Afinal de contas, a Pilula anticoncepcional engorda ou é apenas mito? Veja tudo aqui e fique por dentro da verdade
O uso das pílulas anticoncepcionais está cada vez mais comum entre as mulheres de todas as idades, afinal esse medicamento não serve apenas para evitar a gravidez, mas também para aliviar os sintomas da TPM. Muitas mulheres até usam a pílula tendo como principal objetivo aliviar as cólicas e dores de cabeça, além do mal estar, para que assim possam levar uma vida o mais normal possível.
Entretanto, assim como traz benefícios, o uso das pílulas também traz alguns efeitos colaterais. Será que o aumento do peso é um desses efeitos? Isso você poderá descobrir a seguir.
Conheça os tipos de pílulas anticoncepcionais
Existem alguns tipos de pílulas que devem ser levados em conta. A pílula combinada é aquela que possui duas ou mais substâncias, como progesterona e estrogênio, e tem como objetivo reduzir o fluxo menstrual e as cólicas.
Há também as pílulas simples, que são aquelas cuja fórmula possui apenas uma substância e que geralmente é derivada da progesterona. Esse tipo de pílula possui menos efeitos colaterais. Ambos os dois tipos de pílulas possuem até 99% de eficácia quando são usadas corretamente.
Pílula anticoncepcional engorda?
O fato de que o anticoncepcional engorda não é alto totalmente verdadeiro. Os compostos presentes nas pílulas não alteram diretamente os quilos do indivíduo, mas podem acabar causando alguns efeitos colaterais que acabam gerando o aumento do peso. Por exemplo, as pílulas tendem a aumentar a retenção de líquido. Quando isso acontece, o corpo, principalmente a região da barriga, fica inchado gerando uma imagem de aumento de peso.
O aumento da retenção de líquido sempre irá depender do tipo de pílula usada, da sua composição e da quantidade hormonal. Algumas mulheres possuem pouca retenção de líquido, enquanto outras possuem demais e aí acabam achando que estão comendo mais por causa da pílula, mas na verdade só há mais acúmulo de líquido no corpo.
Como evitar o acúmulo de líquido
O acúmulo de líquido no corpo pode ser evitado ou até mesmo eliminado, se você adotar alguns métodos e práticas. Quando você estiver em repouso, por exemplo, eleve suas pernas. Isso deve ser repetido algumas vezes durante o dia. Outra dica importante é não ficar na mesma posição por muito tempo, sempre se movimente.
Você também deve evitar ficar muito tempo em locais com temperaturas elevadas. O consumo de água deve continuar, pois isso manterá o seu corpo hidratado. A retenção de líquido também pode ser gerada pelo alto consumo de sódio, ou seja, açúcar. Por isso evite alimentos industrializados o máximo possível. Sempre pratique atividades físicas.
Qual anticoncepcional usar?
Especialistas indicam que se você deseja sofrer com menos efeitos colaterais, é indicado usar pílulas cujas fórmulas possuam pouco estrogênio e progesterona. Entretanto, ainda assim o acúmulo de líquido pode ocorrer.
Adotando as dicas acima você pode diminuir essa retenção e continuar usando sua pílula anticoncepcional sem nenhum problema. Mais dicas você encontrará indo ao seu médico. Nunca se medique sozinho, somente um profissional pode lhe indicar a pílula certa para seu corpo.
Para quem está com mais idade, recomendamos ler nosso artigo sobre os sintomas da menopausa.
Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentarios