Alho poró: veja os benefícios para o corpo


Alho poró tem excelentes benefícios para a saúde do corpo e também para o emagrecimento, conheça todos eles aqui!

O alho poró pertence ao mesmo grupo de alimentos que a cebola e o alho, os denominados “allium”, possuem sabor forte e são muito utilizados como tempero na culinária de diversos países. Há uma variedade de receitas que incluem o alho poró nos ingredientes, o que torna o consumo do alimento ainda mais agradável e facilita a absorção de todos os seus nutrientes. Muitas pessoas alegam que ele tem bons efeitos para o emagrecimento, assim como o café marita sobre o qual ja falamos por aqui. Mas vamos então ver como ele age no corpo…

Inclua o alho poró na sua alimentação. (Foto: Divulgação)

Inclua o alho poró na sua alimentação. (Foto: Divulgação)

Benefícios do alho poró

São vários, veja só:

Tem ação anti-inflamatória

O alho poró possui alicina uma substância que tem ação anti-inflamatória no organismo. No entanto, vale ressaltar que a alicina é liberada somente quando o alho poró é esmagado, triturado ou cortado.

É um poderoso antioxidante

O consumo regular de alho poró é capaz de fornecer ao organismo boas quantidades de antioxidantes. Eles são responsáveis por não deixar que radicais livres se acumulem nas células e provoquem o envelhecimento precoce da pele ou o desenvolvimento de doenças como o câncer.

Ótimo para gestantes

Além de minimizar os sintomas típicos dos primeiros meses de gravidez, o alho poró também ajuda na formação do feto. Durante o primeiro trimestre ele é contribui para o desenvolvimento do tubo neural do feto e ao longo de toda a gestação ele ajuda no crescimento e fortalecimento dos ossos, pois é uma ótima fonte de cálcio.


Fortalece o sistema imunológico

O alho poró fortalece o sistema imunológico. (Foto: Divulgação)

O alho poró fortalece o sistema imunológico. (Foto: Divulgação)

O alimento também é capaz de deixar o sistema imunológico mais resistente a doenças, a grande quantidade de vitamina C presente em sua composição ajuda na prevenção de gripes e resfriados.

Bom para o sistema cardiovascular

Ele também contem propriedades capazes de regular a pressão arterial e estimular o bom funcionamento do coração, sendo assim, o sangue é bombeado na frequência correta e dores e complicações causadas pela má circulação do sangue também passam a ser incomuns.

Tem efeito diurético

Ele também atua em conjunto com os órgãos responsáveis pela eliminação dos líquidos ingeridos durante as refeições. O efeito diurético do alho poró, é capaz de diminuir inchaço na barriga, nas mãos, nas pernas e nos pés, por conta de retenção de líquidos.

Laxante natural

O alho poró é rico em fibras, portanto, tem efeito positivo no organismo e pode ser utilizado eventualmente por pessoas que tem intestino preguiçoso. Para este fim, o consumo deve ser moderado para que o efeito não seja prejudicial à saúde.

Vale lembrar que apesar dos benefícios, como qualquer outro alimento, se consumido em excesso, o alho poró pode causar fortes dores na barriga e irritar o estômago. O consumo pode ser diário, porém, sempre em pouca quantidade.

Gostaram das dicas pessoal? Já falamos aqui também sobre a água de gengibre que tem muitos benefícios, sugiro a leitura do artigo

Até a próxima!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *