Treinamento Funcional pode ser uma boa para deixar seu corpo em forma, confira agora!
Se você está sem tempo para ir a academia, mas mesmo assim quer ter condicionamento físico, melhora a flexibilidade e ainda emagrecer? Pois você precisa conhecer os benefícios do treinamento funcional e como é prático faze-lo sem sair de casa. Confira nesse artigo dicas de como fazer o treinamento funcional, gastando pouco ou quase nada.
O treinamento funcional é um método de trabalho ainda mais dinâmico que os treinos convencionais. Ele é caracterizado por unir diferentes capacidades físicas em um único exercício. Fazendo com que o foco do exercicio passe de um grupo muscular isolado para todo o corpo – os movimentos trabalham a força muscular, a flexibilidade, o sistema cardiorrespiratório, a coordenação motora e o equilíbrio.
Para praticar o treinamento funcional, fatores como idade e sexo devem ser levado em consideração. Além disso a prática do treinamento funcional tem muito a ver com o histórico de cada praticante. Pessoas que, ao longo da vida, praticaram diversas modalidades esportivas e atividades físicas, terão mais facilidade em se adaptar melhor a este tipo de treinamento. Devido à complexidade envolvida, esse método não é um dos mais indicados para as pessoas previamente sedentárias. O ideal para este público é se preparar com exercícios mais simples, como a própria musculação, antes de se submeter ao treinamento.
Como fazer o treinamento funcional
Em alguns exercícios, a carga de trabalho é exercida pelo próprio peso do corpo somado ao equilíbrio. No entanto, também pode ser realizado com acessórios e até alguns equipamentos específicos que já existem no mercado. Entre os principais acessórios estão a bola suíça, o cinto de tração, a medicine bol, o bosu, o mini trampolim, a theraband e os cones. Todos esses acessórios são fáceis de serem comprados individualmente. Diversos sites oferecem vídeos com instruções para as aulas o que possibilita que o treinamento funcional seja feito em casa.
Benefícios
O treinamento funcional promove a tonificação muscular e devidos o envolvimento de várias capacidades físicas faz com que o organismo tenha um gasto energético muito maior, o que faz com facilita o emagrecimento, além de trazer grandes contribuições, como a melhora da flexibilidade, a otimização da coordenação motora, o ganho de equilíbrio e o condicionamento cardiorrespiratório. Isso tudo além de motivação e da elevada auto estima. Se for combinado com a dieta funcional, os benefícios são maiores ainda!
Motivos para fazer o treinamento funcional
Além dos diversos benefícios citados acima, o treinamento funcional é uma forma mais barata para entrar em forma e melhorar a saúde. Confira alguns motivos para começar a fazer o treinamento funcional o mais breve possível:
- emagrecimento sem sofrimento: o treinamento funcional fortalece os músculos do abdômen, dos quadris e da região lombar e responde pela estabilização da coluna vertebral. Esse treinamento aciona essa musculatura em todos os exercícios, não só nos abdominais. O resultado é uma barriga definida sem grandes sofrimentos.
- Músculos mais firmes: O treinamento funcional trabalha com pesos livres que são as barras, halteres, bolas, e o peso do corpo, como na flexão de braço e no agachamento, para estimular o ganho de massa muscular.
- Sem gordura: Os exercícios de suspensão e agachamento utilizam vários músculos ao mesmo tempo e quanto maior a mobilização muscular, maior o gasto calórico. Uma sessão de funcional gasta até 1 000 calorias. Para isso basta uma hora três vezes por semana.
- Corpo mais resistente: Depois de aprimorar o condicionamento físico e restabelecer um bom padrão de movimento na atividade física e nas tarefas cotidianas, vêm os benefícios estéticos: músculos trabalhados de forma harmoniosa e muitas calorias queimadas.
- Aulas mais dinâmicas: Se souber usar os acessórios próprios para o funcional, a monotonia passa longe das aulas, porque as possibilidades de exercícios são tantas que dá para fazer um treino sempre diferente do outro e, ainda assim, exercitar o corpo inteiro com eficiência.
Pra quem curte algo mais light pode gostar do artigo sobre a bicicleta eletrica, sugiro a leitura
Sugestões de novos artigos podem ser deixadas nos comentários