Xilitol – Conheça os prós e contras desse adoçante, que se tornou o preferido dos praticantes de dietas como a low carb ou a cetogenica, confira!
No mundo atual, as pessoas que fazem dieta, tem em suas mãos, várias oportunidades de consumir produtos que possuem sabor doce, sem no entanto ter de comer mel ou açúcar branco refinado, que realmente é um veneno para o organismo. No artigo de hoje, vamos falar sobre o xilitol, que tem se tornado uma excelente alternativa na substituição do açucar. Acompanhe conosco.
O que é o Xilitol?
Indo direto ao assunto, o Xilitol é uma substância edulcorante chamada de álcool de açúcar, que são como híbridos de uma molécula de açúcar com a molécula do álcool. Os seus componentes nos dão a capacidade de estimular os receptores do sabor doce na nossa língua.
A história conta que o xilitol passou a ser utilizado comercialmente há mais de sete décadas, quando a Finlândia passou por um grande desabastecimento de açúcar em decorrência da Segunda Guerra Mundial.Pesquisadores procuravam uma alternativa ao açúcar e foram capazes de estabilizar o xilitol dos vegetais de modo que a substância pudesse ser utilizada em diversos tipos de alimento.
Xilitol é natural ou não?
O Xilitol que consumimos costuma passar por vários processos e é cerca de 5% menos doce que o açúcar e contém 60% menos calorias e por essa razão ele não contém vitaminas, minerais ou proteínas.O Xilitol não é considerado um produto natural, justamente porque ele passa por um processo muito longo até ser comercializado. Ao final do processo se parece muito com o açúcar refinado que estamos acostumados.
Ajuda emagrecer mesmo?
Sim. ele é ideal para pessoas que desejam emagrecer, pois é menos calórico, esse adoçante natural também é indicado por alguns médicos a diabéticos, pré-diabéticos, obesos e portadores de outros problemas metabólicos, após a realização de exames.Mas sempre procure seu medico antes de consumir, pois cada caso é um caso e tem suas particularidades.Nosso site não recomenda que você ingira ele sem consultar o médico e não nos responsabilizamos pelo mal uso das informações aqui apresentadas. Embora os estudos ainda não estejam concluídos, pesquisadores apontam mais vantagens do Xilitol.
Entre elas, melhorar os sintomas de diabetes, reduzir a gordura da barriga e até mesmo prevenir o ganho de peso em uma dieta para aumentar a massa muscular.
Existem contra indicações?
Algumas pessoas podem ter problemas digestivos com elevado consumo, por exemplo por causa da fermentação intestinal. Um estudo estimou que a ingestão de quantidades elevadas de xilitol, contudo, não causam quaisquer efeitos secundários. Sofrem de síndrome do intestino irritável devem evitar xilitol. Embora ele pareça ser altamente benéfico para o corpo é preciso lembrar que assim como qualquer outro alimento o xilitol deve ser utilizado com cuidado. A dose diária recomendada é de 60 gramas, que devem ser ingeridas no decorrer do dia e não de uma só vez. É importante ter bastante atenção em relação a essa quantidade, porque se ela for excedida o corpo pode sofrer com o efeito laxativo do xilitol. Pois é, ele chega a gerar gases e até diarreia. Aliás, o estômago acaba ficando mais irritadiço, algo que pode afetar com mais intensidade pessoas celíacas ou com intolerância à lactose.
Onde comprar mais barato?
Em lojas como o Carrefour você encontra bons preços, clique e confira:
Benefícios do xilitol além do emagrecimento
De acordo com recentes pesquisas o xilitol possui aplicações clínicas, sendo indicado para a prevenção de cáries, tratamento de diabetes, desordem no metabolismo de lipídeos, lesões renais e parenterais, bem como na prevenção de otite, infecções pulmonares e osteoporose – enumera Francisca. Todavia, deve-se observar a dose diária de 60 gramas e em porções espaçadas, pois o excesso pode resultar em um efeito laxativo.
Por que é consumido por quem faz dieta low carb?
Simples. Isso ocorre por que o xilitol é um açúcar-álcool (ou seja, um ingrediente híbrido formado por moléculas de açúcar e de álcool) que, embora atue como carboidrato, tem menos calorias que o açúcar comum e baixo índice glicêmico, como explicado. Portanto, é mais “leve” e uma boa opção para diminuir o consumo desse nutriente.
200 Receitas Low carb – do que se trata?
Se você gostou do Xilitol, vai poder usar em várias receitas, vai gostar ainda mais dessa informação.
O Guia definitivo em E-book 200 Receitas Low Carb vêm com mais 200 receitas, nele você encontra receitas para almoço, café e jantar, todas muito saborosas e fáceis de fazer e ainda conta com muitas sobremesas diferentes e Deliciosas!
Ah, já ia esquecendo, além das 200 Receitas Low Carb você receberá 2 BONÛS TOPS!
o artigo é leviano e irresponsável, ao indicar o xilitol para diabéticos… ao contrário do que o autor imagina, trata-se de uma doença grave… sugerir certas coisas, sem as devidas ressalvas à incompetência para tratar do assunto, é descaso.
Sim, achei que tivesse ficado claro que é o medico quem deve indicar, mas editei e reforcei isto no texto.
muito bom essa receita do xilitol..