Veja como ocorre por que o vicio em redes sociais preocupa médicos e especialistas e quais problemas isso pode te causar!
No dia de hoje, tivemos um gravde problema do Facebook, instagram e whatsapp ficarem mais de 5 horas fora do ar. Muitas pessoas ficaram desesperadas sem poder se comunicar, navegar no feed ou simplesmente poder postar suas fotos no Instagram. Mas o que parece apenas algo simples para a maioria, um simples contratempo, para algumas pessoas pode parecer desesperador. Esse infelizmente é um dos sintomas de que você pode estar caindo no vício em redes sociais. No artigo de hoje, vamos falar por que ele ocorre e como podemos evitar e tratar esse problema. Acompanhe conosco!
Vicio em Redes Sociais – como descobrir?
É difícil distinguir a linha tênue entre o hábito de se manter informado e a necessidade de se manter conectado nas redes sociais. É precisamente por essa razão que a maioria das pessoas não vê seu comportamento como um vício.
No entanto, quando o uso das mídias sociais começa a afetar significativamente o dia a dia de uma pessoa, é necessário repensar hábitos.É muito fácil identificar uma pessoa viciada em redes sociais. A pessoa está sempre com o celular em mãos. A cada 30 segundos, a pessoa para e verifica as redes sociais para ver se há uma notificação.Mas alguns outros sinais podem ser percebidos como por exemplo:
- Falta de interesse em atividades que não envolvam estar online na Internet
- Uso exagerado e sem limite de computadores e smartphones;
- Medo de ficar offline , sem internet no computador ou celular;
- A impressão de que acontecimentos da sua vida só são legais se forem postados na internet;
- Falta de interesse pelas amizades do “mundo real”;
- Outro sinal importante, é que pessoas viciadas parem de fazer seu trabalho para passar mais tempo com a mídia e experimentem sintomas de abstinência quando não estão na rede.
- Também é válido citar outros sintomas causados pelo vício em redes sociais. Entre os mais comuns, estão:
— ansiedade;
— mal-estar;
— irritabilidade;
— angústia por ficar desconectado;
— síndrome de pânico (tremores, tontura, falta de ar, aceleração do batimento cardíaco, quadro semelhante à abstinência de um dependente químico);
— obsessão compulsiva;
— fobia social.
Que problema isso pode nos trazer?
Vários, somo por exemplo:
- Problemas de relacionamento: Você pode achar que é exagero, mas o que realmente acontece é que o vício ou, em alguns casos, a dependência de estar conectado às redes sociais pode afetar muitos relacionamentos românticos. Os motivos são bastante comuns: ciúme, insegurança, insatisfação, distância, etc.
- Ansiedade – a pessoa fica inquieta e até pode ter ataques de sindrome do pânico ao ficar longe do smartphone e das redes.
- Taquicardia, problemas posturais e até distúrbios alimentares são algumas consequências físicas do vicio.
- Autoidentidade prejudicada: é aquela capacidade de saber quem você é em razão de estar mais preocupado em analisar os outros. A pessoa começa a ter atitudes diferentes das quais costumava antes de se fixar na tela do celular. A pessoa começa a agir igualmente aos seus seguidores e evita amigos e familiares.
Dicas para fugir do Vicio em Redes Sociais
Existem algumas atitudes que podem ajudar:
Desative notificações: o fato de não receber alarmes a todo momento, faz com que voce não precise olhar o aparelho a todo momento.
Esqueça o realtime das redes: Entende que redes sociais não necessitam de respostas em tempo real. Você pode esperar para responder o comentário do seu amigo sobre aquela foto do final de semana. Assuntos urgentes e relevantes muito dificilmente virão via redes sociais.
Ative o modo silencioso do celular e não utilizá-lo, nem como relógio, nem como despertador, para evitar a tentação.
Estabeleça um tempo mínimo por dia para desenvolver atividades totalmente desconectadas — como praticar esporte, ler ou ouvir música.
Tente fazer mais atividades ao ar livre e deixe o celular em casa
Importante! Procure ajuda!
É sempre interessante procurar ajuda especializada, como por exemplo a de um médico psiquiatra ou um psicologo para entender por que esse problema tem ocorrido e como combater. Não tenha vergonha, não ha nada de errado em ter um problema e tentar resolver.
Em conclusão
Bom pessoal, esperamos que tenha ficado claro como ocorre o Vicio em Redes Sociais e como evitar. Sabemos que as redes sociais estão entrelaçadas em nossas vidas e não podemos evitá-las completamente, mas você pode tomar medidas para não prejudicar sua vida, suas amizades ou relacionamentos, nem mesmo sua saude. Encontre uma maneira de minimizar o tempo da tela e use esse tempo para se relacionar com seu parceiro e enriquecer seu relacionamento.
Já falamos em outro artigo sobre a nomofobia que é o vicio em celulares especificamente leia e aproveite.
Sugestões e dicas deixe nos comentários
Referênciuas do artigo – Correio Braziliense – Psicologia e terapia – psicologia dockhorn