Varizes podem se tornar um problema complicado, principalmente para as mulheres, mas vejam por que ocorrem e como é feito o tratamento, confira!
As varizes são inimigas das mulheres que querem sempre arrumar um método de acabar com essas indesejadas dilatações dos vasos sanguíneo. As varizes são muito comuns, principalmente em mulheres com mais de 50 anos, mas não é porque muitas pessoas têm esse problema que ela não é algo com o que se deve preocupar. Além da questão estética, ter varizes é um problema de saúde, e apesar de ter pouca formas de eliminar esse problema, existem muitas formas de tratar as varizes, minimizando sua aparência e também utilizando e métodos que evitem que elas apareçam.
Esse é o tema do nosso artigo de hoje! Continue lendo para saber mais!
O que são varizes?
Indo direto ao assunto, as varizes são vasos sanguíneos que se dilatam e apresentam aspecto de inchaço em algumas regiões do corpo, na maioria dos casos as varizes são mais comuns nas pernas, devido ao peso do corpo que elas sustentam. As varizes aparecem quando as válvulas sanguíneas param de funcionar e com isso o sangue volta para as pernas, isso acontece por problemas genéticos, pelo enfraquecimento dos músculos e outros motivos, como ficar muito tempo na mesma posição, principalmente em pé, o uso frequente de sapatos de salto, que requerem um maior esforço das pernas e pé. Em alguns casos as paredes dos vasos sanguíneos ficam mais frágeis e dilatadas e com isso acumulam mais sangue fazendo assim com que varizes apareçam.
Como tratar as varizes?
Existem diversas maneiras de tratar e evitar que elas apareçam, seja por meio de uso de cremes, tratamento estéticos, e até mesmo com medicamentos. Um dos produtos mais conhecidos e utilizados no tratamento desse problema é o Varicell, que pode ser encontrado em forma de drágeas ou até mesmo em creme e que auxiliar a combater as varizes e também deixam a pele mais saudável evitando o aparecimento de mais e até mesmo de estrias.
O Varicell pode comprado sem receita médica, mas é preciso ficar atento ao seu uso e em sinal de qualquer eventualidade, como alergia ou até mesmo a piora das varizes, um médico deve ser consultado para avaliar o caso.
Elas também podem ser tratadas com procedimento cirúrgico, porém isso só é recomendado em casos mais graves e em que outros tratamento não tiveram efeito.
Elas podem também ser evitadas facilmente, com apenas algumas mudanças nos hábitos já ajudam. Exercitar-se sempre que possível é uma boa forma de evitar as varizes, pois você consegue controlar o seu peso e ainda muda um pouco de posição, uma vez que ficar muito tempo na mesma posição e obesidade são fatores de risco para o surgimento das varizes. Além disso procure incluir na sua alimentação alimentos que possuem ação antioxidante e com vitamina C, pois eles auxiliam no funcionamento do organismo e evitam o aparecimento de varizes
Como evitar o surgimento das varizes?
Embora não exista um meio de evitar 100% seu surgimento, existem várias medidas que podem ser tomadas:
Evite o cigarro: O cigarro contém mais de 4.700 substâncias. A mais conhecida delas é a nicotina que prejudica as artérias e favorece o surgimento das varizes.
Mude de posição: Permanecer um longo período do dia em pé ou sentado prejudica a circulação e facilita o desenvolvimento das varizes. As pernas precisam ser movimentadas a cada hora para que a circulação sanguínea flua adequadamente pelos vasos.
Uso de meias elasticas: são recomendadas para quem já possui o problema. O médico deve indicar o tamanho e o nível de compressão adequados a cada caso.
Tente ficar no seu peso ideal: Uma pessoa acima do peso tem acúmulo de gordura no interior do abdômen, entre as vísceras e, por isso, possui a chamada gordura visceral. Essa condição é responsável pelo aumento da pressão intra-abdominal, dificultando o retorno do sangue.
Problemas e complicações causadas pelas varizes
As varizes não são apenas um problema estético, se não forem tratadas corretamente elas podem causar sérios problemas de saúde. Os mais simples e comuns são, coceiras e desconforto, mas que podem evoluir para inchaço e dores agudas na região onde elas estão.
Quem tem na família pessoas com tendências a ter varizes, ou a trombose, devem ficar ainda mais atentos ao aparecimento de varizes, e sempre consultar um médico para avaliar a situação e prevenir o aparecimento.
Importante
Bom, lembramos sempre que é importante procurar seu médico para que ele investigue sempre o que realmente está acontecendo com seu corpo ok?
Dúvidas sou sugestões de novos artigos, deixem nos comentários!