Anchova: conheça os benefícios pro corpo


A anchova é um tipo de peixe encontrado principalmente em água salgada e possui mais de 100 espécies diferentes que podem ser encontrados por aí. Esse peixe está muito presente na culinária da Europa, do Oriente Médio e também do Norte da África. Esse peixe pode ser colocado em pizzas, sanduíches e em diversos outros pratos, pois possui diversos benefícios para a nossa saúde.

Todos os benefícios são garantidos devido aos nutrientes presentes na anchova: ferro, magnésio, cálcio, zinco, fósforo, potássio, sódio, niacina, ácido fólico, vitamina C, vitamina B6, vitamina B12, vitamina A, vitamina K e vitamina E, além de outras substâncias. Confira todos os benefícios a seguir!

anchova beneficiosContribui para a saúde do coração

A anchova é rica em gorduras poli-insaturadas que podem contribuir para a redução do colesterol ruim. Esse colesterol ruim pode aumentar as chances de ataques cardíacos e outros problemas, portanto ao consumir a anchova, esses riscos são diminuídos.

Consumir anchova com outros alimentos que também podem beneficiar a saúde do coração irá diminuir ainda mais o risco desses problemas acontecerem.

Contribui para a saúde da pele

O selênio e a vitamina E presentes na anchova contribuem para uma pele mais saudável e jovem. O consumo de anchovas, portanto, pode contribuir para uma pele mais lisa, livre de rugas e ainda contribui para prevenir o envelhecimento precoce. A vitamina E ainda possui uma função especial que protege a pele contra as queimaduras do sol, reduzindo assim as chances do câncer de pele.

anchova beneficiosFortalecimento dos ossos

Graças a alguns componentes da anchova, esse alimento contribui para ossos mais fortes e ainda previne o surgimento de osteoporose e outras doenças do tipo. O cálcio e a vitamina A são os principais responsáveis por esses benefícios, pois estimulam o crescimento ósseo.

O cálcio ainda protege os nossos dentes, mantendo-os fortes até mesmo na terceira idade.

Ajuda a emagrecer

A anchova é um peixe com uma boa quantidade de proteínas, além de possuir pouquíssimas calorias, o que o torna ideal para a dieta de pessoas que desejam emagrecer. Como ele possui proteína, isso pode gerar mais saciedade e você acabará por comer menos.

Como ele é pobre em calorias, você pode inserir em suas refeições principais sem medo.

anchova beneficiosÉ um dos peixes menos tóxicos

O consumo de peixes pode ser tóxico ao nosso corpo, pois a grande maioria deles possui diversas toxinas ambientais que podem acabar fazendo mal para o nosso corpo. Como a anchova é um peixe menor, os seus níveis dessas toxinas também são menores. É aconselhável, portanto, comer anchova ao invés de outro peixe, pois o risco de intoxicação é muito menor.

Demais benefícios da anchova

A anchova também traz benefícios para as mulheres grávidas, pois possui o ácido fólico, uma vitamina fundamental para gestantes. A vitamina A ainda contribui para a saúde ocular e o seu alto nível de proteínas contribui para o ganho de massa muscular.

As anchovas devem ser consumidas fresquinhas e devem ser mantidas refrigeradas após a abertura da embalagem.

Recomendados para você:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *