Alergia a Ouro e jóias: como tratar, por que ocorre e mais!


A alergia a ouro ocorre com mais freqência do que se imagina, veja como tratar, sintomas e muito mais

Muita gente quando está em um relacionamento, percebe que chegou a hora de assumir um compromisso mais sério e compra sua aliança de namoro para o casal. O problema é quando um dos dois começa a ter coceiras e vermelhidão na área onde a aliança fica. Isso ocorre devido a chamada dermatite ou alergia de contato e é sobre isso que iremos falar hoje em nosso artigo. Acompanhe conosco.

O que é a Alergia a ouro

alergia ouro e joias

Dermatite de contato é o nome que se dá para a  irritação na pele causada pelo contato com as joias, que é caracterizada pelo prurido e a erupção cutânea. Normalmente, o que provoca esse tipo de problema é o níquel usado como metal na produção das joais. É mais comum que o problema seja observado no contato do brinco com o ouvido, em segundo lugar, no pulso e em terceiro, no pescoço. A dermatite provocada pelo contato da pele com joias atinge, segundo estudos, 10% da população. O que significa que uma boa parte das pessoas têm alergia ao níquel usado na produção desses objetos. Uma coisa interessante sobre esse tipo de alergia é que nem sempre ela aparece de imediato. Uma pessoa pode começar a ter reação alérgia muitos anos depois de já ter usado joias.

É preciso entender que na realidade, a alergia não é exatamente provocada pelo ouro em si, mas por outros metais que acabam entrando na composição da jóia, seja um colar, cordão ou aliança.São vários os metais que podem causar alergias cutâneas. O principal componente que causa alergia é o níquel presente em quase todas as bijuterias e também em algumas marcas de semi joias. O níquel é um metal pesado altamente alérgico, tóxico cumulativo e também pode ser absorvido pela corrente sanguínea, causando danos a longo prazo.

As jóias e as bijuterias podem causar alergias?

Sim. Tudo que entra em contato com uma pessoa alérgica seja através da alimentação, do contato com a pele ou mesmo na respiração, pode causar alergia. Pessoas diferentes costumam desenvolver alergias diferentes, então muitas vezes sabemos de casos de pessoas com alergias específicas, como é o caso das jóias e bijuterias.


Como as jóias e bijuterias podem causar alergias?

As alergias desenvolvidas pelo contato de uma substância com a pele são chamadas de dermatite de contato. Nesse caso, estamos falando de uma dermatite de contato alérgica. Sustâncias presentes na composição da liga metálica ou no revestimento ou mesmo na cola desses enfeites podem ser os responsáveis pelas reações alérgicas.

Sintomas da alergia

alergia ouro e joias

Alguns sintomas mais comuns são a vermelhidão da região, coceira incessante, bolinhas avermelhadas, irritação, eczemas (pequenas lesões), inchaços descamação da pele e em casos mais graves pode evoluir para infecções e sangramentos. No caso da alergia de contato a bijuterias e joias os locais mais acometidos são os olhos, a orelha, o pescoço e os braços.

Como evitar a alergia a joias de ouro?

Ir ao médico é sempre a melhor maneira de curar definitivamente uma alergia ou manter-se bem afastado dela. O que infelizmente, muitas vezes, só é possível quando abolimos das nossa vida o qu enos provoca o problema. No caso da joias, a coisa é bem mais simples do que pode acarretar em outras doenças alérgicas. A primeira opção para combater a irritação seria a mais óbvia, deixar de usar a joia, mas se você não quer abrir mão dos seus acessórios, um dos remédios usados para resolver o problema é o picazóny da Merck. Porém, durante o tratamento, a indústria farmacêutica aconselha a evitar o contato com o objeto. Neste caso, é melhor consultar um médico para saber a duração correta do tratamento e como proceder da maneira certa. Outro produto que serve para tratar a irritação causada pelas joias é o creme de hidrocortisona. Esse produto deve ser aplicado diretamente na área afetada. Porém, o resultado é positivo, caso se trate de uma leve alergia. O mesmo serve para a loção calamina, também pode ser uma opção no tratamento.

Importante

Sempre procure seu médio se notar que você tem alergia a ouro e jóias. Ele pode fazer os testes adequados e determinar a que tipo de metal você realmente tem alergia.Não nos responsabilizamos pelo mal uso das informações aqui apresentadas que são de domínio público na internet.

Sugestões e dicas podem ser deixadas nos comentários. Até a próxima


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *