Tanchagem: conheça seus usos e benefícios pro corpo

Tanchagem é tida como uma das maiores ervas curandeiras do mundo, confira como funciona!

Desde os tempos antigos, as ervas medicinais sempre fizeram parte dos usos da população, principalmente entre as pessoas mais velhas e de mais sabedoria. Já até falamos aqui sobre algumas delas como a chicoria, chá verde, dentre outras. No artigo de hoje, vamos falar sobre a tanchagem, que pode ajudar bastante nossa saúde e tem efeitos muito bons. Acompanhe conosco.

Tanchagem – do que se trata

tanchagem

Indo direto ao assunto, a tanchagem(de nome científico  é uma plantinha rasteira, que possuinativa da Europa e vegeta espontaneamente em nosso país, especialmente em terrenos úmidos e clima temperado.A espécie Plantago major faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

Quais seus efeitos benéficos?

São plantas conhecidas por suas propriedades adstringentes, emolientes e fluidificante de catarros tanto no trato respiratório quanto no sistema digestivo – assim, é uma planta muito útil em estados gripais, diarréias e outras dificuldades resultantes de resfriamento ou viroses. É uma planta de efeito emoliente moderado por efeito da mucilagem da erva.

Utilizam-se normalmente as folhas da Tanchagem (P.lanceolata ou P. major) para tratar uma infinidade de doenças, principalmente para aquelas do sistema digestório e respiratório. Como suas folhas também possuem uma quantidade muito grande de mucilagens, é muito usada para proteger a garganta e as cordas vocais, além disso, possui uma ação antitussígena e antibiótica natural.

Alguns casos em que ela é utilizada:

  • Infecções de pele;
  • Picadas de inseto;
  • Diarreia;
  • Inflamações de mucosas (garganta, útero, intestino ou faringe);
  • Rinite;
  • Sinusite;
  • Gripes e resfriados;
  • Inchaço;
  • Acne;
  • Queimaduras;
  • Gastrite;
  • Disenteria;
  • Varizes;
  • Hemorragia.

Além disso, as flores e sementes de tanchagem são empregadas contra conjuntivite e irritações nos olhos causadas por traumatismos.

Anúncio Patrocinado:

Chá de tanchagem

cha de tanchagem

A receita é muito simples:

Coloque 02 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água ferver, desligue.

Em seguida, tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só filtrar e beber.

Existem contra indicações?

O chá de tanchagem é contraindicado na fase da gestação. E quando acontece problemas de constipação e fezes ressecadas. A tanchagem também pode motivar alergia devido ao pólen. Existem casos relatados de choque anafilático por causa do uso das sementes de tanchagem. O chá de tanchagem pode motivar a arritmia e parada cardíaca.

Conclusão

Bem pessoal, esperamos que tenham gostado das informações. lembrando que toda erva ou tratamento só deve ser ingerida com a autorização do seu médico. Nosso website não se responsabiliza pelo mal uso das dicas adquiridas aqui. As informações deste site têm apenas os fins: educacional, de pesquisa e de informação. Elas não devem ser usadas para diagnosticar, tratar, curar, mitigar ou prevenir qualquer doença muito menos substituir cuidados médicos adequados.

Dúvidas e sugestões podem ser deixadas nos comentários!

Recomendados para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *