer problema no joelho, não executará um grandpliê na sua máxima amplitude e/ou não fará algumas posições específicas do Ballet clássico que possam ser prejudiciais, mas caso não haja nenhum problema ósseo ou muscular, não costumam haver impedimentos para a prática do ballet.

Conclusão

Bem pessoal, esperamos que tenham curtido as dicas e que consigam dar início a prática do ballet para melhorar sua qualidade de vida e seu corpo

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários.

Recomendados para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *