Saiba tudo sobre o microagulhamento e porque esse procedimento estético virou tendência nas clínicas estéticas do Brasil
O microagulhamento é um tratamento estético que tem como objetivo eliminar cicatrizes de acne, esconder manchas, outras cicatrizes, linhas ou rugas de expressão da pele, por meio de uma estimulação natural realizada com micro-agulhas que penetram na derme contribuindo na formação de novas fibras de colágeno, que dão sustentação a pele.
Esse tratamento pode ser feito de duas formas, utilizando um aparelho automático chamado DermaPen ou um aparelho manual chamado Dermaroller.
Este tratamento pode provocar alguma dor ou desconforto, quando são utilizados agulhas com mais de 0.5 mm e por esse motivo, nesse caso pode ser recomendado utilizar uma pomada anestésica antes de começar o procedimento. Contudo, agulhas menores não necessitam desse passo.
Como fazer o microagulhamento em casa?
Para fazer o microagulhamento em casa deve-se utilizar um equipamento com agulhas de 0,3 ou 0,5 mm. As etapas a seguir, são:
- Lavar a pele adequadamente;
- Aplica a pomada anestésica e deixar agir por 30-40 minutos, caso tenha pele muito sensível;
- Tirar completamente o anestésico da pele;
- Passar o rolo em toda face. No rosto, pode iniciar pela testa, depois no queixo e por último, por ser mais sensível, passar nas bochechas e na região perto dos olhos;
- Depois de passar o roller em toda face, deve-se limpar o rosto novamente, com algodão e soro fisiológico;
- Depois deve-se aplicar o creme ou sérum mais apropriado à sua necessidade.
É comum a pele ficar avermelhada ao utilizar o roller, mas ao lavar o rosto com água fria ou água termal, e aplicar a loção cicatrizante rica em vitamina A, a pele fica menos irritada.
Ao longo do tratamento é essencial utilizar filtro solar todos os dias para não manchar a pele e sempre deixar a pele limpa e hidratada. Nas primeiras 24 horas depois do microagulhamento não é indicado utilizar maquiagem.
Para que serve o Microagulhamento?
O tratamento estético com Dermaroller, que estimula a produção natural de colágeno e pode ser recomendado para:
- Remover completamente as cicatrizes provocadas pela acne ou por pequenas feridas;
- Reduzir os poros dilatados da face;
- Combater as rugas e causar o rejuvenescimento da pele;
- Esconder rugas e as linhas de expressão, especialmente aquelas em redor dos olhos, na glabela e sulco nasogeniano;
- Clarear manchas na pele;
- Remover estrias.
Ademais, o dermatologista também pode recomendar o dermaroller para auxiliar no tratamento da alopecia, uma doença que se identificar pela rápida e repentina perda de cabeços do couro cabeludo ou de outra área do corpo.
Como funciona o microagulhamento?
As agulhas penetram na pele provocando micro ferimentos e vermelhidão, estimulando naturalmente a regeneração da pele, com a produção de colágeno.
O mais recomendado é começar o tratamento com agulhas menores, com cerca de 0,3 mm, e se preciso, poderá ampliar o tamanho da agulha para 0,3 mm, principalmente quando o tratamento é feito no rosto.
Se quer eliminar estrias vermelhas, cicatrizes antigas ou cicatrizes de acne bastante profundas, o tratamento deve ser realizado por um profissional que deverá utilizar uma agulha maior com 1,2 ou 3mm. Com agulha acima de 0,5 mm o tratamento pode ser realizado pelo fisioterapeuta e pelo esteticista, mas com agulhas de 3 mm o tratamento só pode ser realizado pelo dermatologista.
Quando não devo fazer o tratamento com Dermaroller
O microagulhamento é contraindicado nos seguintes casos:
- Acne muito ativa com espinhas e cravos presentes;
- Se estiver fazendo radioterapia ou quimioterapia;
- Se estiver ingerindo remédios anticoagulantes como aspirina ou heparina;
- Se possuir histórico de alergias a pomadas anestésicas;
- Infecção por herpes labial;
- Em caso de Diabetes mellitus não controlada;
- Se tem alguma doença autoimune;
- Câncer de pele.