Saude

Osteoporose: como ocorre? como evitar?



Osteoporose é uma doença muito comum na velhice, atinge cerca de 80% dos idosos e é mais comum nas mulheres do que nos homens. A prevenção dessa doença tem que ocorrer ao longo da vida, através do consumo de alimentos saudáveis e da prática de exercícios que fortalecem os ossos.

Com o passar dos anos os ossos do corpo se desgastam e enfraquecem, no entanto, quando esse enfraquecimento passa comprometer a qualidade de vida, causando dores e provocando fraturas com muita facilidade, é caracterizada a osteoporose.

osteoporose
O envelhecimento aumenta as chances de desenvolver essa doença óssea. (Foto: Divulgação)

Como ocorre Osteoporose?

A osteoporose é decorrente de um processo natural do corpo humano. Os ossos são mantidos fortes e intactos durante a juventude, devido ao trabalho intenso de dois tipos de células, uma responsável por remover os tecidos ósseos envelhecidos e outra encarregada de reconstruir esses tecidos.

Até os 20 anos de idade os ossos utilizam os nutrientes provenientes da alimentação para crescer, já dos 20 aos 35 anos eles aumentam a densidade de maneira considerável. Sendo assim, penas a partir dos 35 anos que os ossos realmente começam a envelhecer, mas é processo lento e permite que nenhuma consequência seja evidente até os 60 anos de idade, principalmente se durante o período de aumento da densidade, o indivíduo manteve uma vida saudável e cuidou da saúde dos ossos.

A osteoporose costuma dar os primeiros sinais após os 60 anos porque o processo de absorção e reconstrução de tecidos fica comprometido e o corpo mais absorve tecido ósseo do que constrói. Esse efeito é intensificado pela menopausa, por este motivo, a doença é mais comum no corpo feminino.

Sintomas de Osteoporose

osteoporose
Assim que os primeiros sintomas se manifestarem, procure um médico. (Foto: Divulgação)

A osteoporose é uma doença silenciosa, ela dificilmente apresenta sintomas quando está em estágio inicial. Geralmente, só é descoberta após dores fortes e fraturas, quando já está em estágio avançado. Confira alguns sintomas que podem ajudar a identificar a osteoporose:

  • Sensibilidade nos ossos
  • Dores fortes na perna
  • Dor na região lombar
  • Dor no pescoço
  • Diminuição da estatura
  • Postura curvada

O diagnóstico é feito com a avaliação dos sintomas e também com exames radiológicos, que apontam fraturas ou indicam que a espessura dos ossos está fora do comum.

Como evitar osteoporose?

A principal causa da osteoporose é a deficiência de cálcio e vitamina D, sendo é assim, é muito importante consumir alimentos derivados do leite e se expor a luz do sol por 15 minutos todos os dias. A ingestão de alimentos como a castanha-do-pará, a ameixa, o brócolis, o espinafre, o quiabo e até o feijão de soja, também pode auxiliar na prevenção da doença.

Outra dica importante para evitar a osteoporose é não ser uma pessoa sedentária, os exercícios físicos aumentam a resistência e são capazes de deixar os ossos mais fortes. E quem já tem a doença também pode sentir esses benefícios, é preciso apenas tomar cuidado com a intensidade de cada exercício, nesses casos, a atividade mais indicada é a caminhada.

Pessoas que são alérgicas aos laticínios, principais fontes de cálcio, devem optar por prevenir o déficit desse nutriente no organismo com a ajuda de suplementos em cápsulas. Para isso, é necessário recorrer a um nutricionista, só esse profissional pode indicar qual a quantidade ideal a ser ingerida diariamente.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!

Gostou do Artigo? Receba novidades em primeira mão:
osteoporose

2 Comments

  1. Bt tenho 56 anos e tenho um desgaste no meu joelho direito, hj não faço exrecios físicos e tenho muitas dores, oque eu devo tornar de vitamina para aliviar as minhas dores? Obrigada Nadir Gonçalves?

    1. Olá Nadir, obrigada pelo seu comentário. Gostamos de manter uma relação estreita com os nossos leitores e a nossa primeira sugestão é que procure um médico ortopedista, que é especialista em ossos e problemas relacionados. Esse profissional poderá indicar o melhor tratamnto, medicação e até mesmo alguma atividade física com baixo impacto. Não desista, tenha a sua saúde e corpo como prioridade. Isso também é ter qualidade de vida! Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *