Medicamentos

Sulfato Ferroso: efeitos e benefícios pro corpo


O sulfato ferroso é um medicamento usado por muitas pessoas para o aumento de peso, mas nem todos estão cientes dos reais efeitos que ele causa no corpo. O sulfato ferroso não é uma substância prejudicial à saúde, mas usá-lo exclusivamente com o intuito de ganhar peso não é certo, afinal ele não foi criado para isso.

O sulfato ferroso é um composto muito importante para as pessoas que têm anemia, agindo como um combatente dos seus sintomas e contribuindo para que a doença vá embora, entregando ao corpo tudo que ele necessita. Se você quer saber mais sobre ele, e se faz parte dos que devem incluí-lo em sua dieta alimentar, continue lendo a seguir.

Sulfato Ferroso: efeitos e benefícios pro corpo (Foto: Divulgação)

Veja para que serve o sulfato ferroso

O sulfato ferroso é um medicamento de ferro criado especialmente para ajudar a combater a anemia. Muitas vezes algumas pessoas não conseguem obter a quantidade ideal de ferro dos alimentos e por isso precisam optar por algum medicamento, esses medicamentos devem entregar ao corpo a quantidade que ele necessita da substância, para que assim a anemia seja combatida.

O sulfato ferroso serve, portanto, para garantir que o nosso corpo possua ferro o suficiente para exercer todas as atividades necessárias. Mas para que o ferro é necessário? Bom, o ferro atua na hemoglobina e na mioglobina. A primeira é um tipo de proteína que pode ser encontrada nos glóbulos vermelhos e tem como função levar o oxigênio para as células; já a segunda é uma célula muscular responsável por guardar o oxigênio.

Sulfato Ferroso: efeitos e benefícios pro corpo (Foto: Divulgação)

O que acontece com a falta de ferro em nosso organismo?

Caso o organismo não receba a quantidade indicada de ferro todos os dias, ele acaba detectando uma carência desse nutriente. Quando isso acontece e o corpo não possui ferro suficiente para todas as atividades que ele envolve, ocorre a diminuição da produção e tamanho das hemoglobinas e miobloginas. Isso gera a anemia ferropriva.

A anemia ferropriva, além de ser causada pela falta de ferro no organismo, também pode ser causada pela perda de sangue com regularidade ou pela diminuição da absorção do ferro nos alimentos. A diminuição da absorção pode ser causada por diversas doenças do intestino.

Sulfato Ferroso: efeitos e benefícios pro corpo (Foto: Divulgação)

Quais os sintomas da anemia ferropriva?

A anemia ferropriva possui alguns sintomas que devem ser destacados. Caso você possua algum desses sintomas ou os detecte em alguma etapa de sua vida, não hesite em ir ao médico para iniciar o uso de sulfato ferroso.

Os principais sintomas incluem: fadiga crônica, desânimo, falta de apetite, tonturas, desmaios, diminuição do desejo sexual, taquicardia, entre outros.

Sulfato Ferroso: efeitos e benefícios pro corpo (Foto: Divulgação)

Quais são os efeitos colaterais do sulfato ferroso?

Ainda que muito benéfico para o corpo, o sulfato ferroso também possui alguns efeitos colaterais que podem acabar surgindo se for ingerido em grandes quantidades. Por isso é essencial que você só consuma esse medicamento seguindo a prescrição médica.

Gostaram das informações? para quem quer emagrecer, sugiro ler nosso artigo sobre o super slim ou a quitosana

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *