Alimentação

Manga Engorda? Saiba aqui!




Gosta muito de comer manga? Confira se a manga engorda de verdade e como aproveitar seus benefícios

É comum que grande parte dos alimentos sejam alvos de dúvidas sobre sua contribuição no ganho ou na perda de peso. Em um mundo onde certos alimentos são os vilões da dieta e, logo em seguida se tornam os mocinhos, é normal que você se sinta totalmente perdido quando se trata de escolher como se alimentar de forma saudável.

O alimento que vamos desmistificar hoje é a manga. Será que ela é capaz de engordar? Você vai aprender um pouco mais sobre a fruta e quais as suas ações em nosso organismo, além de entender como incluí-la em sua alimentação sem que ela mude os números da balança.

Manga EngordaManga – Conheça suas propriedades

Mesmo que muita gente ache que a manga é um alimento rico em lipídios, encontramos menos de um grama de gordura em uma fruta de aproximadamente 100 gramas. Ou seja, o sabor adocicado da manga se dá exclusivamente pelo seu teor de carboidratos, que chega aos 15 gramas por porção de 100 gramas da fruta.

No caso das proteínas, elas são quase nulas, assim como as gorduras. Estima-se que a manga tenha um alto teor de vitaminas, principalmente a vitamina C e a vitamina A, além de ser uma ótima fonte de ferro, fibra, antioxidantes e magnésio.

Se tratando de índice glicêmico, a manga é considerada um alimento de categoria média, pois seu IG fica em torno de 50. Ou seja, mesmo que seja uma fruta rica em carboidratos, ela não altera os níveis de glicemia no sangue significativamente.

Mas então, comer manga engorda?

Uma manga pequena, com cerca de 100 gramas, possui aproximadamente 55 kcal. Esse é um número consideravelmente baixo e que não proporcionará mudanças de peso repentinas, a menos que a fruta seja consumida exageradamente.

A fruta deve ser consumida in natura sempre que possível pois, os sucos e bebidas da fruta normalmente possuem alto teor de açúcar. Quando for consumir o suco natural, prefira não adoçá-lo para não ter excesso de calorias.

Manga EngordaComo consumir a manga de maneira equilibrada?

A manga, quando consumida sem exageros, não vai influenciar em seu peso. Mantenha o hábito de se alimentar bem, com alimentos naturais e seu corpo irá responder de maneira positiva. A quantidade indicada para o consumo da fruta é de cerca de 100 gramas ao dia e, de preferência, no turno da manhã, pois é o horário em que precisamos de mais carboidratos para que tenhamos energia suficiente para a correria do dia a dia.

Há quem diga que consumir alimentos fonte de carboidratos depois das 18 horas é proibido, mas isso não passa de um boato. Independente do horário em que você consumir a manga, ela irá te proporcionar os mesmos benefícios e, quando sua alimentação é equilibrada, não vai alterar seu peso. Nosso corpo não possui a capacidade de diferenciar o dia da noite, portanto, alimentos consumidos durante a noite não te farão engordar.

Posso consumir a fruta todos os dias?

É claro que pode! Além de ser muito saborosa, a manga é altamente nutritiva e traz muitos benefícios para a nossa saúde. Inclua a fruta em sua dieta e esteja livre para consumi-la todos os dias se desejar. Apenas lembre-se de não exagerar e consumir as quantidades recomendadas.

manga engordaConheça alguns dos benefícios da manga

Com o consumo regular da manga, você estará consumindo uma grande quantidade de antioxidantes e fibras, que ajudarão no controle da pressão sanguínea, melhoram o funcionamento arterial e também atuam na proteção das células.

A fruta ainda possui ação laxativa e fotoprotetora, que auxilia na melhora da prisão de ventre e mantém a pele saudável e protegida do sol, respectivamente. Outro grande benefício da fruta é a sua propriedade imunoestimulante, que promove o fortalecimento do sistema imunológico.

Gostaram das informações?

Para quem sofre com o mau halito sugiro ler nosso artigo livre da halitose, recomendo a leitura.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.