O derrame ocular ocorre quando há um rompimento de vasos sanguíneos minúsculos que estão localizados na conjuntiva, assim gera uma mancha vermelha de sangue no olho. Por mais que não pareça, o derrame ocular é algo extremamente comum e felizmente não tende a afetar a visão de modo algum; acaba se curando sozinho após 14 dias sem a necessidade de tratamento. Em grande parte dos casos o derrame ocular não causa nenhum problema e não exige tratamento, mas é preciso ficar atento aos sintomas que surgem junto dele para ter certeza de que não há necessidade de ir ao médico.
A seguir, saiba mais sobre o derrame ocular, suas causas e como contribuir para o seu desaparecimento ainda mais rápido.
Conheça as principais causas de derrame ocular
O derrame ocular pode ter várias causas, entre elas: coçar ou esfregar demais os olhos, exercícios físicos intensos, alterações da coagulação sanguínea, tosse prolongada, infecções oculares, esforço para evacuar, espirros repetidos, picos de pressão arterial, trauma ocular, vômitos, cirurgia da pálpebra ou do olho, entre outros.
Caso o derrame ocular venha acompanhado de febre ou causar alteração na visão, é preciso procurar o oftalmologista imediatamente. Caso não haja tais sintomas, aguarde até 14 dias para verificar se há uma melhora no derrame. Se não houver, então procure o profissional.
Veja como prevenir o derrame ocular
Há alguns hábitos que podem ajudar a prevenir o derrame ocular, pois contribuem para a saúde do coração. O coração é um dos nossos órgãos mais importantes e também influencia no corrimento de derrames oculares.
Por exemplo, você deve sempre tentar dormir de barriga para cima ou sobre o lado direito do corpo. Além disso, deve dar preferência a uma alimentação verde e, se preferir, totalmente vegetariana, pois os alimentos que compõem tal tipo de alimentação são extremamente benéficos para o coração e a saúde de modo geral. Além disso, tomar banho com água fria também pode ajudar a prevenir o derrame ocular.
Tratamento para derrame ocular
Como já mencionamos, em muitos casos o derrame ocular não exige nenhum tratamento e desaparece sozinho, mas há algumas coisas que podem ser feitas para acelerar o seu desaparecimento.
É possível, por exemplo, colocar compressas de água fria no olho, cerca de 2 vezes ao dia. Em alguns casos podem ser usadas lágrimas artificiais que irão diminuir o desconforto e também impedir que um novo derrame venha a acontecer.
O derrame ocular é um problema que também pode atingir bebês, mas assim como nos adultos, não causa nenhum tipo de complicação e nem afeta a visão. Nos bebês, a mancha de sangue no olho tende a desaparecer ainda mais rapidamente, de 2 a 3 dias. O próprio bebê pode causar o seu derrame ocular, ao coçar o olho, portanto não se preocupe. O nome com certeza apavora, mas o derrame ocular não tende a ser nada sério e não causa nenhum problema na vida daqueles que o possuem.