Fitness

Segredos de como manter seu corpo saudável




Nossa rotina diária de excesso de trabalho leva constantemente a um período de ingestão inadequada, menos exercício e pouco descanso. Tais hábitos acabam nos levando cada vez mais longe de ter um corpo saudável e de melhorar nossa qualidade de vida.

 

corpo saudavel

Leia Tambem – conheça os melhores cursos de nutrição online 

Por que manter o corpo saudável?

 

Afinal de contas, não faz sentido ser bastante rentável no trabalho às custas da saúde. Mais cedo ou mais tarde, aqueles que optarem por levar uma vida sedentária sofrerão de sinais como dores nas costas, enxaquecas, má administração intestinal, mau humor, sonolência (mesmo que durmam bem) ou falta de ar. Sem mencionar aqueles quilos extras, celulite e flacidez que o incomodam quando se olha no espelho.

É por isso que é tão essencial mudar seus hábitos de vida para garantir melhor saúde e conforto. Aqueles que conseguem este comportamento mais saudável começam a notar que dormem melhor, têm mais produtividade no trabalho e até melhoram seu humor e auto-estima.

A busca por este equilíbrio é constante e, para ajudar nesta tarefa, listamos alguns segredos para ajudá-lo a manter seu corpo e mente saudáveis para que você possa viver de forma leve e prazerosa.

 

Beber A Quantidade ideal de Água

Antes de falar de alimentos, uma dica muito importante: beber água. Pelo menos 2 litros de água por dia, e não a substitua por sucos ou refrigerantes. Ficar hidratado é importante para cada uma das funções simples do corpo.

Sim, sua mãe estava certa! A água potável é possivelmente um dos hábitos mais simples e eficazes para aqueles que procuram manter um corpo humano saudável. Além de manter o corpo humano hidratado, a água tem uma série de benefícios, incluindo

 

– Otimizando a digestão

– Ajuda a perder peso ou ganhar massa magra

– Faz com que você esqueça as coisas com muito menos frequência

– Aumenta seu desempenho no trabalho

– Faz você descansar melhor

A água potável é realmente essencial, afinal, a falta dela pode levar a sérios problemas de saúde (pedras nos rins, envelhecimento prematuro da pele, mau hálito, dores de cabeça, ganho de peso fácil e desempenho reduzido no escritório).

 

Comer bem

Seu corpo também requer nutrientes e energia para continuar funcionando. Uma dieta equilibrada é rica em cereais, vegetais e verduras, que fornecem vitaminas e minerais que são bons para nosso corpo, além de permitir combinações deliciosas. Um prato brasileiro com arroz, feijão, salada rica e carne magra já é uma escolha incrível.

Ter uma boa ingestão alimentar é necessária para a saúde e a paz de todo ser humano. Além de fornecer toda a energia que o corpo humano necessita para fazer as outras ocupações ao longo do dia. Veja os resultados positivos de uma nutrição adequada:

  1. Aumento da disposição
  2. Melhora do humor
  3. Prevenção de doenças;
  4. Fortalecimento dos ossos;
  5. Regularização do organismo
  6. Ajudando a manter o peso.

O ideal é consumir fibras, cereais, proteínas e vitaminas diariamente. Estes alimentos têm o potencial de retardar o envelhecimento, mantendo seu corpo mais saudável.

Alimentos ultra-processados, tais como biscoitos recheados, alimentos enlatados e macarrão instantâneo, geralmente contêm aditivos químicos e muito sódio e açúcar, que, se consumidos em excesso, têm o potencial de causar ganho de peso e doenças como o câncer. O ideal é evitá-los o máximo possível.

Comer também é um momento de prazer, especialmente refeições com a família e amigos. Portanto, não é bom se a dieta se tornar uma obsessão que o impeça de apreciar o sabor e o tempero de cada alimento. Lembre-se: a qualidade de vida também inclui a paz emocional.

 

saudavel

 

Pratique Atividades Físicas

Ter um corpo humano saudável está diretamente relacionado ao exercício físico regular. Entretanto, seja por preguiça ou por falta de tempo, a verdade é que a população cria facilmente justificativas para não exercer. Tanto que a inação física prejudica 47% da população brasileira, de acordo com dados da OMS. Em outras palavras, quase a metade dos brasileiros não faz exercício algum!

E ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o exercício não é apenas para aqueles que querem perder peso. Preservar um corpo saudável, melhorar a forma física, ter mais força de vontade, fortalecer o sistema imunológico e estimular a liberação de endorfina (o hormônio responsável pela sensação de prazer) são boas causas para começar a se exercitar hoje.

Se você quer ter um corpo humano saudável e viver mais tempo, você deve se exercitar! Apenas 10 minutos de atividade já fazem a diferença. Experimente dançar em sua sala, participar de aulas de ioga ou ir ao parque. No final do dia, procure possibilidades agradáveis de exercício, sempre com orientação profissional para evitar lesões.

 

Tenha uma boa noite de sono

É mais do que essencial ter uma boa noite de descanso, é importante. Uma análise da Academia Americana do Sono mostrou que ter uma boa noite de descanso é um dos segredos da longevidade. Dos 2.800 concorrentes na pesquisa, 46% que disseram estar insatisfeitos com sua saúde também tinham má qualidade de sono.

Outra pesquisa da Associated Professional Sleep Societies confirma que os portadores de insônia crônica têm três vezes mais probabilidade de morrer do que os que não sofrem de insônia. De acordo com os pesquisadores, o ideal é conseguir pelo menos 7,5 horas de descanso por dia.

 

corpo saudavel

Conclusão

Cuide de sua saúde física e não se esqueça de sua saúde psicológica. Por mais exaustiva que seja a rotina diária, é essencial ter a força de vontade para fazer boas escolhas todos os dias. E mesmo que você consiga manter um estilo de vida saudável, não se esqueça de fazer seus testes preventivos todos os anos e consultar especialistas.

Você gostou deste post e tem alguma pergunta? Deixe nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.