Todos sabem que manter uma rotina equilibrada é uma tarefa bastante complexa porque envolve uma série de mudanças de hábitos que demoram um tempo para serem normalizadas, tornando difícil a busca por uma saúde física e saúde bucal em dia.
Antes de tratarmos com mais detalhes sobre a importância dos exercícios físicos para a saúde bucal e os tratamentos feitos por convênio dentário, temos de ressaltar que as atividades físicas contribuem para um corpo muito mais saudável e que ajudam na redução de variadas doenças como:
-
Redução do risco de doenças cardíacas;
-
Obesidade;
-
Diabetes tipo 2;
-
Melhoria da pressão arterial.
As atividades físicas cotidianas também garantem a liberação de substâncias no cérebro que se relacionam com o prazer, combatendo a ansiedade e em alguns casos a depressão.
No presente artigo abordaremos a relação entre os exercícios físicos e a saúde bucal, além de apontar a necessidade de tratamentos e higienização, e serão descritos alguns problemas dentários que podem ser resolvidos com consultas e cuidados do médico dentista.
As atividades físicas e a relação com a saúde bucal
Como foi referido na introdução, as atividades físicas são muito importantes para uma vida saudável, e estudos recentes têm demonstrado que a prática equilibrada e correta de atividades físicas regulares ajudam na melhora da saúde periodontal.
Um desses estudos foi recentemente publicado pelo Journal of Dentistry que analisou diversas pessoas que fazem exercícios regularmente e as que não fazem, e aferiram que aqueles que se exercitavam periodicamente possuíam cerca de 54% menos de desenvolver periodontite, do que as pessoas sedentárias.
Já o The National Health and Nutrition Examination Survey demonstrou que a melhora da saúde bucal com a prática de exercícios podem ser encontradas em pessoas que praticam atividades físicas 3 vezes na semana. Assim, apontou que essas pessoas têm a probabilidade de 33% menos de desenvolver problemas periodontais.
Além disso, também foi indicado uma ligação entre o peso das pessoas e a uma melhor saúde bucal, principalmente, a prevenção de doenças como cáries e inflamações da gengiva.
Segundo o Journal of Periodontology as pessoas que possuem um peso normal e fazem atividade física possuem cerca de 40% menos de desenvolver problemas bucais.
Cuidados para uma boa saúde bucal
A saúde bucal é fundamental para manter o corpo em dia também, principalmente porque a boca, os dentes, e todo o ambiente bucal, são responsáveis por uma série de atividades. Quando uma boca está saudável, os organismos que lá vivem, estão equilibrados.
Quando a higienização é precária, pode gerar acúmulo de resíduos de alimentos, além de formação de placas bacterianas, ocasionando problemas como a cárie. Por isso é fundamental manter uma rotina de cuidado com a saúde bucal.
A primeira delas é consultar o dentista de forma regular, serviço este que pode ser encontrado com preços muito bons em diversas modalidades de convênio odontológico. Essa consulta, recomenda-se que seja a cada seis meses.
Além dessas consultas é fundamental uma boa escovação após as refeições, além de usar fio dental e quando recomendado o enxaguante bucal.
Todos os pontos aqui tratados, da atividade física, até os cuidados diários com a boca, são fundamentais para ter uma boca saudável, e mais do que isso, um organismo altamente equilibrado e com muita qualidade de vida!