Alimentação

Manga Engorda? Entenda aqui!



Manga engorda ou não? Saiba tudo sobre essa fruta incrivel!

A manga é uma fruta deliciosa e saborosa consumida por milhares de pessoas, rica em diversos nutrientes essenciais para o nosso corpo. A sua polpa também é usada para sucos e outros experimentos, como doces. Entretanto, muitas pessoas se perguntam se a manga é realmente saudável ou se ela engorda. Esse argumento é baseado no fato de que a manga apresenta 15% de açúcar, ou seja, frutose.

Entretanto, muitas pessoas acabam deixando de consumi-la devido a esse fato, sem buscar descobrir seus principais benefícios e se ela realmente pode contribuir para o aumento do peso. Hoje, você descobrirá se a manga pode ser consumida por todos ou se ela é uma vilã para quem busca um corpo perfeito.

manga engorda
Manga Engorda? Entenda aqui! (Foto: Divulgação)

A manga engorda?

Um alimento pode conter calorias, mas ser extremamente nutritivo. Quando isso acontece, ele deve ser consumido, mas em quantidades menores, para que o corpo continue absorvendo seus nutrientes, sem prejudicar a perda de peso. Há uma grande diferença entre alimentos calóricos e nutritivos para alimentos que são apenas calóricos, sem nenhum benefício para o corpo.

Principalmente as frutas se enquadram nessa categoria de possuírem calorias, mas serem benéficas para o corpo. Para que você consiga usufruir somente os benefícios de uma fruta, é fundamental ingeri-la sozinha, sem acrescer açúcar, leite condensado, creme de leite ou qualquer outra cobertura que acabará eliminando os seus benefícios.

manga engorda
Manga Engorda? Entenda aqui! (Foto: Divulgação)

Tabela Nutricional da Manga

Verificar todos os nutrientes presentes na manga é fundamental, pois assim será possível identificar os seus benefícios e ver se realmente vale a pena ingeri-la, ainda que o seu nível calórico seja um pouco alto.

Vamos usar como parâmetro aqui a manga Tommy, uma das mais comuns e encontradas nos mercados brasileiros. Em uma unidade média dessa manga é possível encontrar 73 calorias, 18 gramas de carboidratos, 1,31 gramas de proteínas, 0,29 gramas de gorduras totais, 0,15 gramas de gorduras saturadas, 3 gramas de fibra alimentar e 40 mg de sódio.

Por ser um alimento com índice glicêmico médio, a manga não causa altos picos de insulina no sangue, por isso não influencia tanto assim no ganho calórico, podendo ser consumida livremente. Além disso, devido às substâncias presentes na fruta, como os antioxidantes, a manga pode ajudar a prevenir doenças.

manga engorda ou emagrece
Manga Engorda? Entenda aqui! (Foto: Divulgação)

Afinal, a manga engorda?

Não, a manga não engorda, desde que você não exagere. Tudo ingerido em excesso pode contribuir para o ganho de peso, e o mesmo acontece com a manga. Se você comer alguns pedaços por dia ou uma manga durante a semana, e possuir uma dieta balanceada, sem alimentos muito calóricos, não irá se deparar com um grande aumento de peso.

Por conter uma grande quantidade de água em sua composição, a manga é até mesmo indicada em dietas para perda de peso. Ao ser consumida, a manga irá aumentar a saciedade do seu corpo, eliminando a fome e fazendo com que você coma menos. Todos os açúcares ingeridos através da manga são eliminados facilmente pelo nosso organismo, por isso ela não irá engordar.

Já falamos sobre frutas que engordam em outro artigo, sugiro a leitura.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!

Gostou do Artigo? Receba novidades em primeira mão:
Manga Engorda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *