Alimentação

Alfarroba:benefícios, efeitos, preço e mais!



Alfarroba pode trazer benefícios incríveis para seu corpo. Confira como consumir a farinha de alfarroba, como ela pode subsituir o chocolate e onde encontrar e muito mais!

No mercado de hoje, temos várias maneiras de susbstituir alimentos calóricos por alimentos mais saudáveis. Por isso, não raro temos compostos como o leite de soja, carne de soja e diversificadas farinhas(como a farinha seca barriga) para substituir outros alimentos na busca pelas nossas necessidades diárias de proteínas e energia. Um desses alimentos que tem se tornado bem famoso é a Alfarroba, embora ela já esteja no cotidiano de alguns povos há milhares de anos.

Durante a Segunda Guerra Mundial, era comum para o povo de Malta para comer alfarroba secas e figos como um suplemento à alimentação racionada.Pensa-se que as suas sementes foram usadas, no antigo Egito, para a preparação de múmias; foram, aliás, encontrados vestígios de suas vagens em túmulos. No artigo de hoje, vamos explicar tudo sobre ela e até dar dicas de como consumir e onde comprar mais barata.

O que é Alfarroba?

alfarroba

Indo direto ao assunto, a alfarroba ou carob, em inglês, é um fruto da alfarrobeira, uma árvore nativa da costa do Mediterrâneo. Seu consumo tem aumentado bastante, por ser mais saudável e menos calórico. Ela apresenta cor marrom escuro e sabor adocicado. O fruto é também conhecido como Pão-de-João ou Pão-de-São-João , figueira-de-pitágoras e figueira-do-egito é uma árvore de folha perene, originária da região mediterrânica que atinge cerca de 10 a 20 m de altura, cujo fruto é a alfarroba (do hebraico antigo charuv (חרוב), a semente, pelo árabe al karrub, a vagem, corruptela daquele outro termo).

Sua forma é bem semelhante à vagem do feijão, de onde se extrai a polpa, que é torrada e moída para obter o pó utilizado em substituição ao cacau. Isso dá origem a farinha de alfarroba, mas também a um tipo de chocolate feito desse pó. Ambos tem muito mais valor nutricional do que o chocolate, com muito menos gorduras e substâncias que são altamente calóricas. A alfarroba acaba dando origem a um “chocolate saudável” por assim dizer. Mas vamos conhecer seus reais benefícios a seguir.

Quais os benefícios dela para o corpo?

São vários associados a sua ingestão:

 

  • É um alimento com baixo índice glicêmico. Isso quer dizer que é digerida bem lentamente, o que favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue.
  • Suas fibras solúveis naturais facilitam o processo digestivo e o trato intestinal.
  • Apresenta baixos índices alergênicos, mais comuns no chocolate tradicional, devido à presença de teobromina e cafeína, presentes nos derivados do cacau.
  • Algumas pessoas, ao ingerirem o chocolate de cacau, costumam apresentar enxaquecas. Isso se deve à fenilatilamina. Se houver uma substituição pelo chocolate de alfarroba, provavelmente, o problema deixará de existir, uma vez que essa substância não estará presente.
  • A farinha de alfarroba pode ajudar na redução dos níveis de colesterol.

alfarroba efeitos

Estudos identificaram 41 compostos fenólicos na alfarroba e afirmam que a mesma pode apresentar alta capacidade antioxidante. Alem disso é rica em vitaminas e minerais como:

  • Betacaroteno: atua na saúde da pele, dos olhos e das mucosas, aumenta a resistência a agentes infecciosos;
  • Vitamina B1: favorece a absorção de oxigênio pelo cérebro, equilibra o sistema nervoso e assegura o crescimento normal de crianças;
  • Vitamina B2: benefícios para a visão e diminuição do cansaço ocular, mantém a saúde da pele, unhas, cabelos e mucosas;
  • Niacina: auxilia na produção de hormônios sexuais e auxilia no processo digestivo;
  • Cálcio: atua na formação de ossos e dentes e na condução de impulsos nervosos;
  • Ferro: importante para a formação de hemoglobina no sangue e oxigenação das células.

 

Como consumir? onde comprar?

alfarroba chocolate

O jeito mais comum de consumo é a farinha de alfarroba ou o chocolate de alfarroba.Nas loja abaixo, você encontra outros produtos derivados dela, clique e confira:

alfarroba

Existem contra indicações?

O chocolate de alfarroba não é indicado à diabéticos, pessoas com dietas especiais (por exemplo emagrecimento), sem falar dos intolerantes à lactose ou alérgicos à proteína do leite, ou ao glúten! Além daqueles que não consomem cafeína.

Conclusão

Gostaram das dicas e informações? É importante lembrar que qualquer alimento por mais natural que possa parecer, tem sempre de ser recomendado por um médico nutricionista, uma vez que ele irá lhe pedir exames e verificar se é o melhor mesmo para você.

Já falamos aqui também se a pipoca engorda ou emagrece, sugiro a leitura do artigo.

Se você tiver sugestão de outros artigos que quer ler aqui, deixe nos comentários!

Gostou do Artigo? Receba novidades em primeira mão:
alfarroba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *